Brasil e Mundo

Entenda o ‘boa tarde, presidente Lula’ entoado durante a diplomação

Publicados

em

Lula em seu discurso de diplomação
Reprodução/TSE – 12.12.22

Lula em seu discurso de diplomação

presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido aos gritos de ” boa tarde, presidente Lula “, entoado por apoiadores, durante a cerimônia de diplomação do petista e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) , nesta segunda-feira (12), em Brasília.

A frase é simbólica, ela remete ao período em que Lula esteve preso em Curitiba, no Paraná. Por 580 dias, os apoiadores cumprimentavam o petista, em coro, diante da sede da Polícia Federal (PF) com um bom dia, boa tarde e boa noite.

O movimento foi batizado como “Vigília Lula Livre”. Na época, Lula disse ainda que conseguia ouvir  às saudações da cela.

Os apoiadores ficaram cerca de sete meses acampados na rua, mas a prefeitura da capital do Paraná proibiu a prática. No entanto, a campanha de apoio foi mantida em espaços culturais e em casas próximas ao local.

Leia Também:  Tribunal pune servidor e ex-presidente da Câmara de Ouro Preto por pagamento indevido de diárias de viagem

Discurso de Lula

O presidente eleito se emocionou ao discursar na cerimônia . O petista foi tomado por lágrimas ao lembrar que não tem um diploma universitário. Ele também celebrou a democracia e prometeu um governo de oportunidades.

“Em primeiro lugar quero agradecer ao povo brasileiro pela honra de presidir pela terceira vez o Brasil. Em minha primeira diplomação, em 2002, lembrei ousadia do povo brasileiro em conceder para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário, um diploma… (choro)”, afirmou, completando:”Esse diploma é do povo que reconquistou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma”.

E acrescentou: “Muito mais que a diplomação de um presidente eleito, está é a celebração da verdadeira democracia. Poucas vezes na história desse país, a democracia esteve tão ameaçada. Poucas vezes a vontade popular foi tão colocada a prova e teve que vencer tantos obstáculos para ser ouvida”, disse Lula.

Leia Também:  Presidente da ALMG recebe Medalha Comemorativa dos 45 anos da TV Paranaíba

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  1ª Vice-presidente da Assembleia participa de ato em defesa da democracia
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA