Coluna Minas Gerais

Alimentação fora de casa mais cara

Publicados

em

Foto: Marcelo Camargo/AgBR)

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Alimentação fora de casa mais cara
O setor de alimentação e bebidas foi um dos grupos que mais contribuiu para o aumento da inflação em Uberlândia durante o mês de março, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais (Cepes). O resultado foi influenciado principalmente pela “alimentação fora do domicílio”, que teve alta de 1,69% durante o período. Segundo o levantamento feito pelo instituto de economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) geral apresentou uma variação de 0,13% no último mês. A alta acumulada no ano está em 1,21% e a acumulada em 12 meses é de 3,96%. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/37874/alimentacao-casa-fica-cara-puxa-inflacao-uberlandia

Voos BH/Flórida serão retomados
A Azul Linhas Aéreas anunciou que retomará, a partir do dia 2 de julho, os voos diretos entre Belo Horizonte e Fort Lauderdale, na Flórida (EUA). A operação será sazonal e seguirá até dezembro, com três voos semanais partindo do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), o segundo maior hub da companhia no Brasil. Ao todo, serão 158 voos operados entre julho e dezembro, somando chegadas e partidas. A medida integra o planejamento estratégico da Azul para atender à alta demanda de viagens no período de férias escolares e verão nos Estados Unidos. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/variedades/turismo/2025/04/belo-horizonte-voltara-a-ter-voos-diretos-para-florida-eua/?utm_source=whatsapp&utm_medium=Refer%C3%AAncia&utm_term=gerais

Caxambu combate bullying
Desde o dia 9 de abril, a Secretaria Municipal de Educação de Caxambu, em parceria com a equipe de psicologia educacional, tem promovido uma série de palestras nas escolas da rede municipal com o tema central do combate ao bullying. A ação busca conscientizar os alunos sobre a importância do respeito mútuo, da empatia e do diálogo como ferramentas fundamentais para a construção de ambientes escolares mais saudáveis e seguros. As palestras estão sendo realizadas em diversas unidades escolares. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/educacao-de-caxambu-promove-palestras-contra-o-bullying-nas-escolas-municipais/

Leia Também:  Montes Claros em situação de emergência

Arcos faz festival de gastronomia
A 4ª Edição do Festival de Gastronomia de Arcos irá começar dia 30 de abril e terminar dia 04 de maio. Serão 50 barracas, sendo nove de empreendedores de Itapecerica e as demais, de Arcos. A praça Floriano Peixoto, local do evento, está sendo preparada. Os tradicionais fornos para assar as quitandas já foram montados, assim como algumas barracas e o palco. O primeiro show, dia 30 de abril, será da dupla Israel e Rodolfo (sertanejo universitário). (Correio do Centro Oeste – Arcos)
https://www.jornalcco.com.br/festival-de-gastronomia-de-arcos-comeca-na-proxima-quarta-feira-30

Itabirito debate plano diretor
A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Política Urbana e Habitação, realizará neste sábado (26), a 1ª Conferência Municipal das Cidades e, como parte da programação, a audiência pública de lançamento da revisão do Plano Diretor do município. A Conferência será realizada no Centro Administrativo, com credenciamento aberto às 7h30. O evento marca a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que tem como tema: “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/itabirito/itabirito-realiza-neste-fim-de-semana-audiencia-publica-de-lancamento-da-revisao-do-plano-diretor/

Leia Também:  Pesquisadores identificam primeiro organismo que se alimenta de vírus

Balanças fiscalizadas em Poços
Em uma ação conjunta, o Procon Municipal e o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM) realizaram uma operação de fiscalização no Mercado Municipal de Poços de Caldas. O objetivo foi garantir a exatidão na pesagem dos produtos, principalmente os vendidos a granel, e reforçar a confiança nas relações de consumo. Ao todo, foram aferidas 120 balanças. Uma delas apresentou irregularidade que resultava em prejuízo ao fornecedor, o qual foi notificado para regularização. Outras duas estavam fora das especificações exigidas e foram interditadas por não possuírem modelo aprovado pelo Inmetro. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/04/24/procon-e-ipem-mg-fiscalizam-balancas-no-mercado-municipal/

Guaxupé quer curso de medicina
O projeto para a implantação de um curso de Medicina em Guaxupé deu novos passos concretos nesta semana, sinalizando avanços importantes nas articulações entre instituições de ensino superior, autoridades municipais e órgãos reguladores. A proposta, que há anos mobiliza expectativas na cidade, voltou a ganhar fôlego com a visita técnica de representantes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univas), sediada em Pouso Alegre. A instalação do curso é vista como uma ação estratégica, tanto para a ampliação da oferta de formação médica quanto para o fortalecimento da estrutura hospitalar e dos serviços de saúde da microrregião. (Revista Midia Brasil – Guaxupé)
https://www.revistamidiabrasil.com.br/post/curso-de-medicina-em-guaxup%C3%A9-avan%C3%A7a-com-apoio-institucional-e-visitas-t%C3%A9cnicas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina

Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.

“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”

Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.

“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.”João Martins, presidente da CNA

Objetivos e temáticas

Leia Também:  Secretaria de Estado de Educação reestrutura repasses para alimentação escolar e garante mais recursos para as unidades escolares

O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:

  • Tendências de consumo no Brasil e no exterior

  • Qualidade e padrões de carne para produtores

  • Carne do futuro e tecnologias de produção

  • Expectativas sobre o mercado do boi

  • Casos de sucesso na pecuária

  • Apresentação de cortes especiais

Perfis confirmados

Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:

  • João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

  • Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg

  • Governador Romeu Zema (MG), convidado especial

  • Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.

Importância regional e nacional

Leia Também:  Montes Claros em situação de emergência

Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.

O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA