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ExpoQueijo 2025

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FAEMG SENAR | Divulgação

Queijo de Alagoa conquista o prêmio Super Ouro

Pela primeira vez desde sua estreia, em 2019, a ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards entregou seu maior prêmio a um queijo artesanal brasileiro. O grande vencedor do troféu Super Ouro 2025 foi o Queijo Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, em Alagoa, no Sul de Minas Gerais.

O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação, e obteve a maior pontuação entre as mil amostras inscritas por 16 países.

Para o produtor Jayme Porfírio, a conquista foi uma surpresa. Ele conta que enviou dois queijos para o concurso: um com cerca de 200 dias de maturação e outro capa preta, mais macio.
Pessoalmente, eu não gosto de queijo tão maturado, então achei que o capa preta tinha mais chances, porque eu acho mais gostoso”, brinca Jayme.
Mas foi justamente o maturado que levou o prêmio principal, garantindo à queijaria o direito de participar de um concurso internacional no Chile.


Tradição que atravessa gerações

Embora esteja à frente da queijaria há cinco anos, a relação da família Porfírio com o queijo vem de longa data. “O meu bisavô já produzia queijo”, afirma Jayme.

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Mesmo com o saber passado de geração em geração, em 2022 ele se inscreveu no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, com apoio do Sindicato Rural de Baependi. Com orientação da técnica de campo Suelei Reis, Jayme profissionalizou a produção e organizou a gestão.
O principal é a disciplina. A gente que é produtor familiar faz tudo no sítio, está sempre correndo. O ATeG me ensinou a ter mais organização. Mudou tudo”, destaca.


Reconhecimento coletivo

Outros dois produtores atendidos pelo ATeG em Alagoa também foram premiados na ExpoQueijo 2025. E a cidade segue se destacando: no Festival do Queijo Artesanal, realizado entre 12 e 14 de junho, em Belo Horizonte, quatro dos 18 queijos com nota máxima na 3ª Avaliação Técnica dos Queijos ATeG Agroindústria eram de Alagoa e produzidos por propriedades atendidas pelo programa.

Isso mostra que a junção de uma localidade própria, técnica correta, matéria-prima de qualidade e boa gestão fazem toda a diferença no resultado”, avalia Emerson Simão, gerente regional da Faemg Senar na Zona da Mata e Vertentes.

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A técnica Suelei Reis também celebrou:
Eles sempre foram meus produtores mais dedicados, ansiosos por aprender. Fico até emocionada com o Super Ouro. É fruto do esforço da família”.

Ela explica que o atendimento do ATeG é completo: boas práticas, qualidade do leite e da água, tratamento ambiental, desenvolvimento de marca, e até conquista do selo de inspeção sanitária foram acompanhados de perto.


Valorização do queijo artesanal

A ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards já é considerado o maior evento do setor nas Américas, com a participação dos principais países produtores. A edição 2025 ocorreu entre 26 e 29 de junho, no Grande Hotel e Termas de Araxá.

Este ano, o concurso contou com 43 categorias e premiou produtores de quatro países. O Brasil liderou o ranking com 40 medalhas de ouro, seguido por Itália, Argentina e Peru.
Minas Gerais foi o estado mais premiado. Os mil queijos artesanais inscritos foram avaliados por cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.

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Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

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RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional

A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.

A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.

“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.

Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.

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Referência

A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.

Perspectivas

Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.

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