Coluna Minas Gerais

Cáritas revê declaração sobre APA Chapada do Lagoão

Publicados

em

Sigma Lithium | Divulgação

Entidade demostrou equilíbrio e disposição para o diálogo ao reconhecer equívoco ao citar Sigma Lithium em declaração sobre APA Chapada do Lagoão.

Sempre atenta às questões ambientais do Vale do Jequitinhonha e pautada pela transparência e pelo diálogo, a Cáritas Diocesana de Araçuaí e a Regional de Minas Gerais demonstraram sensibilidade ao emitirem uma nota de retratação sobre um equívoco em comunicado anterior. A organização, que vem acompanhando com preocupação a proposta de alteração da Lei Municipal nº 89/2007 — que prevê a redução da Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Lagoão — reconheceu o erro ao citar a empresa Sigma Lithium e demonstrou equilíbrio ao corrigir a informação.

No comunicado original, a Cáritas mencionou que a Sigma Lithium teria firmado, em 2023, um compromisso com o Conselho da APA e o Ministério Público para impedir atividades minerárias na região sem autorização. No entanto, a empresa esclareceu formalmente que não possui pedidos de licenciamento em trâmite na área da APA.

 Diante das informações prestadas pela empresa, a Cáritas revisou sua posição e publicou a retratação. A Cáritas reafirmou sua preocupação com os impactos ambientais da proposta de redução da APA Chapada do Lagoão, destacando que a região é essencial para a segurança hídrica e a biodiversidade do Vale do Jequitinhonha.

Leia Também:  Alerta sobre expansão do semiárido é destaque em seminário da ALMG

A organização reforçou também seu compromisso com a defesa dos direitos socioambientais das comunidades locais e a necessidade de um debate público amplo e participativo sobre o tema.  A discussão sobre a mudança na lei segue em andamento e mobiliza diversos setores da sociedade em Araçuaí e região.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Armazéns da Casemg serão implodidos

Publicados

em

Foto: Reprodução JP

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Armazéns da Casemg serão implodidos
O Governo Municipal de Patrocínio confirmou que recebeu, em Brasília, a autorização oficial para a implosão do antigo silo da Casemg e, simultaneamente, o aval para a futura ligação das Avenidas Jacinto Barbosa e General Astolfo Ferreira Mendes. As duas ações estão diretamente relacionadas, já que a remoção da estrutura – desativada há décadas e considerada um ponto crítico – é condição necessária para viabilizar a interligação viária. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/implosao-do-antigo-predio-da-casemg-ligara-as-avenidas-jacinto-barbosa-e-general-astolfo-ferreira-mendes

Contagem tem identidade turística
Marcando o início de uma estratégia inédita de promoção cultural, histórica e ambiental, Contagem lançou a sua primeira marca turística oficial: “Visite Contagem”. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura e integra uma política mais ampla de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Cercada por outros municípios e frequentemente reduzida à imagem de “cidade-dormitório”, a cidade busca mostrar que abriga uma população criativa e acolhedora, capaz de gerar experiências únicas. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/contagem-revela-primeira-identidade-turistica-e-mira-no-desenvolvimento/

Ouro Preto tem ambulatório de obesidade
A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, deu um passo importante no cuidado com a saúde da população ao anunciar a inauguração do Ambulatório de Obesidade, uma unidade pública destinada ao atendimento e tratamento dessa condição médica. A iniciativa surgiu de uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, por meio de um projeto de acompanhamento de 700 mulheres com alteração de peso, que se estendeu para crianças e adolescentes. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/ouro-preto-passa-a-contar-com-ambulatorio-de-obesidade-na-rede-municipal-de-saude/

Leia Também:  Alerta sobre expansão do semiárido é destaque em seminário da ALMG

35 ton de lixo das bocas de lobo
Os serviços de limpeza urbana retiraram 35,2 toneladas de lixo das bocas de lobo de Juiz de Fora ao longo de novembro. As equipes atuaram em todas as regiões da cidade, realizando limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais. No acumulado de 2025, o volume de resíduos removidos chegou a 250,76 toneladas, encaminhadas ao aterro sanitário. Entre os materiais mais encontrados estão plásticos, como sacolas e garrafas PET, itens geralmente descartados de forma irregular junto ao lixo doméstico e que acabam sendo levados pela chuva para o sistema de drenagem. (Acessa.com)
https://www.acessa.com/cidade/2025/12/298843-juiz-de-fora-recolhe-mais-de-35-toneladas-de-lixo-das-bocas-de-lobo-em-novembro.html

Poços pode extinguir charretes
A Câmara Municipal realizará no dia 12 uma sessão para deliberar uma das mudanças mais significativas no turismo local das últimas décadas: a extinção definitiva do serviço de charretes por tração animal no município. O projeto institui o novo serviço público especial de transporte turístico denominado Carruagem Elétrica, autoriza sua concessão e extingue formalmente o tradicional serviço de charretes, que há décadas integra o cenário turístico da cidade. A proposta também estabelece medidas de transição social para os trabalhadores que dependiam da atividade. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/12/05/camara-vota-dia-12-projeto-que-extingue-definitivamente-o-servico-de-charretes-por-tracao-animal-em-pocos/

Leia Também:  Guarda Civil de JF vai usar arma

Hospital vai realizar mutirão
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoverá, no próximo sábado, 13, dois grandes mutirões. O mutirão do “Dia E – Ebserh em Ação”, vinculado ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e o mutirão Dezembro Laranja, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com foco na prevenção do câncer de pele. Está prevista a realização de consultas, cirurgias, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/133900/hc-uftm-realizara-mutiroes-no-dia-13-de-dezembro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA