Pesquisar
Close this search box.

A entrevista é do portal T3/ reprodução

A jornalista Caroline Tonaco entrevistou o secretário de turismo Leônidas Oliveiras

Publicados

em

Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais fala sobre a retomada do setor no estado

Arquiteto urbanista, Leônidas Oliveira assumiu a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais em plena crise da Covid-19. Com passagens por Belotur e pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Leônidas foi também Presidente Interino da Embratur, e diretor executivo da Funarte. Em entrevista exclusiva, Leônidas Oliveira fala sobre o turismo no estado de Minas Gerais.

Caroline Tonaco – Secretário, como você vê a retomada do turismo no estado de Minas Gerais? Quais são as perspectivas para 2022?

Minas Gerais se tornou o principal destino turístico do país nos últimos meses. E isso é fruto de uma sólida e planejada política de retomada que tem sido promovida pela Secult. Lançamos, em maio deste ano, o Programa Reviva Turismo, iniciativa para fortalecer o setor por meio de ações baseadas em quatro eixos estratégicos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais.

O Reviva Turismo atua de forma horizontal, ampliando a colaboração entre os setores público e privado, para potencializar de forma mais estruturada as atividades turísticas em nosso estado. Com o programa, temos a meta de gerar 100 mil empregos no estado até 2022.

Havia também a meta de colocar Minas Gerais entre os três principais destinos do país até 2022, mas, apenas em dois meses, conseguimos bater essa meta e chegar em primeiro lugar, superando todas as praias e outros destinos conhecidos.

Leônidas Oliveira – Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Minas Gerais é tendência, o estado vem registrando o dobro da média nacional em crescimento no turismo. Recentemente, nosso aeroporto internacional foi eleito o melhor do país, em pesquisa com o público consumidor; aqui estão os destinos mais acolhedores do mundo e uma das três vilas turísticas melhores do mundo para se visitar: o distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, como indicado pelo Brasil para a Organização Mundial do Turismo.

A cozinha mineira é celebrada mundo afora, como os prêmios que 40 dos nossos queijos receberam entre os 57 brasileiros selecionados, em recente concurso na França.

Outra ação importante dentro do Reviva Turismo que trará reflexos para 2022 é que o programa recebeu novo aporte, de R$ 25 milhões, destinados à publicação de um edital para projetos voltados à promoção turística, e a ações que estimulem a competitividade no mercado. Com essa iniciativa, nossa expectativa é resgatar o setor e estimular toda sua cadeia produtiva, que envolve 15 atividades econômicas e são de extrema importância para o desenvolvimento de Minas Gerais.

Leônidas Oliveira
Leônidas Oliveira

Minas Gerais possui inúmeros atrativos para receber turistas nacionais e internacionais. O que vem sendo feito para atrair visitantes ao estado?

Destaco, dentro do Reviva Turismo para além das ações de promoção e marketing promovidos pela secretaria, que acabamos de lançar um edital de 10 milhões, para investimentos de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.

Leia Também:  Cássio Soares assume a liderança do maior Bloco da Assembleia de Minas

Dentre as ações de apoio à comercialização, a expectativa é que sejam criadas ações como famtours; encontros de negócios; treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.

Já dentre as ações de promoção de destinos e produtos turísticos, podemos citar: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, press trips, ações de publicidade ou propaganda exclusivamente online; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.

Este edital é voltado a organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos turísticos já estruturados. Todos os projetos devem atuar com produtos turísticos mineiros com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo rural, turismo de negócios e eventos e cicloturismo.

Também integrando o Reviva Turismo temos várias outras ações relacionadas à comercialização e promoção de destinos. Uma delas são as campanhas Minas para Minas, Minas para o Brasil e Minas para o Mundo. A Minas para Minas promoveu a redescoberta dos mineiros dentro do próprio estado de Minas Gerais.

Na fase Minas para o Brasil, já iniciada, temos registrado sucesso absoluto com a atração de turistas de todo o país, tanto é que estamos crescendo hoje, segundo dados do IBGE, 10% acima da média nacional no volume de atividades turísticas. Ela conta com ações de promoção e comercialização do destino Minas Gerais nos modelo B2B e B2C, como, por exemplo, parcerias com operadoras e agências para oferecimento de pacotes para todo o Brasil, ações de audiovisual e turismo autoguiado.

Por meio de convênios, foram destinados R$ 5,5 milhões ao Minas para Minas e Minas para o Brasil, promovendo todas as regiões do estado, com o objetivo de estimular as viagens a Minas e impulsionar as atividades do setor, beneficiando toda a cadeira produtiva do turismo. As ações conjuntas com operadoras e agências brasileiras têm reflexo no mundo, abrindo a nova fase que é a campanha Minas para o Mundo.

O estado se mobiliza agora para alcançar o destaque internacional, fazendo contatos com players europeus, companhias aéreas, o trade em geral, operadoras, entre outros, para se posicionar no mercado internacional e estar na vanguarda. O primeiro passo já foi dado, com a abertura de uma representação de Minas Gerais na Europa, em Lisboa (Portugal).

Leônidas Oliveira – Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Importante destacar, também, que no sentido da promoção do destino Minas Gerais, contamos com a valiosa parceria da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). O objetivo é capturar a mineiridade e transmiti-la para a tela da TV e para as ondas do rádio, por meio de séries de produções audiovisuais veiculadas nas programações da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.

Leia Também:  14 dias - Gripário criado em Alpinópolis é suspenso precocemente

O projeto, intitulado Gerais+Minas, foi lançado em maio e vamos visitar 300 cidades mineiras, gerando programas que irão ao ar a partir de novembro. Já está em exibição na programação da Rede Minas a série “Minas são Muitas”, que também integra o Gerais+Minas com vídeos promocionais dos destinos. Estes vídeos retratam as belezas das cidades contemplados a partir de imagens feitas por fotógrafos dos municípios participantes.

Criamos ainda o Selo Evento Seguro, que funciona como um certificado. Nesses tempos de pandemia e retomada, os turistas buscam, também, destinos onde possam se sentir seguros ao visitar. O selo é emitido a estabelecimentos, eventos e atividades culturais e turísticas que cumprem protocolos sanitários durante o período de retomada gradual e segura do turismo.

Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Edson Vilela, Prefeito de Carmo do Cajuru; e Caroline Tonaco, Diretora da Travel3

Nesse Dia Mundial do Turismo, gostaríamos que deixasse uma palavra para nossos leitores.

Durante muito tempo, ficamos isolados e distantes uns dos outros e, aos poucos, a vida tem voltado ao normal. Ainda é necessário pensar com cautela ao escolhermos os destinos que desejamos conhecer.

Minas Gerais, para além de um celeiro de cultura, tradição, cozinha singular, acolhimento e belezas naturais, é destino certo para quem busca segurança. Somos o estado que registrou menos mortes pela Covid. Nosso objetivo estratégico é de acolher e trabalhar as tendências do turismo pós-pandemia. Nosso estado tem tido todo o zelo necessário para receber turistas e oferecer as melhores experiências possíveis, sejam elas nas nossas montanhas, nas nossas cachoeiras ou na nossa sempre surpreendente cozinha mineira.

Venham conhecer Minas Gerais, cada cantinho desse estado é forjado na história de uma gente que sabe, como ninguém, receber seus turistas. Minas são muitas e todas elas aguardam por vocês.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA