Coluna Minas Gerais
40º Congresso Mineiro de Municípios da AMM será transmitido ao vivo pelo canal AMMTVMinas no YouTube
AMM | Divulgação
Os gestores e servidores públicos que não puderem comparecer ao 40º Congresso Mineiro de Municípios poderão acompanhar o evento ao vivo pelo canal da AMMTVMinas no YouTube: https://www.youtube.com/@AMMTVMinas. A transmissão será simultânea dos painéis e palestras realizadas no Palco Minas Gerais e no Auditório AMM.
Transmissões ao vivo:
-
Dia 06/05 (Terça feira):
. 09h – Abertura solene, no Palco Minas Gerais
. 13h30 – 4º Fórum de Licitações e Contratações Públicas – Novos desafios da Lei 14.133/2021, no Palco Minas Gerais
. 13h30 – 2º Fórum Mineiro de Comunicação, no Auditório AMM
-
Dia 07/05 (Quarta feira):
. 09h – Fórum sobre a Reforma Tributária e os impactos para os municípios, no Palco Minas Gerais
. 09h – Fórum Sebrae Minas, no Auditório AMM
. 13h30 – Fórum Sebrae, no Auditório AMM
. 17h30 – Posse da nova diretoria da AMM (2025–2028), no Palco Minas Gerais
. Confira a programação completa no site oficial ou clicando aqui
Um congresso histórico
Realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o congresso celebra em 2025 sua 40ª edição, com o tema:
“Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://congresso.amm-mg.org.br/40/. A expectativa é reunir 10 mil pessoas nos dias 6 e 7 de maio de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte.
Principais destaques do evento:
-
2º Fórum Mineiro de Comunicação
Dia 6/5, com palestra de Marcelo Vitorino, referência nacional em comunicação governamental e marketing político, com o tema:
“Como vencer o desafio de comunicar bem com os cidadãos e ter a gestão reconhecida” -
13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal
Entrega no dia 6/5, às 17h30, destacando iniciativas inovadoras em Educação, Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico. -
Posse da nova diretoria da AMM
Acontece no dia 7/5, com a posse do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, como presidente da entidade para o triênio 2025–2028. -
38ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios
Com expositores de soluções, produtos e serviços para a gestão pública, promovendo networking, inovação e parcerias estratégicas.
Serviço:
-
Evento: 40º Congresso Mineiro de Municípios
-
Data: 6 e 7 de maio de 2025
-
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte
-
Inscrições: Gratuitas, pelo site https://congresso.amm-mg.org.br/40/
Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo
Crédito: Rodney Costa
FAEMG SENAR | Divulgação
Produtores rurais mineiros que buscam aperfeiçoar a produção, melhorar a gestão da propriedade e se preparar para os desafios do mercado contam com uma ampla rede de apoio em todo o estado. Presente nos municípios por meio dos Sindicatos de Produtores Rurais, o Sistema Faemg Senar reúne entidades que atuam de forma integrada para representar, capacitar e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais.
Formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas), pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e pelos Sindicatos de Produtores Rurais, o Sistema oferece soluções que vão da representação institucional à assistência técnica, passando por capacitação profissional, educação, saúde, inovação e pesquisa.
A Faemg é a entidade responsável pela representação política dos produtores rurais mineiros. Considerada a maior federação da agricultura e pecuária do Brasil, reúne 401 Sindicatos associados e atua na defesa dos interesses econômicos, políticos e sociais da categoria.
Já o Senar Minas é responsável por levar formação profissional e conhecimento diretamente ao campo. Por meio de cursos e programas gratuitos, a instituição atende produtores e trabalhadores rurais interessados em aumentar a produtividade, melhorar a renda e garantir mais qualidade de vida para suas famílias.
O Senar também oferece cursos técnicos e de graduação e executa o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que acompanha produtores com orientação especializada para aprimorar a gestão e os resultados das propriedades rurais.
O investimento em pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento é reforçado pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes). A instituição desenvolve e executa projetos voltados ao fortalecimento da agropecuária mineira, firma parcerias, capta recursos e investe em pesquisa e tecnologia, além de criar ferramentas que ampliam o acesso à informação no campo.
Na ponta desse trabalho estão os Sindicatos de Produtores Rurais, que funcionam como a principal porta de entrada para os produtores que desejam acessar os serviços do Sistema Faemg Senar. Com atuação próxima à realidade local, os Sindicatos identificam demandas, promovem cursos, programas e ações e oferecem serviços que impactam diretamente a produtividade, a gestão e a qualidade de vida no meio rural.
Ao fortalecer os Sindicatos, o Sistema Faemg Senar amplia o alcance das ações e garante mais representatividade e valorização ao produtor rural. Para quem quer se desenvolver, inovar e crescer no campo, o primeiro passo é procurar o Sindicato de Produtores Rurais do seu município.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásDo ATeG Café+Forte para o programa Mais Você
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásComércio de Uberlândia acima da média
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás15 bi é o custo para recuperação de rodovias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásBR&381 com radares em 68 pontos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSetor de sorvetes denuncia possíveis práticas anticoncorrenciais de multinacionais e pede explicações sobre preços no Brasil
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás“Sá Biquinha”: café cheio de histórias e memórias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásForrageiras mostram alto desempenho no semiárido
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSítio Cascalho: histórias de superação na cafeicultura



