Brasil e Mundo
Com sério problema de saúde, Zambelli se afasta da Câmara
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ficará longe das suas funções na Câmara pelos próximos 20 dias. Em comunicado feito nesta terça-feira (21), a parlamentar anunciou que precisará cuidar da saúde e não conseguirá dar atenção para os trabalhos na Casa de Leis.
De acordo com a deputada, ela foi diagnosticada com uma úlcera gástrica com uma bactéria que a coloca em risco. Se o tratamento não for feito de forma devida, há grande chance de surgir câncer de estômago. “O tratamento é rigoroso e realmente não tenho me sentido bem”, explicou.
A úlcera gástrica é uma lesão que acontece no revestimento do estômago, podendo aparecer também no duodeno ou no esôfago. A doença é muito comum e um dos motivos do seu aparecimento é o consumo de anti-inflamatórios.
Zambelli é uma das deputadas mais populares entre os bolsonaristas. Ela foi eleita em 2018 com 76.306 votos. Por causa da sua atuação no Congresso, ficou muito próxima do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) e tornou-se uma das maiores defensoras do antigo governo.
Por causa dessa ligação, ela conseguiu ser a segunda deputada federal mais votada em São Paulo, obtendo 946.244 no ano passado. No entanto, sua relação com Bolsonaro entrou em crise depois das eleições de 2022.
Nos Estados Unidos, o ex-presidente falou para aliados que a principal culpada pela sua derrota foi Zambelli. Ele apontou o episódio em que a deputada perseguiu com uma arma de fogo um apoiador de Lula na véspera da votação do segundo turno como essencial para que muitos indecisos optassem pelo petista.
Zambelli criticou Bolsonaro
A deputada não ficou quieta e deu uma entrevista para a Folha de S.Paulo em fevereiro. Ela apontou os erros de Bolsonaro após perder o cargo de presidente da República, evidenciando a crise que existe entre os dois.
“Discordo da maneira como ele [Bolsonaro] levou aquele tempo todo [para falar depois da eleição] e o silêncio que teve. Ele tinha que organizar a oposição, orientar a gente, ele tinha 28 anos de Câmara”, declarou. À época, foi muito criticada pelos bolsonaristas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
A Marinha do Brasil (MB) está conduzindo, ao longo desta semana, a Operação Furnas 2025, um dos maiores treinamentos militares já realizados em Minas Gerais. A operação mobiliza cerca de 1.800 militares, além de embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios, em uma estrutura montada na região do Lago de Furnas, no Sul do estado.
O exercício, que seguirá até o dia 30 de outubro, conta com a participação de militares de nove países — entre eles França, Portugal, Chile e Reino Unido — e de um representante da Junta Interamericana de Defesa. O objetivo é treinar tropas e fortalecer a integração entre forças civis e militares, com foco em operações de defesa, missões de paz e ações de resposta a desastres naturais.
Ação Cívico-Social beneficiou população de São José da Barra
No último sábado (25), a Marinha promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO) em São José da Barra (MG), beneficiando centenas de moradores da cidade e de municípios vizinhos.
Durante a ação, foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, oficinas de primeiros socorros, cortes de cabelo, além de atividades educativas e culturais.
A programação contou com apresentações de cães de guerra, Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, Fanfarra Municipal de São José da Barra e mostra de equipamentos e viaturas da Marinha, atraindo famílias e crianças durante todo o dia.
De acordo com o Capitão de Fragata Demóstenes Apostolides, diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, mais de 200 pessoas foram atendidas.
“Esse tipo de iniciativa aproxima a Marinha da população e reforça o compromisso social da instituição, que não se limita apenas à atuação militar, mas também ao cuidado e à solidariedade”, destacou o oficial.
Workshop em Passos reuniu instituições civis e militares
Na segunda-feira (27), a Marinha realizou o II Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, na Faculdade Santa Casa de Passos (MG).
O encontro reuniu representantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Eletrobras, Santa Casa de Misericórdia e universitários da região.O evento teve como foco o intercâmbio de experiências e a troca de lições aprendidas em situações de emergência e desastres naturais, fortalecendo a integração entre órgãos civis e militares.
A programação incluiu palestras temáticas e um exercício de coordenação interagências, simulando cenários de calamidade pública.Demonstração de Capacidades será realizada nesta quarta-feira
O ponto alto da Operação Furnas 2025 acontecerá nesta quarta-feira (29), com a Demonstração de Capacidades no Lago de Furnas.
Durante o evento, a Marinha apresentará parte de seus meios operativos, com embarcações, aeronaves, veículos blindados e anfíbios, exibindo ao público a estrutura e a preparação das forças brasileiras para atuar em diferentes tipos de cenário.Presença e integração
Com a Operação Furnas 2025, a Marinha reforça sua presença estratégica em Minas Gerais e demonstra a importância do Lago de Furnas como área de treinamento e de integração com a sociedade civil.
As ações unem tecnologia, capacitação militar e compromisso social, fortalecendo o elo entre as Forças Armadas e a população mineira.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgro brasileiro no centro das discussões globais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásCooxupé é líder no setor de Agricultura



