Coluna Minas Gerais

Azeite mineiro é 3º melhor do mundo

Publicados

em

Foto: Divulgação Régis Silva

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

 
Azeite mineiro é 3º melhor do mundo
Mais um azeite mineiro conquista o mundo. O azeite Coratina, da Vinícola Essenza, produzido na Serra da Mantiqueira, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, foi eleito o melhor azeite do Brasil, no Terraolivo IOOC 2025 Awards. Promovida por Israel, a premiação é uma das principais competições internacionais de azeite extravirgem. Na manhã de ontem (15), durante um evento na Ilha de Chipre, a marca recebeu o título “Best Of Brazil” ou “O melhor do Brasil” e posicionou a vinícola no ranking dos 10 melhores produtores de azeite do mundo, em 3º lugar, atrás apenas da Espanha. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/azeite-mineiro-eleito-3o-melhor-mundo-1o-brasil/

Carretas deixam Nanuque sem água
Tubulação da Santos Dumont, principal avenida da cidade, estourou em dois lugares na tarde desta terça-feira, 15. O problema é recorrente, devido ao trânsito de carretas com granitos, que chegam a pesar 100 toneladas, em um piso carroçável sem as devidas estruturas, além do sistema de abastecimento ser antigo. As tubulações de Nanuque foram instaladas ainda nos meados do século passado, tem quase 60 anos. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/nanuque-sem-agua

Nossa Senhora do Carmo tem festa
A festa em honra a Nossa Senhora do Carmo está sendo celebrada em 16 de julho em Carmo do Cajuru e Divinópolis. Em Cajuru, onde é feriado municipal, houve missa, procissão, praça de alimentação e apresentações musicais. Em Divinópolis, o Carmelo Imaculada Conceição realizou missa com bênção do escapulário. Na Igreja do Carmo, no bairro Espírito Santo,  missas ao longo do dia e, às 19h, missa solene seguida de procissão luminosa. As celebrações incluem barraquinhas e bênção do escapulário em todas as missas. (G37.com – Divinópolis)
https://g37.com.br/divinopolis/divulgada-a-programacao-das-festas-em-honra-a-nossa-senhora-do-carmo-em-cajuru-e-divinopolis/

Leia Também:  Veja os cruzamentos que definira a seleção campeã da Copa do Mundo Feminina

Inaugurado o Núcleo da Delegacia Rural
Foi inaugurado em Três Pontas o Núcleo da Delegacia Rural de Minas Gerais, vinculado à Delegacia Regional de Varginha, ampliando a atuação da Polícia Civil no combate a crimes patrimoniais no campo. A nova unidade atenderá nove municípios da região com equipes exclusivas e estrutura especializada, incluindo uso de tecnologia, drones, armamento pesado e parcerias com sindicatos e produtores rurais. (Correio Trespontano – Três Pontas)
https://jornalcorreiotrespontano.com.br/2025/07/14/inaugurado-o-nucleo-da-delegacia-rural-de-minas-gerais-em-tres-pontas/

Festival Águas de Furnas em agosto
A terceira edição do Festival Águas de Furnas 2025, um dos eventos de vela mais promissores do calendário nacional, já tem data confirmada: será realizada de 15 a 17 de agosto de 2025, no Lago de Furnas, abrangendo os municípios de Capitólio, São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. O festival, realizado no Lago de Furnas, celebra os atributos naturais da região por meio de esportes náuticos e atividades ao ar livre, promovendo natureza, sustentabilidade e inclusão esportiva. A edição de 2025 promete ser a maior até o momento, reunindo velejadores de todo o Brasil, incluindo atletas das classes olímpicas ILCA (Laser) e NACRA17, além de todas as categorias de veleiros. (Portal Estrada Nacional)
https://www.estradanacional.info/post/festival-%C3%A1guas-de-furnas-ser%C3%A1-realizado-de-15-a-17-de-agosto

Leia Também:  Veja quais são as expectivas para o mercado da soja no Brasil e no mundo

Concurso de Queijos abre inscrições 
Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o 18º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais, promovido pela Emater-MG. Gratuito, o concurso busca valorizar a tradição queijeira do estado e reconhecer os melhores produtores mineiros. As inscrições devem ser feitas presencialmente nos escritórios da Emater-MG, com entrega das amostras até 1º de setembro. Podem participar produtores com registro em serviços de inspeção e classificação prévia em concursos regionais, com categorias que contemplam diferentes tipos de maturação e regiões como Canastra, Serro, Araxá, entre outras. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)
https://www.jornalesplanada.com.br/concurso-estadual-de-queijos-artesanais-de-minas-abre-inscricoes-para-edicao-2025#google_vignette

Gaapo inaugura Unidade em Poços
O Gaapo inaugurou em Poços de Caldas a primeira Unidade de Reabilitação Oncológica com sala estruturada para fisioterapia pélvica oncológica da cidade, oferecendo atendimento gratuito para tratar condições como dor, incontinência e paralisias decorrentes do câncer. O espaço foi viabilizado com a arrecadação de R$ 134 mil por meio do projeto Renovando Esperanças, lançado em 2024 por alunos do RenovaBR, com apoio da imprensa local, da comunidade e de empresas. (Jornal da Cidade – Poços de Caldas)
https://www.jornaldacidade1.com.br/gaapo-inaugura-unidade-de-reabilitacao-oncologica-de-pocos#google_vignette

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Queijeiros do Norte de Minas celebram conquistas em concursos internacionais

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

As últimas semanas foram de comemoração para os produtores de queijo do Norte de Minas, que conquistaram mais de 20 medalhas em duas das mais importantes premiações do país: a ExpoQueijo Araxá e o Prêmio Queijo Brasil / Festival Nacional do Queijo, realizado em Blumenau (SC).

Os destaques vieram de produtores dos municípios de Porteirinha, Manga e Catuti – este último com a maior quantidade de prêmios. A queijaria Xodó, comandada pelo casal Sara Manoel e Marcelo Maurício, levou para casa cinco medalhas no Prêmio Queijo Brasil, incluindo duas de ouro. Com pouco mais de quatro anos de atividade, essa foi apenas a segunda participação da queijaria em concursos.

“Desde que finalizamos os cursos do Senar Minas, começamos a produção. Com o apoio da instrutora Luciana Godinho, fomos aperfeiçoando nossos queijos. Receber cinco medalhas em um concurso com dois mil inscritos é um sonho realizado. O Senar teve papel fundamental para iniciarmos com conhecimento, qualidade e profissionalismo”, afirmou o casal.


Medalha de ouro também em Manga

Também premiados com dois ouros inéditos na ExpoQueijo Araxá, Edivaldo Lôpo de Alkimin e João Vitor Alkimin, gestores do Laticínios Vista Alegre (Manga), comemoraram a conquista. A empresa familiar se destaca pela sustentabilidade e integração na fazenda. A participação no concurso foi incentivada por consumidores e especialistas, que reconhecem a qualidade do produto.

“Iniciamos nossos processos produtivos com os cursos do Senar, ainda no ano 2000, e desde então buscamos aperfeiçoamento. Os queijos premiados são produzidos com a mesma receita há anos. Essa conquista vai muito além das medalhas – representa o reconhecimento de um trabalho sério, feito com dedicação e responsabilidade”, ressaltou João Vitor.


Premiações

ExpoQueijo Araxá (junho/2025)
Premiações do Norte de Minas:

  • Laticínios Vista Alegre (Manga)

    • Ouro – Queijo de leite pasteurizado, casca lisa (até 15 dias) – Queijo Minas padrão

    • Ouro – Queijo de leite pasteurizado, casca lisa (acima de 181 dias) – Queijo parmesão

  • Queijaria Estrela da Serra (Porteirinha)

    • Prata – Queijo de leite cru, massa filada – Queijo tipo nozinho

  • Queijaria Dona Saúde (Porteirinha)

    • Bronze – Categoria Queijo de leite cru

Leia Também:  Corregedoria-Geral de Justiça reúne juízes do Triângulo Mineiro em Uberlândia

Prêmio Queijo Brasil (10 a 13 de julho, Blumenau/SC)
Premiações do Norte de Minas:

  • Queijaria Xodó (Catuti)

    • Ouro – Queijo palito condimentado e Doce de leite tradicional

    • Prata – Queijo Minas padrão e Doce de leite com café

    • Bronze – Queijo palito

  • Requeijão Vó Luzia (Porteirinha)

    • Ouro – Requeijão moreno

  • Queijaria MJ (Porteirinha)

    • Ouro – Requeijão moreno e Manteiga de garrafa

  • Requeijão Toko (Porteirinha)

    • Ouro – Requeijão

  • Queijaria Dona Saúde (Porteirinha)

    • Prata – Queijo cozido palito, Queijo nozinho e Queijo trancinha

  • Queijaria Rubi (Porteirinha)

    • Prata – Queijo trancinha

    • Bronze – Queijo de massa cozida

  • Fazenda 3J (Porteirinha)

    • Prata – Queijo Minas Artesanal

  • Recanto do Queijo (Porteirinha)

    • Bronze – Queijo Minas Artesanal

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA