Coluna Minas Gerais
Chuva de riquezas para o campo e a cidade
FOTO: FAEMG | DIVULGAÇÃO
Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG)
Na cidade, elas reabastecem os reservatórios e contribuem para a qualidade de vida; no campo, são essenciais para impulsionar a produtividade e fortalecer a economia nacional. As chuvas, quando bem distribuídas, são fonte de prosperidade para toda a população. Em Minas, as principais regiões tiveram índices pluviométricos que superaram a média histórica neste início do ano, o que, para o setor agrícola, traz expectativas positivas.
A safra de grãos 2024/2025 deve ser a maior já produzida no Brasil, com uma projeção superior a 320 milhões de toneladas. Em relação ao café, que foi fortemente impactado pela seca de 2024, o retorno das chuvas nas principais regiões produtoras trouxe alívio para os cafezais, gerando novas floradas e grãos de melhor qualidade.
A previsão de uma supersafra, somada ao aumento das exportações de produtos primários, fortalece a balança comercial e consolida o Brasil como um protagonista no mercado internacional. Avanços que refletem no desenvolvimento socioeconômico, com a redução das desigualdades sociais e recursos adicionais para investimentos em saúde, educação e segurança.
Os impactos positivos das chuvas não se limitam ao campo. A maior produtividade agrícola se traduz em alimentos mais frescos, diversificados e a preços mais acessíveis nas prateleiras dos supermercados. Além disso, o aumento dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas contribui para a geração de energia a custos mais baixos, diminuindo o valor das contas de luz e trazendo alívio econômico para todos os setores da sociedade.
A abundância de recursos hídricos é vital para o abastecimento das cidades, a irrigação das lavouras e o desenvolvimento de várias atividades econômicas. Contudo, é indispensável utilizar e reservar a água de maneira consciente e sustentável. Investir em tecnologias de irrigação eficientes, sistemas modernos de tratamento de água e ações de preservação dos recursos hídricos para garantir a sustentabilidade do estado e o bem-estar das futuras gerações.
Após a severa seca de 2024, as chuvas abundantes representam um recomeço para muitos setores, especialmente o agrícola. Para os produtores que enfrentaram perdas significativas no último ano, o retorno das precipitações traz um sentimento de alívio e otimismo, além de oportunidades de replanejamento e ajustes nas práticas de manejo.
Mesmo com tantos benefícios, é impossível ignorar as enchentes que devastaram diversas cidades mineiras, causando perdas irreparáveis para inúmeras famílias. Esses eventos reforçam a urgência de investimentos em infraestrutura e planejamento urbano que possam prevenir tragédias futuras. Afinal, se ocorrem de forma equilibrada, as chuvas são fonte de riqueza e contribuem para melhorar a qualidade de vida do campo às cidades.
Coluna Minas Gerais
Agência atesta segurança em minas
Foto: Divulgação NJN
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Agência atesta segurança em minas
A Sigma Lithium anunciou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um parecer técnico atestando a segurança de suas pilhas de estéril e de materiais de lítio. A manifestação do órgão regulador ocorre após uma inspeção realizada no dia 20 de janeiro, motivada por uma campanha de desinformação e “fake news” disseminada nas redes sociais, que questionava a estabilidade das estruturas da empresa. De acordo com a companhia, a resposta da agência foi ágil e reforça a segurança jurídica do setor mineral. (Novo Jornal de Notícias)
Região de Timóteo adere ao pacto
O município de Timóteo sediou a abertura oficial do Pacto Mineiro pela Alfabetização 2026, iniciativa que busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa, até os 7 anos. O encontro reuniu também representantes dos municípios de Marliéria, Jaguaraçu e Antônio Dias, fortalecendo a articulação regional em torno da educação básica. O movimento é fruto de parceria entre o Governo de Minas Gerais, municípios, escolas e professores, com apoio da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, da Undime/MG e da Fundação Getúlio Vargas (Diário do Aço)
Univale integra projeto internacional
A Universidade Vale do Rio Doce (Univale) passa a integrar um novo e relevante projeto internacional de pesquisa em saúde pública, aprovado pelo Heiser Program for Research in Leprosy, iniciativa do The New York Community Trust. O estudo contará com financiamento de US$ 250 mil, distribuídos ao longo de 24 meses, e será desenvolvido em parceria com o Georgia Institute of Technology (Jornal da Cidade).
Defesa Civil em MG será discutida
O deputado estadual Carlos Pimenta propôs, nesta terça-feira (3), durante reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a realização de uma audiência pública para discutir medidas de prevenção às enchentes que atingem diversas regiões do estado. O encontro será no dia 24 de fevereiro e deverá contar com a participação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, da Companhia Energética de Minas Gerais e da Coordenadoria Nacional de Defesa Civil. (Em Tempo – Nanuque)
Sabará leva jabuticaba para feira
A Fiart Cultural encerrou, no último domingo (1º), mais uma edição marcada pelo sucesso, diversidade e valorização da cultura brasileira durante a 31ª edição da Feira Internacional de Artesanato (Fiart), realizada no Centro de Convenções de Natal. Por meio do incentivo do Governo de Minas Gerais, artesãos mineiros participaram da Feira pelo segundo ano consecutivo. Entre eles, a sabarense Dirleia Peixoto, artesã e produtora de derivados da jabuticaba, levou para o Nordeste símbolos que representam a alma cultural de Sabará e de Minas Gerais. (Folha de Sabará)
Formiga vai revitalizar terminal
A Prefeitura de Formiga está decidida a leiloar um terreno de sua propriedade na Rua Alcinda da Cunha de Araújo para usar os recursos na revitalização do Terminal Rodoviário de Formiga. Para isso, ela enviou à Câmara o projeto que autoriza a alienação do imóvel pertencente ao Patrimônio Público Municipal. A alienação de um imóvel é a transferência de sua propriedade para outra pessoa ou entidade, comum em financiamentos, onde o bem fica como garantia (alienação fiduciária). O imóvel tem área de 7.980,13m² e está avaliado em R$2.034.418.28. (O Pergaminho)
https://www.opergaminho.com.br/prefeitura-vai-leiloar-terreno-para-revitalizar-terminal-rodoviario
Câmara proíbe crianças no carnaval
A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (3), um projeto de lei que proíbe a presença de crianças em eventos carnavalescos, artísticos, culturais, LGBTQIA+ e em outras atividades que apresentem nudez ou conteúdos considerados inadequados para menores de idade. A proposta recebeu 24 votos favoráveis, 13 contrários e três abstenções. O texto ainda precisa passar por votação em segundo turno, sem data definida, antes de seguir para sanção ou veto do prefeito Álvaro Damião (Por Dentro de Minas).
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásRecorde na produção mineira de azeite
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásUberlândia perderá 38 orelhões até 28
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCresce aviação executiva em Araxá
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásTurismo em Minas Gerais cresce pelo 3º mês e supera média nacional
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásUsina fotovoltaica avança em Uberaba
-
Coluna Minas Gerais20 horas atrásAMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásCidades de MG entre as 100 maiores arrecadações
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásSenar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos



