Coluna Minas Gerais

Varginha vai receber data center

Publicados

em

Foto: Dirceu Aurélio/ImprensaMG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Varginha vai receber data center
O Governo de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e a agência Invest Minas, anunciou nesta quarta-feira (06/08) um investimento estratégico de R$ 23 milhões da empresa mineira Sourei em um data center na cidade de Varginha. O aporte, destinado a impulsionar o setor de tecnologia na região, prevê a criação de 30 novos empregos diretos.  A operação do data center será focada no processamento e armazenamento de dados, além de serviços de telecomunicações, atendendo a demandas públicas e privadas por meio de um modelo modularizado. (Varginha On Line)
https://www.varginhaonline.com.br/214171/governo-de-minas-anuncia-investimento-de-rs-23-milhoes-em-empresa-de-data-center-em-varginha.html

Rota Bahia-Minas vira trilha de aventura
A Ferrovia Bahia-Minas, imortalizada na canção “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, foi uma importante linha ferroviária que conectava os estados da Bahia e Minas Gerais, no Brasil. Ela foi inaugurada em 25 de janeiro de 1881, no período imperial, cerca de oito anos antes de dom Pedro II deixar o trono e o Brasil. Contudo, sua história durou pouco mais de oito décadas. Agora o trajeto foi retomado, mas por um projeto de cicloturismo pelo circuito por leito de ferrovia abandonada, que passa por túneis e cachoeiras. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/rota-bahia-minas-dos-trilhos-da-historia-para-as-trilhas-de-aventura

Moto Festival começa em Poços
O Poços Moto Festival 2025 acontece de sexta-feira a domingo (8 a 10) no entorno do estacionamento do Estádio Ronaldão, na zona oeste. Na programação, além dos encontros de motoclubes, haverá shows de rock, gastronomia, cervejas artesanais e expositores do mundo do motociclismo. Entre as atrações da programação musical, Banda Cuidado – Rock Barão, Rock Outubro, Banda Pé na Estrada e John Charge, entre outros. (Poços Já)
https://pocosja.com.br/geral/2025/08/05/pocos-moto-festival-tera-shows-e-acao-solidaria-para-a-apae/

Leia Também:  Brasília se Prepara para Receber o Maior Festival Católico do Brasil em 2024

BH faz a 34ª Edição da Expocachaça
Belo Horizonte será palco, entre os dias 7 e 9 de agosto, da 34ª edição da Expocachaça, a maior vitrine mundial da cachaça de alambique. O evento acontece no CenterMinas Expo, na região Nordeste da capital mineira, e promete movimentar o setor com mais de 250 expositores de 18 estados brasileiros, reunindo mais de 2 mil marcas em três pavilhões. A Expocachaça 2025 une feira de negócios e festival cultural, com foco em fomentar a cadeia produtiva da cachaça e destacar a identidade brasileira. Desde sua criação, em 1998, o evento já movimentou cerca de R$ 500 milhões em negócios e atraiu mais de 2,3 milhões de visitantes. (Por Dentro de Minas – Belo Horizonte)
https://pordentrodeminas.com.br/variedades/eventos/2025/08/

Valadares é destaque no PNAE
O município de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), recebeu na terça-feira, 5, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte, uma homenagem por apresentar um dos maiores índices de execução na compra de alimentos de agricultores familiares para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). (Jornal da Cidade)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/cidade/valadares-e-destaque-em-minas-gerais-na-execucao-do-pnae/

Leia Também:  Médico de Bolsonaro chega na Flórida após ex-presidente receber alta

Téo Fila Zero avança
No último sábado, 2 de agosto, foram realizados vários atendimentos no Instituto de Olhos, em Teófilo Otoni, onde diversos procedimentos oftalmológicos estão sendo realiza dos através do Programa Téo Fila Zero, uma iniciativa permanente da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, que tem transformado a vida da população. Com o compromisso de reduzir as filas e garantir o acesso digno à saúde da população, o programa segue avançando, levando mais qualidade devida e cuidado aos teofilotonenses. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=30750

Caeté reabre museu regional
O Museu Regional de Caeté vai reabrir suas portas à visitação pública, neste sábado, 9 de agosto, às 16h, após a conclusão das obras de revitalização do telhado e do sistema elétrico, o que marca um novo capítulo na história do museu. Localizado à rua Israel Pinheiro, 176, no centro de Caeté, o museu é um espaço que guarda histórias, tradições e artefatos que contam a trajetória da cidade e de sua gente. A reabertura simboliza não apenas a recuperação de sua estrutura física, mas também a valorização do patrimônio cultural como um legado para as futuras gerações. (Jornal Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/museu-regional-reabre-as-portas-neste-sabado/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa

Publicados

em

AMM | Divulgação

AMM aciona Tribunal de Contas e divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
Entidade busca segurança jurídica para mais de 600 municípios mineiros atendidos pela companhia

A Associação Mineira de Municípios (AMM) protocolou, nesta semana, uma consulta formal ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para obter orientação oficial sobre os impactos da possível privatização da Copasa nos contratos de saneamento firmados com os municípios mineiros.

A iniciativa ocorre em um cenário que envolve mais de 600 municípios que possuem contratos de programa ou de concessão assinados com a companhia, muitos deles celebrados antes do novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020). Com a possível mudança no controle acionário da empresa, a AMM busca esclarecimentos técnicos e jurídicos para orientar gestores municipais diante das exigências previstas no artigo 14 da legislação, que trata da adaptação ou substituição dos contratos após privatização.

Entre os principais pontos questionados ao Tribunal de Contas estão:

  • Se o município tem autonomia para decidir pela continuidade ou não do contrato após a privatização da Copasa;

  • Se existe obrigatoriedade legal de manter o contrato caso a empresa privatizada apresente proposta de adaptação;

  • Quais procedimentos devem ser adotados caso o município opte pelo encerramento do contrato;

  • Se a simples não anuência municipal extingue automaticamente o contrato ou se é necessário processo administrativo formal.

Leia Também:  Região de Uberaba ganha radar meteorológico

A AMM destaca que o posicionamento do TCE-MG é fundamental para garantir segurança jurídica aos gestores, evitando riscos de responsabilização e reforçando a autonomia municipal na gestão do saneamento, prevista na Constituição e já reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.

Além da consulta ao Tribunal, a AMM organiza um encontro com prefeitos dos municípios atendidos pela Copasa, com o objetivo de discutir, de forma técnica e conjunta, os impactos políticos, econômicos e administrativos da possível privatização. A proposta é construir soluções coletivas que assegurem o interesse dos municípios e da população mineira.

Nos últimos meses, a entidade participou de reuniões com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite, além de parlamentares, prefeitos, representantes de agências reguladoras e o presidente da Copasa, Fernando Passalio, aprofundando o debate sobre os efeitos da privatização.

A AMM reforça que seguirá cumprindo seu papel de defesa institucional dos municípios, promovendo diálogo qualificado e fornecendo todas as informações necessárias para garantir respaldo técnico e jurídico aos gestores durante o processo.

A entidade continuará acompanhando o tema e manterá os prefeitos informados assim que houver posicionamento oficial do TCE-MG.

Leia Também:  Imersão Indústria 2025: maior evento do setor produtivo mineiro acontece em abril com foco em networking e negócios

Belo Horizonte, 03 de dezembro de 2025
Associação Mineira de Municípios – AMM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA