Brasil e Mundo

Lula é criticado ao nomear Dias e dizer ‘nosso melhor índio’

Publicados

em

Lula e Wellington Dias
Reprodução: redes sociais – 22/12/2022

Lula e Wellington Dias

Ao anunciar  Wellington Dias (PT) como futuro ministro do Desenvolvimento Social nesta quinta-feira (22), o  presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o aliado de “nosso melhor índio “. A fala repercutiu na internet e tem gerado críticas ao próximo chefe do Executivo. A antropologia indica que o correto é se referir aos povos originários como indígenas .

“Ao anunciar Wellington Dias como ministro, Lula o chamou de “nosso melhor índio”. Qualquer outra pessoa seria cancelada no Twitter hoje se dissesse isso”, disse um usuário do Twitter.

“Lula falando o termo “índio” em sua anunciação de ministro, caramba presidente!”, disse outro internauta no Twitter.

Do outro lado, um usuário diz que a repercussão é desnecessária. 

“”Ain, não é índio, é indígena”. Ah, mas vá tomar no c*, sério. Lula nomeia um indígena ministro e a única coisa que a galera tem pra reclamar é de um termo irrelevante. Que necessidade patológica de lacrar!”, escreveu o internauta.

Leia Também:  Pesquisa em Minas Gerais avalia qual a melhor variedade de marmelo para plantio

Ainda, a presença de Wellington Dias no Desenvolvimento Social gerou ainda mais repercussão à medida que a senadora Simone Tebet (MDB) era cotada para o cargo. No início da tarde desta quinta-feira, o nome da ex-candidata à presidência ocupava o terceiro assunto mais comentado do Twitter. 

A deputada federal Joice Hasselmann (PSDB-SP) se pronunciou sobre o descontentamento de Lula não ter anunciado Tebet nem Marina Silva (Rede) para um ministério.

” É uma vergonha o que estão fazendo com Simone Tebet e Marina. Lula é o único responsável por esta situação. Não posso crer que os eleitores do PT concordem com esta conduta”, disse a parlamentar.

Quem é Wellington Dias?

O futuro ministro, de 60 anos, é formado pela Universidade Federal do Piauí em letras portuguesas. Além disso, tem especialização em políticas públicas e governo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Leia Também:  Confira como foi a chegada de Matheus do BBB 24 em sua cidade: ‘Melhor abraço’

Wellington Dias filiou-se ao PT em 1985 e foi presidente do Sindicato dos Bancários do Estado do Piauí de 1989 a 1992. Governou o estado por quatro mandatos: foi eleito em 2003, 2010, 2014 e 2018.

Ele também foi presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e coordenou o Fórum Nacional de Governadores.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  'Brutalidade monstruosa', diz Gilmar Mendes sobre atos terroristas
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA