Pesquisar
Close this search box.

CONSUMIDOR

BANCO CENTRAL PREVÊ DESACELERAÇÃO ECONÔMICA

A expectativa anterior, divulgada em dezembro, previa alta de 2,2% no PIB, mas o Banco Central observou que a pandemia está provocando uma ‘desaceleração significativa da atividade econômica’. O Banco Central ainda revisou a sua projeção para a economia brasileira em 2020 e passou a projetar estabilidade para o nível de atividade, ou seja, sem […]

Publicados

em

A expectativa anterior, divulgada em dezembro, previa alta de 2,2% no PIB, mas o Banco Central observou que a pandemia está provocando uma ‘desaceleração significativa da atividade econômica’.
O Banco Central ainda revisou a sua projeção para a economia brasileira em 2020 e passou a projetar estabilidade para o nível de atividade, ou seja, sem alta nem queda do Produto Interno Bruto (PIB).

A economista Mônica de Bolle era a mais pessimista. Segundo ela, se providências não forem tomadas, a depressão na economia pode chegar a 6%, mas os economistas continuam a rever cada cenário à medida em que novas informações sobre o coronavírus e os impactos econômicos são divulgados.
Em seu cenário pessimista, a equipe de análise macroeconômica da Genial Investimentos liderada por José Márcio Camargo prevê tombo de 7,7% na economia brasileira neste ano. Antes, o cenário pessimista para o Brasil previa queda de 1,1% do PIB.
A tragédia econômica pode acontecer, destaca Camargo em relatório enviado a clientes, caso a curva de infectados pelo novo coronavírus no Brasil evolua de forma mais extrema do que a média europeia.

Leia Também:  Confiança dos pequenos negócios mineiros em dezembro foi a menor do ano

“A evolução da atividade vai depender fundamentalmente da duração da política pública de confinamento”, afirma Camargo.
O economista afirma que a retomada da atividade econômica está ligada à diminuição na taxa de disseminação do vírus.

“Dados econômicos diários da economia chinesa indicam que a retomada da atividade deve ocorrer no momento em que a disseminação do vírus perde força e a taxa de crescimento de infectados se aproxima de zero”, observa.

Nesta projeção, a atividade seria retomada lentamente a partir de junho, mas com a perda de capacidade de produção devido a muitas falências. A situação seria de perda permanente de produto e menor PIB potencial devido à destruição de capital físico e menor emprego de capital humano.
O tombo de 7,7% é o cenário mais extremo trabalhado pela Genial Investimentos hoje. O cenário base, visto com o mais provável, prevê uma queda menor, mas nada desprezível, de 3,2%. Antes, esse cenário apontava para crescimento de 1,9%.
Neste cenário, o pico de contaminação do vírus seria atingido na primeira semana de maio, em 7 semanas após o 100º caso.

Leia Também:  O MELHOR GRELHADO DA CIDADE É AQUI NO RESTAURANTE VENTANIA!

“A partir da primeira semana de maio a atividade começa a retornar a normalidade e a economia apresenta uma recuperação em forma de U. ou seja, a taxa de crescimento retorna mais lentamente ao nível médio de crescimento anterior à crise, porém, há uma perda de produto em relação ao estado inicial”, explica Camargo. O Banco Central pondera o elevado grau de incerteza das projeções realizadas em ambiente de crise. “Entre outros aspectos, a magnitude dos impactos da pandemia sobre a atividade econômica doméstica estará associada à gravidade e à extensão do período do surto no país e às medidas públicas que estão sendo adotadas nas diversas áreas”, conclui.

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

CONSUMIDOR

Sebrae Minas promove capacitações para produtores rurais na Femagri, em Guaxupé

Publicados

em

Estande do projeto Educampo oferece palestras, painéis e oficinas gratuitas para o público do evento
Produtores rurais de Guaxupé e região terão um espaço para receber orientações e capacitações gratuitas durante a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), que ocorre nesta semana (8 a 10/2). Em parceria com a Cooperativa Regional de Cafeicultores (COOXUPÉ), o Sebrae Minas diponibiliza um estande do Projeto Educampo durante o evento.
O projeto oferece capacitação em gestão de negócios para empresários rurais, a fim de ampliar a capacidade do produtor para gerir suas atividades. Esse diferencial permite ganhos quantitativos e qualitativos ao produtor, melhorando os indicadores tecnológicos e econômicos das propriedades.
Além de apoio ao agronegócio, no estande também haverá espaço para os jovens. Uma das atividades programadas é a Oficina de Robótica, para despertar, especialmente nos filhos dos produtores rurais, o interesse pela tecnologia. Na programação ainda estão atividades voltadas para o público feminino; palestra sobre sucessão familiar no segmento agro; Roda de Prosa e diversas oficinas para despertar o interesse e disseminar a tecnologia e a inovação no agronegócio.
“A Femagri é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com o produtor rural, dar visibilidade ao Educampo e, especialmente, promover capacitação para a cadeia do agronegócio”, destaca a analista do Sebrae Minas Lucilene Pessoni.
Confira a programação do Sebrae Minas no estande Educampo:
08/02 – Sebrae Delas e Donas do Café
 
13h: Palestra Empreendedorismo Feminino, com Rachel Dornelas, analista da unidade de educação empreendedora do Sebrae Minas.
16h: Painel/Roda de Prosa feminino. Mediadora: Carmem Lúcia Chaves de Brito (Ucha), cafeicultora e empresária rural, com participações de Maria Dirceia Mendes, gerente comercial e administrativa da SMC Specialty Coffees; Rachel Dornelas, analista analista da unidade de educação empreendedora do Sebrae Minas e Lucilene Pessoni de Moura, analista do Sebrae Minas.
 
09/02 – Sucessão Familiar
 
9h – Palestra: Sucessão familiar na propriedade rural, com Augusto Faria (Fundaccer).
11h30 às 15h30 – Oficina de Robótica: Educação rural. Público-alvo: crianças e adolescentes de 8 a 16 anos
16h – Palestra: Sucessão familiar, com Augusto Faria (Fundaccer).
 
10/02 – Gestão na Propriedade
 
9h – Painel/Roda de Prosa: A importância da gestão na propriedade rural, com Leonardo Pedron, analista da unidade de Agronegócio do Sebrae Minas.
11h30 às 15h30 – Oficina de Robótica: Educação rural. Público-alvo: crianças e adolescentes de 8 a 16 anos
16h – Palestra: A importância da gestão na propriedade rural, com Leonardo Pedron, analista da unidade de Agronegócio do Sebrae Minas.
 
Serviço

Estande do Programa Educampo, do Sebrae Minas.
Data: 08/02/2023 à 10/02
Local: Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri) – Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy, Guaxupé, MG.

Evento gratuito, sem necessidade de inscrição.

 
 

 

Leia Também:  GOVERNO QUER USAR ICMS CONTRA ALTA DA GASOLINA

 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA