Coluna Minas Gerais

Vestibular Uemg tem recorde de inscritos

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Foto: Divulgação UEMG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Uemg tem recorde de inscritos no Vestibular
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) atingiu um marco histórico no vestibular para cursos de graduação presenciais. Com o encerramento das inscrições em 11 de dezembro, foram contabilizados 48.856 candidatos, dos quais 43.883 tiveram suas inscrições homologadas, consolidando o processo seletivo como um dos maiores do estado. O elevado número de inscritos reflete o interesse crescente da população mineira pelas oportunidades oferecidas pela instituição. Entre os cursos mais procurados, destaca-se Medicina em Passos, que recebeu mais de 11 mil inscrições homologadas. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/noticias/culturaelazer/educacao/2025/12/25/uemg-registra-recorde-de-inscritos-no-vestibular-2026-para-cursos-presenciais/

Cidades destaques no ranking do emprego
O ano de 2025 terminará com saldo positivo de postos de trabalho para dez grandes municípios de Minas Gerais. Eles foram os maiores geradores de emprego no Estado neste ano. O destaque vai para Pouso Alegre, que aparece na sexta posição do ranking, com mais de 3 mil empregos criados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) até outubro. A capital Belo Horizonte teve bom desempenho, com mais de 25 mil carteiras assinadas. Outras cidades com forte economia, como Contagem, Juiz de Fora, Betim e Uberlândia, também ficaram com saldo positivo de empregos gerados. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/cidades-mg-postos-trabalho/

Leia Também:  Zona da Mata terá nova ZPE

Viçosa aprova tarifa zero
A Câmara de Viçosa aprovou de forma definitiva o Projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a conceder subsídio ao sistema de transporte público coletivo de passageiros por ônibus e a instituir a tarifa zero aos domingos ao longo do ano de 2026. O projeto autoriza a concessão de subsídio no valor total de R$ 3.857.554,00, a ser repassado à concessionária do transporte coletivo entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2026, condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira do Município. O montante será pago em 12 parcelas mensais iguais, com o objetivo de reduzir o valor da tarifa cobrada dos usuários e incentivar a utilização do transporte público. (Folha da Mata)
https://folhadamata.com.br/camara-de-vicosa-aprova-a-tarifa-zero-de-onibus-aos-domingos

Uberaba é a quinta em carros elétricos
Uberaba se destaca ao ocupar a 5ª maior frota de veículos elétricos do Estado de Minas Gerais, mas ainda enfrenta um desafio importante: a infraestrutura de recarga não cresce no mesmo ritmo. Enquanto o município já soma 683 carros elétricos em circulação, aparece apenas na 7ª colocação em número de eletropostos, com 35 pontos disponíveis. Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o crescimento da frota em Uberaba tem sido acelerado nos últimos anos. Em 2022, eram 70 veículos elétricos registrados. (Jornal da Manhã)
https://jmonline.com.br/cidade/uberaba-e-a-5-cidade-em-volume-de-carros-eletricos-em-minas-gerais-1.577542

Leia Também:  3ª Vice-Presidência do TJMG apresenta projetos inscritos no Prêmio Innovare 2023

Timóteo regulamenta licenciamento
A Câmara Municipal de Timóteo aprovou, em primeira votação, o Projeto de Lei Complementar 020, que acrescenta dispositivos ao Código Tributário Municipal, relacionados a serviços e fiscalização do meio ambiente.  Conforme o PLC, em decorrência da habilitação junto ao Conselho Estadual de Política Ambiental, o município de Timóteo assumiu os serviços ambientais de licenciamento, autorização, certificação e fiscalização e, consequentemente, poderá cobrar as taxas relativas a estes serviços. (Portal Mais Vip)
https://maisvip.com.br/noticias/2025/12/projeto-que-regulamenta-taxas-de-licenciamento-ambiental-em-timoteo-e-aprovado/

“Calcinha” iluminada vira decoração
Uma decoração de Natal na avenida Getúlio Vargas, em Monte Belo, no sul de Minas Gerais, está gerando reações distintas entre moradores e nas redes sociais. A estrutura iluminada tem o formato que lembra uma peça íntima feminina, uma calcinha. Sua instalação foi para celebrar a principal atividade econômica do município, reconhecido oficialmente como Polo de Produção de Moda Íntima. A iniciativa partiu de entidades do setor, que defendem o símbolo como uma representação da identidade local. Em nota conjunta, a Associação Comercial e Industrial de Monte Belo e a Feira da Moda Íntima de Monte Belo explicaram que o enfeite vai além da celebração natalina. (Poços Já) 
https://pocosja.com.br/geral/2025/12/24/no-sul-de-minas-decoracao-de-natal-tem-calcinha-gigante/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Com apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações

Publicados

em

A cafeicultora Raquel Puliti tem quase três anos de parceria com o agroBR:

“Tive a felicidade de ser selecionada para participar de um evento em Dubai”

FAEMG SENAR | Divulgação

O agro de Minas responde por quase 44% de tudo o que Minas Gerais exporta, segundo dados divulgados no Balanço Agropecuário 2025 do Sistema Faemg Senar. Uma realidade que se reflete por meio de programas como o agroBR, que tem como objetivo promover ações de capacitação para que pequenos e médios empreendedores rurais fortaleçam sua atuação no comércio exterior.

A iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a ApexBrasil, é desenvolvida em Minas pelo Sistema Faemg Senar. Somente em 2025, 151 produtores rurais mineiros foram atendidos e enviaram ao mercado internacional mais de dez tipos diferentes de produtos. Entre eles estão cafés, cacau e derivados, méis, frutas, bebidas alcoólicas, nozes e castanhas, molhos, azeites, chás, farinhas, lácteos e pescados.

Tatiana Barros, consultora do agroBR no estado, explica que o programa atende produtores e cooperativas rurais por meio de capacitações que abrangem todo o processo de exportação — desde a formação de preço e portfólio em cinco idiomas, adequação de embalagens e questões sanitárias, até a participação em eventos nacionais e internacionais e rodadas de negócios com compradores estrangeiros.

“Na última Semana Internacional do Café, trouxemos 12 compradores internacionais e realizamos mais de 270 reuniões com produtores rurais mineiros. Nossos produtores também participaram da Apimondia, evento de apicultura em Copenhague; da Fruit Attraction, em Madri; e, em janeiro, teremos outras duas missões internacionais: a World of Coffee e a Gulfood, ambas em Dubai”, comenta.

Tatiana acrescenta que, para os próximos 12 meses, a expectativa é que os produtores atendidos pelo agroBR em Minas gerem mais de US$ 32 milhões em negócios. Números que refletem o trabalho de produtoras rurais como Raquel Puliti Meirelles, proprietária da marca Varietal, que, junto com a família, produz cafés especiais nas regiões Nordeste e Sul de Minas.

Ela participa do agroBR há quase três anos, parceria que abriu portas para a exportação de seus cafés para os Estados Unidos, Europa, Japão, Coreia, Israel e Emirados Árabes.

“Participei da SIC e negociei com compradores de cafés especiais em todos os continentes. Agora, tive a felicidade de ser selecionada para participar de um evento em Dubai, um país que eu ‘namorava’ há muito tempo por ser um mercado importante para o tipo de café que cultivo, mas que era difícil de acessar pelo fato de ser uma viagem cara. Mesmo que façamos reuniões on-line, conhecer as pessoas pessoalmente e o consumidor local é muito importante para nós. Com essa oportunidade, vamos nos preparar para a nova safra e entregar ao mercado internacional no meio do ano que vem”, planeja.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Unimontes tem boas notas no Enade
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA