ALPINÓPOLIS E REGIÃO
Deputado Cássio Soares é eleito presidente da CPI da Cemig na Assembleia

O deputado estadual Cássio Soares (PSD), líder do bloco Minas são Muitas, composto por 40 deputados, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi eleito por unanimidade presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar irregularidades na gestão da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A reunião de instalação da CPI da Cemig aconteceu na tarde desta segunda-feira, 28 de junho.
Cássio Soares agradeceu a confiança dos colegas e prometeu empenho e responsabilidade na condução das investigações. “Vamos deixar de lado as questões político-partidárias. Não vamos buscar cabelo em ovo, mas cumprir com rigor o papel do Poder Legislativo de fiscalizar em defesa do povo mineiro e do futuro da própria Cemig”, afirmou.
De acordo com o deputado, o maior objetivo da Comissão é o de preservar a Companhia Energética de Minas Gerais, na sua defesa e apuração dos fatos relatados nas denúncias que foram levadas até a Assembleia e deram origem à CPI. “Como sempre faço, conduzirei essa Comissão com equilíbrio, sensatez, justiça e com a responsabilidade que temos enquanto fiscalizadores e representantes do nosso povo mineiro”, completou Cássio Soares.
O deputado Professor Cleiton (PSB) foi eleito o vice-presidente da Comissão, e Sávio Souza Cruz (MDB) foi escolhido por Cássio Soares para ser o relator.
ILEGALIDADES
No requerimento que deu origem à CPI da Cemig, os parlamentares argumentaram que haveria “fatos consistentes na possível prática de ilegalidades na gestão da Cemig, desde 2019 até a presente data, gerando prejuízos ao interesse público”. Regimentalmente, a comissão tem 120 dias para concluir os trabalhos.
O pedido elenca em primeiro lugar como prejuízo contratações diretas, realizadas sem licitação, de serviços de consultoria e assessoramento técnico, tanto pela Cemig como pelas suas subsidiárias, desobedecendo à lei e à Constituição da República.
Outro dano apontado seria a realização de alienações de ativos e ações da concessionária relacionadas à sua participação societária na Renova, na Light e na Taesa. Também merece investigação, segundo o requerimento, a prática de condutas ilegais e imorais na execução contratual, como a de condicionar a liberação de pagamentos de medições contratuais à subcontratação de terceiros por parte das contratadas pela Cemig e suas subsidiárias.
Isso, de acordo com o documento, configuraria “possível prática de advocacia administrativa e conflito de interesses”, em que estariam à frente diretores e empregados públicos da Cemig e de suas subsidiárias, além de particulares por ela contratados.
A CPI pretende investigar, ainda segundo o requerimento, “a prática ilegal _e antieconômica da transferência de atividades administrativas da empresa mineira para São Paulo (SP), gerando prejuízos ao interesse público estadual”. Por fim, o requerimento destaca que tais fatos envolvem indícios de gestão ilegal, imoral e antieconômica em sociedade de economia mista de titularidade do Estado.


ALPINÓPOLIS E REGIÃO
BENÇÃO OFICIAL DO PL!

Respaldo de Domingos Sávio e Maurício do Vôlei confirma projeção política de Alex Mochila
O ex-presidente da Câmara de Alpinópolis e atual assessor parlamentar em Brasília, Alex Cavalcante Gonçalves Mochila, teve nesta segunda-feira (7) a confirmação pública de sua filiação ao Partido Liberal (PL), durante encontro na sede estadual do partido, em Belo Horizonte. O ato contou com a presença do presidente estadual da legenda, deputado federal Domingos Sávio, e do deputado federal Maurício do Vôlei, de quem Alex é assessor direto no Congresso Nacional.
Alex já havia assinado sua ficha de filiação no dia 4 de novembro de 2023, ao lado do presidente de honra do partido em Minas Gerais, José Santana de Vasconcelos. Agora, com o gesto institucional de Domingos Sávio e o apoio declarado de Maurício do Vôlei, o nome de Alex ganha projeção dentro do partido como um dos quadros em potencial para os desafios políticos de 2026.
“Ter minha filiação endossada por duas lideranças tão diferentes e tão complementares me honra imensamente. Um tem a sabedoria de quem construiu a história. O outro, a ousadia de quem está construindo o futuro”, declarou Alex.
Domingos Sávio: referência de liderança e ética pública
Deputado federal em seu oitavo mandato e presidente estadual do PL, Domingos Sávio participou do ato de confirmação da filiação de Alex, reconhecendo sua trajetória política e dando o aval para a construção de um novo ciclo dentro da legenda em Minas Gerais.
“Domingos é diferente. Ele tem a principal característica de um líder : sabe ouvir, mesmo tendo talento com a oratória. Foi e é linha de frente contra a esquerda pelos últimos 40 anos. Respeitado, combativo e desprovido de vaidade. Nunca buscou holofotes, mas sempre buscou soluções. Ninguém permanece oito mandatos sem entregar resultado”, afirmou Alex.
Maurício do Vôlei: confiança, acolhimento e futuro
Com Maurício do Vôlei, Alex mantém uma relação ainda mais próxima. Atua diretamente em seu gabinete em Brasília, alinhado às pautas do esporte, do conservadorismo e da renovação política.
“O Maurício enxergou em mim — um cara simples, de uma cidade pequena — mas com um potencial para algo maior. Nos conectamos. Considero o Maurício como um irmão que não tive e minha admiração e gratidão por ele serão eternas. No gabinete, fui acolhido por todos e me sinto em casa. Ele é a esperança de uma nova política. E juntos vamos fazer muito pelas pessoas.
Uma história construída com trabalho
Alex iniciou sua trajetória pública há mais de 15 anos. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Alpinópolis, período em que:
• Aprovou a lei que garantiu o funcionamento de academias como atividade essencial durante a pandemia
• Criou o Agosto Lilás, voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher
• Instituiu nome a Galeria de Ex-Presidentes da Câmara, homenageando Vicente Ismael de Paula
• Viabilizou viatura para a Polícia Civil, ônibus escolar e recursos para saúde, cooperativismo e educação
• Conseguiu emendas para as Escolas Damásio e Panorama, sendo a primeira onde aprendeu a escrever
Seu discurso em defesa da educação, em sessão plenária, foi aplaudido de pé por professores — momento considerado histórico na política local.
Experiência em diversas frentes
Alex também foi:
• Delegado nacional dos direitos da pessoa idosa, representando Minas Gerais em Brasília!
• Presidente do Conselho Municipal de Segurança
• Secretário de Esportes e Turismo
• Chefe de Agricultura e Meio Ambiente
• Chefe de gabinete municipal
• Vice-presidente da Associação de Vereadores do Médio Rio Grande
• Vice-presidente do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra
No setor privado, atuou em instituições como Banco do Brasil, Correios, Sicoob, Cooxupé e Massey Fergusson Somassey. Também é técnico agropecuário, repórter, comunicador e colunista da Jovem Pan Itajubá.
Rumo a 2026
Com respaldo interno do PL, base construída junto com o amigo Maurício do vôlei no Centro-Oeste, Sul e Sudoeste de Minas, e um histórico consistente de entrega, Alex Mochila se consolida como um nome em ascensão com força e técnica para política regional.
📲 Assista abaixo ao vídeo do momento da filiação e compartilhe com quem acredita em uma política com raízes, propósito e coragem.
https://www.instagram.com/reel/DL2UnDgMqBn/?igsh=MXJiNzEzZWViYmFjcw==
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
FIEMG defende diálogo entre Brasil e EUA para buscar solução sobre tarifas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Brasil aposta na responsabilidade social para liderar a cadeia global do lítio
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Araxá e Codemge fazem acordo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
EuroChem e Prefeitura de Serra do Salitre investem R$ 2,6 milhões em segurança pública
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Heliponto do HC inaugurado em Uberaba
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Fraude em Câmaras de 12 cidades
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais