Brasil e Mundo

Pelé cogitou ser candidato à Presidência da República

Publicados

em

Pelé com a camisa 10 dos Santos
Rafael Ribeiro

Pelé com a camisa 10 dos Santos

No dia 8 de novembro de 1989, quando milhões de brasileiros estavam se preparando para votar no primeiro presidente da República desde a redemocratização, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé , revelou para jornalistas que trabalharia para concorrer à Presidência na eleição seguinte.

O maior jogador de futebol de todos os tempos nunca escondeu seu interesse em participar da discussão política do país. Em 1971, aposentou-se da seleção brasileira porque não queria que sua imagem fosse usada pelos militares durante o período da ditadura.

Anos depois, Pelé confessou que deixou de usar a amarelinha para boicotar o regime militar. Ele não estava satisfeito com os rumos do país e que defendia a necessidade dos brasileiros lutarem pela democracia. Não por acaso, na década de 1980, defendeu as Diretas Já.

O pensamento político do rei na década de 1970 chamou a atenção dos militares, que passaram a investigá-lo. O ex-jogador acusou os ditadores de tentarem jogar a opinião pública contra a imagem dele. Por isso o ex-atleta se manteve firme e nunca mais voltou a jogar pela seleção.

Leia Também:  Bolsonaro tenta atacar Lula, mas critica próprio governo

O interesse político do rei se confirmou em 1989, quando o Brasil vivia a disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor, que se tornou presidente da República.

Em conversa com jornalistas, o ex-jogador deu entrevista para jornalistas e revelou ter ideias socialistas. Também explicou que trabalharia para criar um partido político e concorrer ao cargo de presidente em 1994.

“Se eu for candidato, vou procurar fazer um plano com antecedência e participar dos debates na TV”, contou para um repórter da Folha de S.Paulo.

Pelé não concorreu à Presidência, mas foi o 1° Ministro dos Esportes

Em 1994, Pelé não concorreu ao cargo de presidente da República, mas aceitou o convite de Fernando Henrique Cardoso para ser o primeiro Ministro dos Esportes.

No cargo, o rei criou uma lei em que o contrato do jogador de futebol com o clube se dissolve no final do contrato, revolucionando o esporte no Brasil.  Também defendeu a maior participação de negros na política.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no  Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lula promoverá triagem para 'desbolsonarização' do governo
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA