Coluna Minas Gerais
Chuva de riquezas para o campo e a cidade
FOTO: FAEMG | DIVULGAÇÃO
Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG)
Na cidade, elas reabastecem os reservatórios e contribuem para a qualidade de vida; no campo, são essenciais para impulsionar a produtividade e fortalecer a economia nacional. As chuvas, quando bem distribuídas, são fonte de prosperidade para toda a população. Em Minas, as principais regiões tiveram índices pluviométricos que superaram a média histórica neste início do ano, o que, para o setor agrícola, traz expectativas positivas.
A safra de grãos 2024/2025 deve ser a maior já produzida no Brasil, com uma projeção superior a 320 milhões de toneladas. Em relação ao café, que foi fortemente impactado pela seca de 2024, o retorno das chuvas nas principais regiões produtoras trouxe alívio para os cafezais, gerando novas floradas e grãos de melhor qualidade.
A previsão de uma supersafra, somada ao aumento das exportações de produtos primários, fortalece a balança comercial e consolida o Brasil como um protagonista no mercado internacional. Avanços que refletem no desenvolvimento socioeconômico, com a redução das desigualdades sociais e recursos adicionais para investimentos em saúde, educação e segurança.
Os impactos positivos das chuvas não se limitam ao campo. A maior produtividade agrícola se traduz em alimentos mais frescos, diversificados e a preços mais acessíveis nas prateleiras dos supermercados. Além disso, o aumento dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas contribui para a geração de energia a custos mais baixos, diminuindo o valor das contas de luz e trazendo alívio econômico para todos os setores da sociedade.
A abundância de recursos hídricos é vital para o abastecimento das cidades, a irrigação das lavouras e o desenvolvimento de várias atividades econômicas. Contudo, é indispensável utilizar e reservar a água de maneira consciente e sustentável. Investir em tecnologias de irrigação eficientes, sistemas modernos de tratamento de água e ações de preservação dos recursos hídricos para garantir a sustentabilidade do estado e o bem-estar das futuras gerações.
Após a severa seca de 2024, as chuvas abundantes representam um recomeço para muitos setores, especialmente o agrícola. Para os produtores que enfrentaram perdas significativas no último ano, o retorno das precipitações traz um sentimento de alívio e otimismo, além de oportunidades de replanejamento e ajustes nas práticas de manejo.
Mesmo com tantos benefícios, é impossível ignorar as enchentes que devastaram diversas cidades mineiras, causando perdas irreparáveis para inúmeras famílias. Esses eventos reforçam a urgência de investimentos em infraestrutura e planejamento urbano que possam prevenir tragédias futuras. Afinal, se ocorrem de forma equilibrada, as chuvas são fonte de riqueza e contribuem para melhorar a qualidade de vida do campo às cidades.
Coluna Minas Gerais
UFU vai mudar vestibular 2026
(Foto: Milton Santos/Comunica UFU)
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
UFU vai mudar vestibular 2026
A partir de 2026, o vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acontecerá em apenas um dia, concentrando as provas da primeira e segunda fase e com duração de 5 horas e 30 minutos. A mudança foi aprovada pelo Conselho de Graduação (Congrad) na última semana. De acordo com a instituição, a primeira fase do vestibular será composta por questões objetivas, englobando as áreas da Base Nacional Comum Curricular, e a segunda será composta pela prova de redação. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39492/vestibular-da-ufu-tera-novo-formato-a-partir-de-2026-entenda
Valadares reforça infraestrutura
Governador Valadares está entre os 38 municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 2015, em Mariana, que serão contemplados com a entrega de maquinário, por meio do Projeto Kit Máquinas. A entrega das máquinas ao município acontece no dia 9 de janeiro. Os maquinários foram adquiridos pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), num total de R$ 90 milhões investidos na compra de 190 equipamentos que serão distribuídos aos municípios. Valadares receberá um total de seis máquinas. (Jornal da Cidade)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/valadares-recebe-maquinas-para-reforcar-a-infraestrutura-rural/
Estrada Caeté/Sabará oferece riscos
A estrada que liga Caeté a Sabará apresenta, de forma recorrente, condições que colocam em risco motoristas, passageiros, ciclistas e agora até pedestres. O trecho que é utilizado, principalmente por caeteenses, como rota alternativa à BR-381 para acesso a Belo Horizonte, tem registrado aumento no fluxo de veículos e, consequentemente, no número de acidentes, independentemente do período do ano. Os riscos aumentaram, pois a via é de pista simples, com acostamento praticamente inexistente, sinalização insuficiente e ausência de iluminação em quase toda a sua extensão. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-sabara-uma-estrada-que-nao-perdoa-erros/
Gurinhatã apoia produtores
A Prefeitura de Gurinhatã, por meio do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e da Secretaria Municipal de Agricultura, segue trabalhando para fortalecer a agricultura familiar e apoiar os pequenos produtores rurais do município. Nesta etapa, a equipe da Secretaria de Agricultura está realizando a preparação do solo na região rural da Rosada, com o serviço de gradeação, garantindo melhores condições para o plantio e contribuindo diretamente para o aumento da produtividade no campo. (Gazeta do Pontal – Ituiutaba)
https://gazetadopontal.com.br/prefeitura-de-gurinhata-reforca-apoio-aos-pequenos-produtores-com-preparo-de-solo-na-regiao-da-rosada/
Mineiros entre os mais influentes
Os empresários mineiros Alex Veiga, Ricardo Gontijo e Rubens Menin foram reconhecidos nacionalmente ao receberem o prêmio “Os 20 + Influentes da Incorporação”, concedido pelas empresas Cupola e Imobi, referências em inteligência, conteúdo e conexão no mercado imobiliário brasileiro. A premiação destaca lideranças que exercem impacto estratégico no setor, influenciando tendências, práticas de gestão e o desenvolvimento urbano no País. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/perfil/mineiros-estao-entre-os-20-mais-influentes-da-incorporacao-imobiliaria-no-brasil/
Palácio vira Casa do Papai Noel
O Palácio da Liberdade, um dos maiores símbolos de Minas Gerais, se transforma mais uma vez na Casa do Papai Noel, oferecendo ao público uma imersão completa no universo natalino. Os ambientes históricos recebem decoração especial que remete ao lar, ao afeto e às memórias que marcam esta época do ano. Dentro da Casa do Papai Noel, os visitantes podem conhecer espaços que revelam detalhes do cotidiano do bom velhinho: o aconchegante quarto, a sala de jantar onde ele toma seu café, o escritório onde organiza as correspondências e prepara as listas, além do ambiente dedicado ao acolhimento das famílias, onde Papai Noel recebe crianças e adultos para momentos de encanto. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/palacio-da-liberdade-ganha-clima-magico-e-se-transforma-na-casa-do-papai-noel/
Manhuaçu amplia abastecimento
Com um investimento previsto de R$ 6,5 milhões, beneficiando mais de 10 bairros e outras localidades, a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, assinou nesta segunda-feira, 15, a ordem de serviço das obras do novo sistema de abastecimento de água da cidade. As obras irão atender diretamente as regiões mais altas de uma ampla faixa urbana, contemplando vários bairros. (Conex 10)
https://www.conex10.com.br/post/0006083/prefeitura-assina-ordem-de-servico-para-ampliacao-do-abastecimento-de-agua-de-manhuacu
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgronegócio mineiro cresce
-
Coluna Minas Gerais16 horas atrásUFU vai mudar vestibular 2026



