Brasil e Mundo

Pacheco parabeniza Lula por diplomação

Publicados

em

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em encontro com o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
Pedro Gontijo/Senado Federal – 09.11.2022

Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em encontro com o presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), parabenizou o presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela diplomação. O senador declarou que a cerimônia promovida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dá um ponto final no processo eleitoral e que demonstrou a “solidez da democracia brasileira e de suas instituições”.

“Desejo aos diplomados o comprometimento com o Estado Democrático de Direito e que possam tomar decisões que levem o Brasil ao caminho do desenvolvimento econômico e social que tanto almejamos”, publicou Rodrigo nesta segunda-feira (12) em seu perfil no Twitter.

“O ato marca o fim do processo eleitoral que refletiu a solidez da democracia brasileira e de suas instituições. Com a legitimação dos vencedores, as eleições regulares e transparentes, cumprem o seu papel de permitir aos eleitores as escolhas conscientes de seus candidatos”, acrescentou.

Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE

Lula e vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) tiveram os cargos formalizados em uma solenidade de diplomação nesta segunda, devido à vitória no resultado das eleições 2022.  A sessão foi iniciada às 14h25 e contou com mais de 300 convidados.

Leia Também:  Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, faz palestra no VI Encontro do Consepre

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é responsável por diplomar as pessoas eleitas para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente da República. A diplomação ocorre para formalizar a escolha da maioria dos brasileiros nas urnas eletrônicas.

A entrega dos diplomas é obrigatória, segundo a Justiça Eleitoral, para ocorrer antes da posse, pois representa a confirmação de todas as exigências previstas na legislação eleitoral e estão aptos para exercer o mandato.

Os diplomas são assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que também abriu a sessão solene e designou dois ministros do Tribunal para conduzirem Lula e Alckmin ao Plenário. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo também fizeram parte da mesa oficial da solenidade.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Leia Também:  PDT anuncia apoio a Pacheco para a presidência do Senado

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Senador nega versão de Moraes e diz que pedirá afastamento do ministro
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA