Brasil e Mundo
Quem é Camilo Santana, ministro da Educação do governo Lula
Nesta segunda-feira (20), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ), anunciou o senador eleito e ex-governador Camilo Santana (PT) como o novo responsável pelo Ministério da Educação na sua gestão, que se inicia a partir de janeiro de 2023.
Camilo Santana é natural da cidade do Crato, no Cariri, e tem 54 anos de idade. O petista, que é professor e engenheiro agrônomo, governou o Ceará de 2015 a abril de 2022.
Antes de governar o Ceará, Camilo Santana foi deputado estadual (2007-2011) e secretário estadual de Desenvolvimento Agrário (2007-2011) e de Cidades (em 2011) durante os governos de Cid Gomes (PDT).
O cearense Camilo Santana é considerado, atualmente, uma das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores no Nordeste. Senador eleito com maior percentual de votos no Brasil, ele também governou o estado do Ceará por dois mandatos consecutivos, mantendo altos índices de popularidade.
Apesar de ser filiado ao PT, Camilo Santana já teve muita simpatia entre as lideranças do PDT. Considerado cria dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ele já deixou de apoiar formalmente candidaturas do PT para auxiliar na campanha de candidatos do PDT.
Em 2016 e 2020, por exemplo, mesmo o PT tendo candidatura própria para a Prefeitura de Fortaleza, não entrou na campanha da correligionária Luizianne Lins. Apoiou informalmente a reeleição de Roberto Cláudio (PDT) e, quatro anos depois, da mesma forma, a caminhada vitoriosa de José Sarto (PDT) na capital cearense.
Durante a racha entre PT e PDT nas eleições de 2022, o petista foi fiel ao próprio partido e ficou ao lado de Lula.
Dada a sua escolha, o fato Camilo ser visto como a maior liderança política do Ceará pesou tanto para o resultado das eleições para governor do estado, Elmano de Freitas (PT), quanto para a expressiva votação que Lula recebeu no primeiro e no segundo turno do pleito.
Durante as duas gestões governamentais, a principal marca de Camilo Santana é a atuação na área de educação. Conseguiu ampliar a quantidade de escolas em tempo integral e virou referência no Brasil, acompanhando o trabalho de Izolda Cela, que também foi cotada para a pasta.
No fim de 2019 e início de 2020, passou pelo momento mais delicado do governo. Um motim de policiais militares por melhores salários ganhou o noticiário nacional e colocou em xeque a segurança pública no Ceará. A “rebelião” durou 13 dias.
No fim, Santana endureceu e encaminhou proposta de emenda à Constituição Estadual (PEC) proibindo a anistia de PMs amotinados. Há quem diga que o saldo para o então governador acabou sendo positivo porque teria mostrado firmeza a não ceder ao movimento considerado político. Adversários o criticam por ter deixado a situação chegar no limite.
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Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias