CIDADES
Natal de Ouro Preto 2024: evento cultural atrai 90 mil pessoas e gera impacto econômico de R$ 21 milhões

O Natal de Ouro Preto movimentou as ruas com magníficas celebrações natalinas que iluminaram a cidade mineira
Do dia 23 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, Ouro Preto foi adornada com mais de um milhão de pontos de luz, transformando os cartões postais da cidade em um verdadeiro espetáculo natalino, e maior árvore de natal das cidades históricas, em frente ao Museu da Inconfidência. O evento cultural, em sua terceira edição consecutiva, tem realização da Prefeitura de Ouro Preto e o Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig. A empresa Holofote Cultural foi a produtora e organizadora do evento.
A organização inovou ao integrar o Natal da Mineiridade às festividades, uma celebração que homenageou Minas Gerais e suas ricas tradições. Ao longo do evento, os visitantes puderam explorar e apreciar os variados costumes de diferentes regiões do estado. Além da iluminação, as celebrações tradicionais, como as Pastorinhas, os corais e o Desfile do Zé Pereira, enriqueceram a programação do evento.
A decoração deste ano quis valorizar as janelas e sacadas de Ouro Preto, explica o secretário de Turismo e Cultura, Flávio Malta. “Ouro Preto é uma cidade patrimônio do mundo e, por isso, nós buscamos valorizar as janelas, sacadas, as praças e os largos. Na Praça Tiradentes, a árvore de Natal é para simbolizar que Ouro Preto é, sim, um dos mais importantes destinos de Natal”, completa Malta.
Outro sucesso realizado no Natal de Ouro Preto foi a Projeção Iluminada Cemig, que uniu tecnologia, luz e história. Este ano, a projeção mapeada teve como tema o Natal da Mineiridade. “O Natal em Minas Gerais é único! É onde há o momento de encontro das famílias e também de descoberta das riquezas culturais, históricas e naturais do estado, destacando o melhor da mineiridade”, comenta Gilson Antunes, coordenador do evento e diretor da Holofote.
Pesquisa
Segundo estimativas da Secretaria de Turismo, um público de 90 mil pessoas passou pela cidade, com visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Dinamarca, Inglaterra, Chile, Venezuela e de cidades próximas como Belo Horizonte, Mariana e a própria Ouro Preto, entre outras. O público era diversificado, mas o grupo de 19 a 25 anos foi o mais representativo (18,5%), indicando uma forte presença jovem.
A pesquisa realizada no evento revelou que 36,5% dos participantes possuíam ensino superior completo. Considerando também os participantes com pós-graduação, esse percentual sobe para 51%. Uma possível explicação para esse alto índice é a presença da Universidade Federal de Ouro Preto na cidade.
A expectativa média de gasto dos participantes foi de R$ 241,29, sendo que as mulheres apresentaram uma expectativa ligeiramente superior à dos homens. Pessoas com ensino superior completo tiveram a maior expectativa de gasto médio (R$ 291,60), indicando uma possível correlação entre nível de instrução e disposição para gastar. As faixas etárias entre 26 e 55 anos apresentaram as expectativas de gasto médio mais elevadas. Turistas apresentaram uma expectativa de gasto médio 2,4 vezes maior que os moradores de Ouro Preto, indicando um impacto econômico mais expressivo desse público na cidade.
Com base nas estimativas de expectativa de gasto geral, incluindo gastos de moradores e turistas, projetou-se uma receita aproximada de 21 milhões de reais para todos os dias com programação. Em relação a satisfação do público com o evento, a maioria dos participantes avaliou o evento como excelente (40,17%) ou muito bom (28,11%). Avaliações positivas superaram significativamente as avaliações neutras ou negativas.
De acordo com Felipe Guerra, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, o objetivo do evento é aquecer ainda
é aquecer ainda mais a economia local, diversificando a economia para além da mineração.
“Ouro Preto teve uma baixa no turismo neste período do ano, porque normalmente as pessoas não visitam a cidade em dezembro. Faz três anos que estamos com um grande evento de Natal que tem atraído muitos turistas. Por isso, temos ainda apoio do Plano de Apoio à Diversificação Econômica de Ouro Preto (Pade), que tem como objetivo tirar a dependência que a cidade tem da mineração”, explica Felipe Guerra.
A principal motivação para participar do evento foi a confraternização e o lazer (33,7%), seguido por tradição, história e cultura (30,5%). Acompanhar família e amigos também foi uma motivação significativa para 19,7% dos entrevistados.
Também é possível considerar a proporção de participantes que vieram atraídos pela programação do evento, chegando a 18,5% nas pesquisas. Programação esta, que contou com a participação de cerca de 455 artistas (bandas, papai noel, teatro, corais, fanfarra, folia de reis, entre outros gêneros artísticos), atraiu um público diversificado e gerou um efeito multiplicador na economia local.
O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto (CDL), Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Buena Vista Hostel.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.


CIDADES
Emenda Milionária: Alex Cavalcante leva Maurício do Vôlei para a região e Pratápolis conquista recursos históricos para a saúde

O município de Pratápolis acaba de conquistar uma das maiores emendas parlamentares de sua história. O deputado federal Maurício do Vôlei (PL-MG) oficializou o repasse de R$ 1.050.993,00 (hum milhão, cinquenta mil e novecentos e noventa e três reais) ao Fundo Municipal de Saúde, valor que será destinado ao custeio da Atenção Primária, fortalecendo os atendimentos à população local.
A conquista é resultado direto da articulação do assessor parlamentar, Alex Cavalcante Mochila, que tem construído pontes entre lideranças regionais e o mandato do deputado. A história desse avanço começou em 2024, quando Alex conheceu o vice-prefeito Gustavão, também do PL, durante uma agenda em defesa do produtor rural na MegaLeite, em Belo Horizonte. Os amigos se encontraram no famoso Café dos Motoristas e dali nasceu uma aliança política sólida, pautada por interesses comuns como o desenvolvimento do agro, o fortalecimento da saúde e o apoio ao esporte e turismo da região.
“É uma alegria poder retribuir com trabalho e resultado. Em Pratápolis, a política está sendo feita de forma séria e técnica, unindo forças pelo bem comum. Vi isso no dia em que visitei a Denise no gabinete, quando ela ainda era prefeita. No ano passado conheci o Gustavão e de lá pra cá , com muita verdade e trabalho as coisas estão acontecendo no seu curso normal” Declarou Alex, que fez questão de registrar sua gratidão à ex-prefeita Denise, hoje secretária municipal de Saúde e ao amigo Gustavão.
O prefeito Everilson Cleber Leite, gestor brilhante, que está em seu terceiro mandato e é amplamente querido pela população pratapolense, ele organizou uma visita do assessor parlamentar do deputado com toda sua equipe de trabalho, além dos vereadores da base e de parte do secretariado, participaram diretores de escolas e servidores de carreira. Durante a visita, Alex compartilhou sua trajetória de vida, demonstrando profundo conhecimento da região e a grande vontade e preparao para trabalhar pelo bem daqueles que mais precisam das insituições públicas, ele também anuciou oficialmente a emenda milionária.
“Onde chega uma emenda parlamentar, principalmente para a saúde, chega também esperança para centenas de pessoas que aguardam nas filas do SUS por exames, cirurgias e atendimento digno.” afirmou Cavalcante.
Além da histórica emenda à saúde, através do chefe de ganinete, Alex e Maurício já articulam novas conquistas para Pratápolis. Está em fase avançada o projeto “Campos de LED”, que prevê a reforma e modernização do estádio municipal, orçado em R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reias), ação contou com a influência política do chefe de gainete do deputado, Aldo Zago, que organizou a agena no Estado. Além da assessoria parlamentar Alex é representante das Escolinhas de futebol do Corita e já está em fase avançada a implatnação da Escolinha Coxa no munícipio, que atenderá cerca de 300 crianças com uniforme completo, inclusão social e formação cidadã através da comunidade esportiva.
O deputado Maurício do Vôlei visitou Pratápolis no ano passado e ficou encantado com o povo e assumiu o compromisso de ser parceiro da cidade. Para ele, o mandato deve ser construído para todos os mineiros, independentemente do retorno eleitoral do passado — e que agora podem ser criadas novas pontes com a população. Com base no diálogo, na confiança e na visão de futuro, Pratápolis passa a integrar um projeto maior: uma política feita com resultado, lealdade e compromisso com quem mais precisa.
“Trabalho todos os dias para deixar um legado. Ter amigos como o prefeito Everilson , o Gustavão e a Denise , fortalecem a nossa vontade de tranformar a vida das pessoas.” declarou Maurício do Volei.
Somando essa ação aos demais recursos já indicados para nossa microregião, Maurício do Vôlei ultrapassa a marca de R$ 5 milhões destinados à saúde pública em mais de 30 cidades da região.

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