Coluna Minas Gerais

Aluguéis sobem 8,50% em Uberlândia

Publicados

em

Foto: Celso Ribeiro/Arquivo Diário

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Aluguéis sobem 8,50% em Uberlândia
Os preços dos aluguéis residenciais registraram uma alta de 8,50% nos últimos 12 meses em Uberlândia, segundo dados do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M). O valor está acima da inflação oficial acumulada no país durante o mesmo período, de 5,48%, pressionando o orçamento das mais de 210 mil famílias que vivem de aluguel na cidade. O IGP-M é usado como fator de reajuste em alguns contratos de aluguel, sejam eles comerciais ou residenciais. O índice havia registrado deflação de 0,34% em março, mas voltou a crescer em abril, puxado pela alta do Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que subiu de 0,38% em março para 0,59% em abril. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/37947/uberlandia-aluguel-residencial-sofre-alta-850-12

Mineira supera Google e Microsoft
A empresa mineira Reportei foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, o melhor software de marketing do mundo na categoria dashboards pelo ranking da GetApp, superando gigantes como Google e Microsoft. Fundada em 2015, a plataforma oferece soluções automatizadas para marketing e vendas, atendendo mais de 10 mil clientes em 50 países com operação 100% remota e sem investimento externo. Reconhecida por sua eficiência, integração com múltiplas plataformas e foco em relatórios e dashboards, a Reportei também conta com ferramentas como inteligência artificial e automação (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/atualidades/empresa-mineira-supera-google-e-microsoft-e-vence-premio-mundial/

Araxá constroi sede do SAMU
A Prefeitura de Araxá iniciou nesta semana a construção da sede própria do SAMU, que funcionará em um prédio anexo ao Corpo de Bombeiros, em terreno cedido pela corporação, visando oferecer mais agilidade no atendimento de urgência. A obra, executada pela M Y Engenharia, de Uberlândia, tem valor contratado de R$ 315.943,24 e prazo de 90 dias para conclusão, embora a gestão municipal busque antecipar a entrega. A estrutura contará com alojamentos e garagem para ambulâncias, com parte da área de limpeza sendo compartilhada com os bombeiros. Durante as obras, o serviço continua funcionando em base provisória, com duas ambulâncias. (Clarim.Net – Araxá)
https://clarim.net.br/prefeitura-de-araxa-inicia-construcao-da-sede-propria-do-samu/

Leia Também:  Presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, oficializa candidatura à reeleição

Lafaiete em campanha dos Heróis Solidários
A campanha Material Escolar Solidário 2025, organizada pelo grupo Heróis Solidários em Conselheiro Lafaiete, arrecadou 150 kits escolares para crianças em situação de vulnerabilidade, com o apoio de voluntários, empresas e a comunidade local. Com o lema “Levar esperança também é um ato de amor”, a iniciativa contou com postos de coleta em diversos pontos da cidade e recebeu ampla divulgação por veículos de comunicação e instituições parceiras. Para os idealizadores, mais do que doar materiais, a campanha representa um gesto de incentivo, dignidade e aposta na educação como caminho para um futuro melhor. (Jornal Correio da Cidade – Lafaiete)
https://jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/41488-lafaiete-campanha-dos-herois-solidarios-arrecada-150-kits-escolares-para-criancas

Rede Hilton anuncia hotel na Canastra
A Hilton anunciou nesta segunda-feira, 6, a assinatura de um novo acordo com a Atlantica Hospitality International e a UTG Engenharia para a construção do DoubleTree by Hilton Serra da Canastra, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2028. Localizado em São João Batista do Glória, na divisa com Capitólio (MG), o hotel será o mais novo empreendimento da marca no Brasil, oferecendo estrutura completa de lazer e acesso exclusivo ao Lago de Furnas. No mês passado outro complexo hoteleiro foi anunciado para a região, no município de Cássia. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/lago-e-serra-da-canastra-ganhara-novo-hotel-doubletree-by-hilton-em-2028

Leia Também:  Falta de Insulina NPH em Divinópolis

Jequitinhonha debate o SUS
A estruturação dos componentes municipais de auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS) foi o tema de destaque da reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da macrorregião de Saúde Jequitinhonha, realizada na terça-feira, 29, no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina. O encontro reúne mensalmente gestores de saúde dos 31 municípios do território e representantes da regional de saúde, com o objetivo de pactuar decisões sobre a organização, financiamento e execução das ações e serviços do SUS na região.(Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=29729

Anglo anuncia apoio para projetos
A AngloGold Ashanti, uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, reafirma seu compromisso com a cultura ao investir R$ 1,6 milhão em novos projetos em parceria com a Orquestra Ouro Preto em 2025. A histórica parceria entre as instituições, que já rendeu encontros artísticos memoráveis, traz uma programação vibrante e diversa para o público mineiro neste novo ciclo, com destaque para três grandes projetos: o show de Carlinhos Brown no Palácio das Artes em Belo Horizonte, a apresentação de Lendas do Rock em Sabará e Caeté, e a inédita colaboração com o DJ Kvsh em Nova Lima. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/orquestra-ouro-preto-e-anglogold-ashanti-anunciam-novos-projetos-culturais-para-2025/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sítio Cascalho: histórias de superação na cafeicultura

Publicados

em

O Sítio do Cascalho, em Natércia, no Sul de Minas, faz jus ao nome. Por lá, o solo repleto de pedregulhos é sinônimo de desafios, mas também marca registrada do esforço e da resiliência que atravessam quatro gerações da família de Leandro Henrique da Silva Almeida. Uma história iniciada há quase um século e que hoje se traduz em uma lavoura onde 90% da produção é de café especial.

História

O bisavô de Leandro chegou à região há cerca de 100 anos e iniciou o cultivo de mandioca e a criação de gado para subsistência. Com o passar do tempo, o avô, Vicente Olímpio, deu continuidade ao trabalho e, além da mandioca e da pecuária, passou a produzir arroz. Na época, apenas o excedente era comercializado.

O café só chegou ao Sítio do Cascalho anos mais tarde, quando a cafeicultura ganhou força no município. Foi nesse momento que o avô decidiu investir na produção. Segundo Leandro, o primeiro plantio foi feito de forma totalmente manual, com uso de enxada e muito esforço para manejar o solo cheio de cascalho. O resultado foi cerca de mil pés de café, que renderam 12 sacas colhidas.

Leia Também:  Presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, oficializa candidatura à reeleição

Com a experiência acumulada pelos antepassados, o pai de Leandro, Márcio Batista, decidiu dar mais um passo. Vendeu dois garrotes e investiu em mudas, adubo e no manejo da terra. Ainda na década de 1990, conseguiu um trator emprestado, o que garantiu um preparo mais eficiente do solo. O esforço deu resultado: no primeiro ano, foram três mil mudas plantadas, que se multiplicaram ao longo dos anos graças ao trabalho conjunto da família.

Desafios e sucessão familiar

Há seis anos, a família enfrentou um dos momentos mais difíceis de sua história: uma tempestade de granizo destruiu 80% da lavoura. Diante da adversidade, Leandro, recém-formado no ensino médio, retornou ao sítio e buscou outros empregos para ajudar a família, enquanto o pai se dedicava à reconstrução da produção.

“A natureza nos ensina muita coisa, principalmente a resiliência. Ver meu pai reconstruir a lavoura, não desistindo do que sempre foi o nosso sustento, isso formou o meu caráter, aumentou a minha fé e, depois de passar por isso e ver a reconstrução, tudo se torna mais satisfatório”, lembra Leandro.

Essa trajetória foi registrada em um dos capítulos do livro “Os jovens, as gerais e o agro”, projeto da Faemg do qual Leandro foi convidado a participar.

Leia Também:  Uberlândia: PCMG recebe viaturas para reforço dos trabalhos policiais

Evolução

Desde então, a família se uniu ainda mais em torno da cafeicultura. Leandro conta que realizou todos os cursos do Senar voltados ao café, além de capacitações no Instituto Federal de Minas Gerais, campus Muzambinho. Atualmente, ele cursa Agronomia. Com essa bagagem, passou a sugerir melhorias no pós-colheita, na separação dos grãos por talhão, na formação de lotes distintos e na identificação das características de cada café.

Hoje, o Sítio do Cascalho conta com cerca de 30 mil pés de café, sendo 20 mil pertencentes a Márcio e 10 mil a Leandro. Juntos, produzem aproximadamente 200 sacas por safra, com 90% de café especial. Parte da produção é comercializada com cafeterias de Belo Horizonte, enquanto o restante é destinado à produção própria, com torra e empacotamento. Atualmente, são 50 pacotes por mês, com expectativa de crescimento.

“O café vai continuar sendo o sustento da minha família, mas pretendo melhorar o nível tecnológico das lavouras, com maior produtividade e com foco maior em qualidade”, planeja Leandro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA