Coluna Minas Gerais

16,7 milhões para a saúde em Uberlândia

Publicados

em

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
16,7 milhões para a saúde em Uberlândia
O Governo de Minas anunciou um pacote de investimentos e melhorias para fortalecer a saúde em Uberlândia. Segundo ele, serão mais de R$ 16,7 milhões destinados à construção de oito Unidades Básicas de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família  em parceria com a Prefeitura. Ao todo, serão três UBS de alvenaria porte I, com capacidade de atendimento de até 4,5 mil pessoas cada, duas UBS de alvenaria porte III, capazes de atender até 13,5 mil pessoas cada, e três UBSF, voltadas ao cuidado contínuo e à saúde da família, também com capacidade de até 4,5 mil pessoas por unidade. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39841/governo-de-minas-anuncia-investiment

Empresas podem ser punidas
A Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Belo Horizonte aprovou parecer favorável às emendas do Projeto de Lei que pune empresas que abandonarem ou paralisarem obras e serviços contratados pela Prefeitura. A proposta prevê que essas empresas fiquem impedidas de participar de novas licitações e de firmar contratos com o Município por um período determinado. O objetivo é combater o problema das obras inacabadas, que geram desperdício de recursos públicos, deterioração de materiais e atrasos na entrega de serviços à população. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/02/09/camara-avanca-em-punicao-a-empresas-que-abandonam-obras-em-bh/

Leia Também:  6 mil novas empresas criadas em Uberlândia

500 mil veículos devem passar pela BR-381
A expectativa é que aproximadamente 500 mil veículos trafeguem pela BR-381 entre a sexta-feira (13) e a Quarta-feira de Cinzas (18), segundo estimativa da concessionária responsável pela via. O volume representa um aumento de cerca de 20% em relação aos dias normais, impulsionado pelo deslocamento de foliões e viajantes rumo ao interior e ao litoral. De acordo com o gerente da Central de Operações, Rogério Moreira, toda a operação especial será acompanhada em tempo real pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona 24 horas por dia. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0131394-aproximadamente-500-mil-veiculos-devem-passar-pela-br381-durante-o-carnaval

Carnaval em Minas consolida sucesso
O Carnaval em Minas Gerais já é sinônimo de sucesso, e em 2026 não será diferente. A capital mineira e as cidades históricas estão prontas para receber milhares de foliões que escolhem o estado para viver dias de alegria, cultura e tradição. A festa, que cresce a cada ano, movimenta o turismo, fortalece a economia e transforma Minas em um dos grandes protagonistas do Carnaval brasileiro, reunindo música, diversidade e experiências para todos os estilos de público. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/carnaval-em-minas-gerais-consolida-sucesso-e-promete-brilhar-ainda-mais-em-2026/

Regulação da Anatel reduzirá conta
Uma inovação regulatória anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promete aliviar o bolso dos consumidores de Passos e de todo o Sul de Minas a partir do próximo ano. Com a implementação do novo modelo de cobrança para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), as chamadas feitas entre municípios que compartilham o mesmo código de área deixarão de ser taxadas como interurbanas. (Observo)
https://www.observo.com.br/moradores-de-passos-e-regiao-terao-reducao-na-conta-de-telefone-com-mudanca-no-ddd

Leia Também:  Guarda Civil de JF vai usar arma

Educação de Grão Mongol premiada
A educação pública de Grão Mogol conquistou reconhecimento em nível nacional com a premiação de sete professoras da Escola Municipal Professor Catão, localizada na Vila Sítio. As educadoras foram contempladas com o Prêmio Reconhecimento + Professores, iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo valorizar práticas pedagógicas de excelência desenvolvidas por profissionais da rede pública de ensino em todo o país. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/professoras-de-grao-mogol-recebem-premio-reconhecimento-professores-do-mec/

Projeto para idosos em Uberaba terá verba
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) aprovou o Plano de Trabalho do Projeto Social “Conexões que Cuidam”, desenvolvido pela Casa do Idoso Lição de Vida, com investimento de R$ 251.763,75. O projeto foi selecionado por meio do edital nacional tem como finalidade oferecer conforto, dignidade e bem-estar aos idosos acolhidos pela instituição. A proposta prevê ações voltadas ao cuidado integral da pessoa idosa, fortalecendo vínculos e promovendo qualidade de vida durante o período de execução. (Jornal da Manhã)
https://www.jmonline.com.br/politica/cmdi-autoriza-investimento-de-r-251-mil-em-projeto-para-idosos-em-uberaba-1.591796

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Senar Minas se destaca em concurso nacional de vídeos

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O Senar Minas conquistou destaque nacional no 6º Concurso de Vídeos Educativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Minas Gerais registrou um número expressivo de produções inscritas, com 178 vídeos, reafirmando seu protagonismo no uso de ferramentas virtuais como aliadas do ensino no meio rural.

Na categoria Formação Profissional Rural, um dos vencedores foi o mineiro Heli Heros Teodoro de Assunção, com uma produção sobre o uso de drones na pecuária, evidenciando a aplicação de tecnologias inovadoras no campo.

│ A ideia do vídeo nasceu da proposta de trazer soluções simples e práticas que fazem diferença e ajudam a facilitar o trabalho de produtores e trabalhadores rurais. Eu atuo como instrutor de drones no Senar Minas, entre outras áreas, e também sou pequeno produtor rural, pecuarista. No meu dia a dia no campo, procuro aplicar aquilo que levo para a sala de aula. E uma dessas aplicações foi justamente o uso de drones na pecuária.

Segundo Heli, a ideia surgiu de uma demanda real vivenciada na propriedade.

│ A necessidade de monitorar o rebanho, acompanhar a localização dos animais, fazer a contagem e observar o pasto me levou a pensar em como essa experiência poderia contribuir com outros produtores. Hoje, com uma ferramenta relativamente simples e cada vez mais acessível, como o drone, é possível ganhar tempo, melhorar o controle da atividade e reduzir o esforço no trabalho diário.

Aberto a todas as regionais do Senar no país, o concurso valoriza produções autorais de instrutores de Formação Profissional Rural, Promoção Social e, nesta edição, também de técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Leia Também:  Conheça os benefícios de pedalar para manter a saúde e a boa forma

│ A iniciativa evidencia como estratégias virtuais bem aplicadas podem ampliar o alcance do conhecimento, estimular o aprendizado contínuo e aproximar conteúdos técnicos da realidade dos produtores rurais, ressalta a coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro.

  • Conquista

Os vencedores do 6º Concurso de Vídeos Educativos foram anunciados no dia 4 de fevereiro, durante uma live nacional. Ao todo, 887 vídeos foram enviados por participantes de 25 estados brasileiros. Desse total, 668 produções foram da área de ATeG, 141 de Formação Profissional Rural e 78 de Promoção Social.

│ Este concurso é muito importante porque, além de divulgar o trabalho do Senar no campo, evidencia o engajamento dos profissionais que capacitam produtores e trabalhadores rurais para o desenvolvimento do agronegócio. Minas Gerais tem se destacado de forma abrangente, especialmente nos treinamentos voltados à aplicação de tecnologias de ponta na produção, reforça o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social, Wander Magalhães.

Além do reconhecimento, os 11 vídeos premiados receberão um kit completo para produção de conteúdo, composto por mochila, smartphone, microfone de lapela bluetooth e pedestal de suporte. As produções vencedoras passam a integrar o acervo do Senar Play, plataforma que reúne mais de 500 vídeos e registra milhões de acessos anuais, consolidando-se como uma ferramenta estratégica para o ensino no meio rural. As demais produções inscritas também poderão ser incorporadas à plataforma, após avaliação técnica.

  • Incentivo à produção
Leia Também:  6 mil novas empresas criadas em Uberlândia

Em Minas Gerais, o estímulo à participação no concurso foi fortalecido por uma ação concreta: a oferta de um curso EAD de produção de vídeos educativos. A capacitação apresenta, de forma prática e acessível, orientações sobre planejamento, gravação e edição de vídeos, abordando desde o uso adequado de câmera e iluminação até técnicas que valorizam o conteúdo técnico. O curso inclui ainda um módulo de oratória, com foco em comunicação clara e segura.

Como diferencial, o Senar Minas também ofereceu um bônus sobre o uso de recursos audiovisuais gratuitos disponíveis na internet e a aplicação da Inteligência Artificial na criação de imagens, esquemas visuais e ilustrações. O conteúdo foi complementado por orientações específicas sobre o concurso e por um bate-papo com Gilmar Medeiros, instrutor do Senar Minas e vencedor de três edições do concurso.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA