Coluna Minas Gerais

Intercâmbio quer impulsionar formalização das queijarias do Vale do Suaçuí

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Sistema Faemg Senar leva produtores para trocar experiências e conhecer propriedades em regiões referência na produção de queijos artesanais regularizados

O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sebrae Minas, realiza, entre os dias 21 e 24 de julho de 2025, a missão técnica “Nas Trilhas do Queijo Artesanal”. A iniciativa levará produtores e técnicos do Vale do Suaçuí às cidades mineiras de Itamonte e Alagoa, reconhecidas pela excelência na produção de queijos artesanais regularizados. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências, fortalecer a cadeia produtiva e fomentar a regularização das agroindústrias familiares da região.

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com 9,42 bilhões de litros em 2023 — cerca de 26,6% da produção nacional, segundo o IBGE. No estado, há aproximadamente 11,4 mil agroindústrias familiares de leite, das quais 7,3 mil produzem queijos artesanais, conforme dados da Emater. Apesar da relevância do setor, a formalização das queijarias ainda é um desafio, especialmente em regiões como o Vale do Suaçuí.

“A missão técnica surgiu como resposta a esse cenário. O queijo artesanal da região já é reconhecido oficialmente, mas ainda necessita de regulamentação sanitária, o que dificulta o acesso ao mercado formal. Por isso, a proposta desta missão é capacitar os produtores por meio de visitas práticas a propriedades que são referência em gestão, produção e regularização”, explica Paula Lobato, analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar.


Programação

Durante a missão, 15 produtores do Vale do Suaçuí, acompanhados de técnicos e equipe de apoio, visitarão cinco queijarias nos municípios de Itamonte e Alagoa. A atividade incluirá seminário técnico, oficinas de degustação comentada e rodas de conversa entre produtores, fiscais, sindicatos e instituições parceiras, como a Associação de Produtores de Queijo Artesanal da Mantiqueira (APROMAN).

“Além de estimular o aprimoramento das práticas produtivas e de gestão, o intercâmbio visa inspirar os participantes com histórias de sucesso de produtores que já passaram pelos processos de regulamentação e valorização dos seus produtos”, acrescenta Paula.

A missão contará ainda com a participação do Consórcio Intermunicipal de Inspeção Sanitária, reforçando a importância da padronização e qualificação da fiscalização agroindustrial.

Leia Também:  Bianca Andrade volta de intercâmbio e aposta em novo visual: ‘Muito Bia’

Entre os resultados esperados estão:

  • Fortalecimento técnico e motivacional dos produtores;

  • Adoção de práticas mais sustentáveis;

  • Estreitamento de parcerias institucionais;

  • Aumento do interesse pela regularização ambiental e sanitária.

“A partir do levantamento que será feito ao longo da atividade, vamos propor um plano de ação, com o apoio do Sebrae, para fortalecer a marca do queijo artesanal do Suaçuí”, afirma Paula.


Regulamentação

Neste mês de julho, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) abriu consulta pública sobre a proposta de regulamentação técnica do Queijo Artesanal do Vale do Suaçuí, produto tradicional da microrregião, reconhecida por suas práticas peculiares de produção.

O regulamento define as especificações de identidade e qualidade, incluindo critérios sobre:

  • Matéria-prima

  • Modo de preparo

  • Condições de higiene

  • Maturação e conservação

Essas diretrizes garantem segurança alimentar ao consumidor e valorização cultural do produto.

A consulta pública está aberta até 27 de julho e permite que produtores, especialistas, representantes do setor e cidadãos interessados enviem sugestões e colaborem com a construção dessa nova legislação estadual.

Leia Também:  "Jovens Embaixadores" seleciona duas estudantes da rede pública estadual para intercâmbio nos Estados Unidos

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar

Publicados

em

Foto: Reprodução / Marcos Delamore

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar
Os marianenses e ouro-pretanos devem voltar a ouvir os tradicionais sons dos apitos e das buzinas do Trem do Vale a partir de 2027, data prevista para a reativação do trecho entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. A informação foi confirmada pelo prefeito de Mariana, Juliano Duarte, nesta segunda-feira (8), durante as celebrações de 280 anos da Arquidiocese de Mariana. Desde 2020, em função da pandemia, as viagens foram suspensas. Nesse hiato, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e as administrações municipais buscam a salvaguarda do bem patrimonial que remonta ao período imperial. (O Liberal  – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/mariana/trem-entre-ouro-preto-e-mariana-pode-voltar-a-funcionar-em-2027/

Prefeitura vai patrocinar Democrata
O prefeito Coronel Sandro sancionou, nesta quarta-feira (10), a lei que autoriza ao Poder Executivo a patrocinar as equipes masculina, feminina e categorias de base do Esporte Clube Democrata. Segundo a legislação, o patrocínio ocorrerá desde que haja dotação orçamentária disponível. Além disso, o texto dispõe como condição para a concessão do patrocínio a disponibilização pelo Democrata de espaço adequado em suas instalações para a execução de projetos sociais, esportivos, educativos ou comunitários desenvolvidos por entidades. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/lei-que-autoriza-prefeitura-patrocinar-democrata-e-sancionada/

Leia Também:  Novas pesquisas vão impulsionar a agricultura e a pecuária mineira em 2022

Pouso Alegre terá reconhecimento facial
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, estabeleceu uma Parceria Público-Privada com a Polícia Militar de Minas Gerais e a empresa Energy Sistem do Brasil para a implementação do Sistema Argos, uma tecnologia de reconhecimento facial voltada ao fortalecimento da segurança pública no município. A Polícia Militar de Minas Gerais contribuiu com o banco de dados criminal, enquanto a empresa Energy Sistem foi responsável pela interface tecnológica. Já o Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) garantiu a operacionalização do sistema e dos equipamentos instalados. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/3115/implantacao-do-sistema-de-reconhecimento-facial-em-pouso-alegre

Conecta Samu 5.0 reúne gestores
O Conecta Samu 5.0, 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, teve início na quarta-feira (10), no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, reunindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e profissionais da saúde de toda a macrorregião. Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do Consurge, que definiu os representantes que irão compor a equipe do novo serviço aeromédico. Previsto para iniciar no próximo ano, o serviço ampliará significativamente a capacidade de atendimento. (Portal Silmara Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/conecta-samu-5-0-reune-gestores-e-profissionais-para-fortalecer-a-rede-regional-de-urgencia-e-emergencia/

Leia Também:  OAB&MG: Chalfun é o primeiro presidente eleito nas seccionais e vence com a maior votação da história em Minas

Pesquisa aponta disputa aberta em Minas
A nova pesquisa Real Time Big Data mostra que a gestão do governador Romeu Zema segue bem avaliada pelos mineiros, mas essa popularidade ainda não se converte em força eleitoral para seu possível candidato à sucessão em 2026. O levantamento, realizado entre 11 e 13 de agosto com 1.500 entrevistados em todo o estado, revela que o cenário para o governo de Minas permanece aberto e marcado pela vantagem do senador Cleitinho. Segundo a pesquisa, 64% dos mineiros aprovam o governo Zema, enquanto 32% desaprovam. (Jornal da Manhã – Uberaba) https://www.jmonline.com.br/politica/pesquisa-aponta-disputa-aberta-no-cenario-eleitoral-de-minas-para-2026-1.572931

Alunos do Sesi brilham em feira
Os corredores da 2ª Feira Internacional de Iniciação Científica 2025, realizada na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador (BA), ganharam um brilho especial nesta quinta-feira (11/12) com a presença dos estudantes da Escola SESI Professora Quita Guimarães, de Montes Claros. Representando o Norte de Minas com protagonismo e criatividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Lara Mariany Silva Ramos foram selecionados entre 150 equipes de todo o país para apresentar o projeto “Avaliação da Eficiência da Moringa oleifera na Remoção de Turbidez e Microrganismos da Água”. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/alunos-do-sesi-montes-claros-apresentam-projeto-inovador-de-tratamento-de-agua-com-semente-de-moringa-oleifera-na-fenic-2025/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA