Coluna Minas Gerais

Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Arial”,sans-serif;}

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Be8 implanta fábrica em Uberaba

Com equipamentos já adquiridos, a empresa Be8 prevê início das obras para a implantação da fábrica de biodiesel em Uberaba no ano que vem. O cronograma foi anunciado a representantes do governo municipal esta semana durante reunião on-line, quando foi entregue o projeto da planta que será construída no Distrito Industrial 3. O projeto da fábrica de biocombustíveis é considerado um dos investimentos âncora para viabilizar o gasoduto até o Triângulo Mineiro, ao lado de uma usina termoelétrica e da planta de amônia. As tratativas com a Be8 estão em andamento desde o ano passado para consolidar o empreendimento. (Jornal da Manhã – Uberaba – Foto: Divulgação)

https://jmonline.com.br/politica/empresa-de-biodiesel-preve-inicio-de-obras-no-di-3-no-ano-que-vem-1.457092

 

Vítima de escravidão é resgatada

Uma mulher vítima de trabalho análogo à escravidão foi resgatada em Além Paraíba, Minas Gerais, após ser forçada a trabalhar como doméstica e cuidadora de um idoso desde 1996, sem salário, férias ou direitos trabalhistas. O resgate ocorreu em 2 de dezembro, após uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego, com apoio do Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal. A vítima, que não tinha quarto próprio, ficou sem registro formal após 2009, e seus direitos foram negligenciados durante três décadas. Com o resgate, a relação de trabalho foi encerrada, o registro foi regularizado e os direitos trabalhistas foram pagos. (Clarim.net – Araxá)

Leia Também:  Magistradas aprovam implantação do teletrabalho no TJMG para as lactantes

https://clarim.net.br/mulher-vitima-de-trabalho-analogo-a-escravidao-e-resgatada-em-minas/

 

Arcoense lança documentário

O escritor e poeta João Evangelista Rodrigues, natural de Arcos, lançou o documentário Os Fascínios da Morte, no dia 18 de dezembro. Dirigido e roteirizado por ele, o curta-metragem de 15 minutos foi gravado em Japaraíba e produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Japaraíba e do Ministério da Cultura. O documentário, que explora as diferentes formas de entender a morte e a história dos cemitérios da cidade, conta com depoimentos de moradores locais. João Evangelista relata a importância de discutir a morte em uma sociedade marcada pela violência e pela banalização desse fenômeno.  (Jornal Correio Centro Oeste – Arcos)

https://www.jornalcco.com.br/escritor-e-poeta-arcoense-lanca-documentario-os-fascinios-da-morte

 

Projeto ”Moradia Saudável” é lançado

O Governo de Minas, a Fiemg, a Fassa Bortolo do Brasil e outras entidades lançaram o projeto-piloto Moradia Saudável, com o objetivo de melhorar as condições de saúde de moradores de favelas em Belo Horizonte, especialmente crianças e adultos afetados pela umidade nas casas. O projeto visa realizar reformas habitacionais, incluindo o revestimento externo de residências em comunidades carentes, para combater a umidade e a proliferação de mofo, que contribuem para doenças respiratórias. As obras devem começar em 2025 e um curso de alvenaria será oferecido pelo Senai-MG para capacitar moradores. (Balcão News – Belo Horizonte)

Leia Também:  Varginha inaugura mercado municipal

https://balcaonews.com.br/2024/12/22/governo-de-minas-fiemg-fassa-bortolo-e-entidades-lancam-o-projeto-moradia-saudavel/

 

Enchentes comprometem abastecimento

A Prefeitura de Coronel Pacheco informa que o abastecimento de água está comprometido devido às fortes chuvas recentes, que podem ter causado entupimento ou rompimento na tubulação, resultando em desabastecimento para os moradores. A equipe está trabalhando com urgência para identificar e solucionar o problema. A Prefeitura solicita que a população economize água até que o serviço seja normalizado. A colaboração da população é essencial para minimizar os impactos dessa situação. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/site/em-coronel-pacheco-abastecimento-de-agua-e-comprometido-devido-as-fortes-chuvas/

 

 

Zoo de Varginha tem melhorias

A Prefeitura de Varginha inaugurou as obras de melhorias no Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota e a nova Portaria. Uma nova portaria foi construída na avenida Otávio Marques de Paula, e um novo estacionamento foi inaugurado. As áreas de visitação foram reformadas e pintadas. Novas placas e sinalização também foram instaladas nas áreas de circulação dos visitantes. Na avenida, uma lombada eletrônica e uma recém-pintada faixa de pedestres garantem a segurança para quem vai acessar a portaria. (Varginha Digital)

https://varginhadigital.com.br/noticias/noticias-de-varginha/portaria-parque-zoobotanico-varginha/

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa

Publicados

em

AMM | Divulgação

AMM aciona Tribunal de Contas e divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
Entidade busca segurança jurídica para mais de 600 municípios mineiros atendidos pela companhia

A Associação Mineira de Municípios (AMM) protocolou, nesta semana, uma consulta formal ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) para obter orientação oficial sobre os impactos da possível privatização da Copasa nos contratos de saneamento firmados com os municípios mineiros.

A iniciativa ocorre em um cenário que envolve mais de 600 municípios que possuem contratos de programa ou de concessão assinados com a companhia, muitos deles celebrados antes do novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal nº 14.026/2020). Com a possível mudança no controle acionário da empresa, a AMM busca esclarecimentos técnicos e jurídicos para orientar gestores municipais diante das exigências previstas no artigo 14 da legislação, que trata da adaptação ou substituição dos contratos após privatização.

Entre os principais pontos questionados ao Tribunal de Contas estão:

  • Se o município tem autonomia para decidir pela continuidade ou não do contrato após a privatização da Copasa;

  • Se existe obrigatoriedade legal de manter o contrato caso a empresa privatizada apresente proposta de adaptação;

  • Quais procedimentos devem ser adotados caso o município opte pelo encerramento do contrato;

  • Se a simples não anuência municipal extingue automaticamente o contrato ou se é necessário processo administrativo formal.

Leia Também:  Magistradas aprovam implantação do teletrabalho no TJMG para as lactantes

A AMM destaca que o posicionamento do TCE-MG é fundamental para garantir segurança jurídica aos gestores, evitando riscos de responsabilização e reforçando a autonomia municipal na gestão do saneamento, prevista na Constituição e já reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.

Além da consulta ao Tribunal, a AMM organiza um encontro com prefeitos dos municípios atendidos pela Copasa, com o objetivo de discutir, de forma técnica e conjunta, os impactos políticos, econômicos e administrativos da possível privatização. A proposta é construir soluções coletivas que assegurem o interesse dos municípios e da população mineira.

Nos últimos meses, a entidade participou de reuniões com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite, além de parlamentares, prefeitos, representantes de agências reguladoras e o presidente da Copasa, Fernando Passalio, aprofundando o debate sobre os efeitos da privatização.

A AMM reforça que seguirá cumprindo seu papel de defesa institucional dos municípios, promovendo diálogo qualificado e fornecendo todas as informações necessárias para garantir respaldo técnico e jurídico aos gestores durante o processo.

A entidade continuará acompanhando o tema e manterá os prefeitos informados assim que houver posicionamento oficial do TCE-MG.

Leia Também:  Varginha inaugura mercado municipal

Belo Horizonte, 03 de dezembro de 2025
Associação Mineira de Municípios – AMM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA