Brasil e Mundo
Lula pretende restabelecer laços com países latinos na Argentina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve priorizar a retomada da integração do Brasil novamente a cúpula de países da América Latina em seu mandato. Diferente de Jair Bolsonaro – que sempre disse abertamente que a relação com os países vizinhos não era uma prioridade de seu governo – Lula pretende reconstruir esses laços deixados de lado pelo ex-presidente ao desembarcar neste domingo (22) na Argentina .
No entanto, apesar da vontade do mandatário, o trabalho será muito mais desafiador do que o encontrado por ele há 20 anos, em seu primeiro governo.
A crise econômica na Argentina, a convulsão política no Peru e o isolamento de países como Cuba e Venezuela, devem afetar o andamento da relação bilateral esperada pelo chefe do Executivo, que na Argentina participa da reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na terça e, no dia seguinte, visita o Uruguai.
Além disso, a polarização política e ideológica também afeta a região de diversas maneiras. Veja alguns exemplos:
- No México, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador tenta mudar a lei eleitoral para reduzir a força da oposição em seu país com um discurso de contestação do sistema que lembra declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
- No Peru, país que pode roubar a pauta no encontro regional, há dezenas de mortos em protestos contra a presidente Dina Boluarte, que sucedeu a Pedro Castillo após sua destituição por um autogolpe frustrado.
- Nos países vizinhos, há uma uma divisão no que se refere à aceitação dos regimes de Cuba e da Venezuela.
- Gabriel Boric, presidente do Chile e esquerdista, mantém uma posição crítica em relação à condução política do venezuelano Nicolás Maduro.
Na Argentina, Lula deve argumentar com os colegas que isolar um país é um erro.
Já ao conversar com os presidentes da Argentina, o esquerdista Alberto Fernández, e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, de direita, o mandatário quer promover a mensagem de que a integração entre os países deve estar acima de qualquer pauta ideológica.
Lula retoma em sua viagem a tradição da diplomacia brasileira de a Argentina primeiro destino do presidente no cargo. Ele irá amanhã à Casa Rosada, onde discutirá com Fernández a agenda econômica de interesses em comum. No local, o presidente assinará um acordo de ciência e tecnologia para a Antártida que também envolverá cooperação logística.
Já no Uruguai, o chefe do Executivo deve se empenhará para reorganizar a relação do Brasil com o vizinho. Um dos pontos que devem ser discutidos será a negociação entre Uruguai e China de um acordo de livre comércio sem os demais sócios do Mercosul.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
A Marinha do Brasil (MB) está conduzindo, ao longo desta semana, a Operação Furnas 2025, um dos maiores treinamentos militares já realizados em Minas Gerais. A operação mobiliza cerca de 1.800 militares, além de embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios, em uma estrutura montada na região do Lago de Furnas, no Sul do estado.
O exercício, que seguirá até o dia 30 de outubro, conta com a participação de militares de nove países — entre eles França, Portugal, Chile e Reino Unido — e de um representante da Junta Interamericana de Defesa. O objetivo é treinar tropas e fortalecer a integração entre forças civis e militares, com foco em operações de defesa, missões de paz e ações de resposta a desastres naturais.
Ação Cívico-Social beneficiou população de São José da Barra
No último sábado (25), a Marinha promoveu uma Ação Cívico-Social (ACISO) em São José da Barra (MG), beneficiando centenas de moradores da cidade e de municípios vizinhos.
Durante a ação, foram oferecidos atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, vacinação, aferição de pressão e glicemia, oficinas de primeiros socorros, cortes de cabelo, além de atividades educativas e culturais.
A programação contou com apresentações de cães de guerra, Banda do Corpo de Fuzileiros Navais, Fanfarra Municipal de São José da Barra e mostra de equipamentos e viaturas da Marinha, atraindo famílias e crianças durante todo o dia.
De acordo com o Capitão de Fragata Demóstenes Apostolides, diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, mais de 200 pessoas foram atendidas.
“Esse tipo de iniciativa aproxima a Marinha da população e reforça o compromisso social da instituição, que não se limita apenas à atuação militar, mas também ao cuidado e à solidariedade”, destacou o oficial.
Workshop em Passos reuniu instituições civis e militares
Na segunda-feira (27), a Marinha realizou o II Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, na Faculdade Santa Casa de Passos (MG).
O encontro reuniu representantes da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Eletrobras, Santa Casa de Misericórdia e universitários da região.O evento teve como foco o intercâmbio de experiências e a troca de lições aprendidas em situações de emergência e desastres naturais, fortalecendo a integração entre órgãos civis e militares.
A programação incluiu palestras temáticas e um exercício de coordenação interagências, simulando cenários de calamidade pública.Demonstração de Capacidades será realizada nesta quarta-feira
O ponto alto da Operação Furnas 2025 acontecerá nesta quarta-feira (29), com a Demonstração de Capacidades no Lago de Furnas.
Durante o evento, a Marinha apresentará parte de seus meios operativos, com embarcações, aeronaves, veículos blindados e anfíbios, exibindo ao público a estrutura e a preparação das forças brasileiras para atuar em diferentes tipos de cenário.Presença e integração
Com a Operação Furnas 2025, a Marinha reforça sua presença estratégica em Minas Gerais e demonstra a importância do Lago de Furnas como área de treinamento e de integração com a sociedade civil.
As ações unem tecnologia, capacitação militar e compromisso social, fortalecendo o elo entre as Forças Armadas e a população mineira.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásDo ATeG Café+Forte para o programa Mais Você
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásUFU vai mudar vestibular 2026
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásComércio de Uberlândia acima da média
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás15 bi é o custo para recuperação de rodovias
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásForrageiras mostram alto desempenho no semiárido
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás“Sá Biquinha”: café cheio de histórias e memórias
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásSetor de sorvetes denuncia possíveis práticas anticoncorrenciais de multinacionais e pede explicações sobre preços no Brasil



