Coluna Minas Gerais

Distrito de JF será revitalizado

Publicados

em

Foto: Felipe Couri/TM

Distrito de JF será revitalizado
As iniciativas pública e privada de Minas Gerais têm reunido seus esforços e mirado seus olhares para o Distrito Industrial, localizado na Zona Norte de Juiz de Fora. Mais uma vez, a região, que abriga mais de 170 empresas e indústrias e mantém entre sete a nove mil empregos diretos e indiretos, volta ao debate sobre desenvolvimento econômico regional, com a proposta de receber obras de revitalização para melhorar a infraestrutura e, por consequência, a atratividade e a capacidade de captar investimentos. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/18-05-2025/revitalizacao-distrito-industrial-jf.html

Fórum de Café movimenta Varginha
Nos dias 22 e 23 de maio, Varginha será palco do Café com Tudo – Fórum Regional de Cultura Cafeeira da Microrregião de Varginha, que acontecerá no Centro de Excelência em Cafeicultura do Senar. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas online. Na sexta-feira (23), a programação começa com a palestra do turismólogo e mestre em sustentabilidade do Senar, Gustavo Toledo. Com duas décadas de experiência em turismo rural, Gustavo trará reflexões sobre o tema “Turismo Rural”, com foco na integração entre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, destacando práticas voltadas ao ecoturismo e agroturismo em Minas Gerais. (Gazeta de Varginha)
https://www.gazetadevarginha.com.br/post/caf%C3%A9-turismo-sa%C3%BAde-e-gastronomia-f%C3%B3rum-regional-movimenta-varginha-nesta-semana

Hospital faz operação de feminização vocal
A Santa Casa de Misericórdia de Passos realizou, pela primeira vez em sua história, dois procedimentos cirúrgicos voltados à feminização da voz e da estética laríngea de uma paciente trans. As cirurgias, uma condroplastia laríngea e uma glotoplastia, marcam um avanço significativo no cuidado à saúde de pessoas trans na região, reafirmando o compromisso da instituição com a promoção da diversidade e da inclusão. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/santa-casa-de-passos-realiza-primeira-cirurgia-de-feminizacao-vocal-em-paciente-trans

Leia Também:  Edital Fomenta Turismo Sustentável na Serra da Canastra

MG lança primeiro arroz doce industrializado
A Fiemg, em parceria com a Condimentos Portuense, de Juiz de Fora, e a Agroindústria Mineira, lançou o primeiro arroz doce industrializado do Brasil, marcando um avanço significativo na inovação alimentícia. O produto, desenvolvido com o apoio do Senai, atende à crescente demanda por conveniência e qualidade no mercado de sobremesas. O arroz doce, pronto para consumo, preserva o sabor tradicional enquanto se adapta às exigências modernas de segurança alimentar e sustentabilidade. (Portal Estrada Nacional)
https://www.estradanacional.info/post/tradi%C3%A7%C3%A3o-de-minas-para-o-mundo-primeiro-arroz-doce-industrializado

HMC celebra 60 anos
Com uma história marcada por excelência, inovação e compromisso com a vida, o Hospital Márcio Cunha (HMC) celebrou, na semana passada, seus 60 anos de atuação com uma solenidade especial no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, parceiros institucionais, membros do conselho curador da FSFX e convidados para homenagear a trajetória da Instituição, considerada um marco no desenvolvimento da saúde no Vale do Aço e referência nacional em atendimento de alta complexidade e segurança assistencial. (Jornal dos Vales) https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/54726/hospital-marcio-cunha-celebra-60-anos-com-solenidade-que-destaca-legado-inovacao-e-compromisso-com-a-saude

Leia Também:  Distrito industrial vai diversificar economia em Mariana e região

Montes Claros reforça coleta seletiva
No dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem, uma data que convida à reflexão sobre a importância do reaproveitamento de materiais e seu papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. Em Montes Claros, a Prefeitura tem desempenhado um papel de destaque nesse cenário, promovendo ações que incentivam a coleta seletiva e valorizam o trabalho dos catadores. O Programa Recicla aos Montes é um exemplo dessa iniciativa bem-sucedida, fomentando cinco associações de catadores, quatro na zona urbana e uma na zona rural. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/montes-claros-reforca-compromisso-com-a-reciclagem-e-a-sustentabilidade/

Síndrome faz cidade suspender aulas
Um surto da Síndrome Mão-pé-boca, infecção viral comum, geralmente benigna, fez com que a Prefeitura de Araponga cancelasse, por um período de sete dias, as aulas das escolas municipais Ledir Pedrosa Dias Miranda e José Rodrigues Milagres. De acordo com a prefeitura, a medida preventiva visa proteger a saúde das crianças, professores e colaboradores, além de ter o objetivo de conter a disseminação do vírus. “Pedimos a compreensão e colaboração de todos os pais e responsáveis neste momento.”, declarou. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/surto-de-infeccao-viral-cancela-aulas-de-duas-escolas-em-araponga

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina

Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.

“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”

Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.

“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.”João Martins, presidente da CNA

Objetivos e temáticas

Leia Também:  Municípios mineiros recebem royalties

O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:

  • Tendências de consumo no Brasil e no exterior

  • Qualidade e padrões de carne para produtores

  • Carne do futuro e tecnologias de produção

  • Expectativas sobre o mercado do boi

  • Casos de sucesso na pecuária

  • Apresentação de cortes especiais

Perfis confirmados

Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:

  • João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

  • Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg

  • Governador Romeu Zema (MG), convidado especial

  • Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.

Importância regional e nacional

Leia Também:  Hospital oncológico é ampliado

Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.

O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA