Coluna Minas Gerais
Falta de engenheiros ameaça obras em Minas
Foto: Reprodução dc/Adobe Stock
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Falta de engenheiros ameaça obras em Minas
A escassez de engenheiros em Minas e no Brasil preocupa o setor da construção civil e já acende sinais de alerta para um possível apagão de mão de obra especializada. Estimativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta déficit de 75 mil engenheiros no País em 2025, com maior demanda em infraestrutura, energia, indústria, mineração e tecnologia. Nesse cenário, dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas reforçam o problema: 39% dos empregadores da construção civil declararam ter “muita dificuldade” em contratar trabalhadores qualificados. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/negocios/escassez-engenheiros-minas-brasil-2025/
500 escolas de Minas com saneamento deficiente
Um levantamento sobre a infraestrutura escolar em Minas Gerais revela um cenário crítico: mais de 500 escolas estaduais não possuem água tratada ou rede de esgoto adequada. Segundo o Diagnóstico de Infraestrutura Escolar de 2024, obtido via Lei de Acesso à Informação, das 3.954 escolas da rede estadual, 557 não têm água própria para consumo e 517 utilizam fossas rudimentares, como negras, absorventes ou secas, que não estão previstas no Plano Nacional de Saneamento Básico. (Jornal Classivale)
Coimbra recebe Circuito de Motocross
Coimbra se prepara para receber a 7ª etapa do Circuito Mineiro de Motocross, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, na Vila da Reta. A competição promete reunir pilotos de várias categorias e distribuir R$ 15 mil em premiações. No sábado, os treinos começam às 14 horas e as provas estão marcadas para as 16 horas, com destaque para as categorias local, iniciante nacional e iniciante importada. A realização da etapa é da Prefeitura de Coimbra em parceria com a Câmara Municipal e o Circuito Mineiro de Motocross, e a organização é do Motoclube de Coimbra. (Folha da Mata – Viçosa)
https://folhadamata-br.diariomineiro.net/coimbra-recebe-etapa-do-circuito-mineiro-de-motocross
Ituiutaba muda feriados
A Prefeitura de Ituiutaba oficializou neste mês a mudança no calendário de feriados municipais. A medida, aprovada pela Câmara e sancionada pela prefeita Leandra Guedes, retira o dia 19 de março, dedicado a São José, da condição de feriado e o transforma em ponto facultativo. Em contrapartida, estabelece o dia 16 de setembro, em homenagem a São Cornélio e São Cipriano, santos celebrados na data de fundação do município, como feriado oficial. (Gazeta do Pontal)
ALMG pede melhorias para os Correios
Foi enviado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), no último dia 28 de agosto, o Requerimento 11.162/2025, que pede providências à ECT para melhorias na unidade de atendimento da agência dos Correios em Itatiaiuçu. O requerimento, que tramitava desde abril deste ano, foi aprovado e o ofício foi enviado ao presidente da empresa. A proposta, aprovada pela Comissão de Participação Popular, solicita a ampliação do número de atendentes e dos horários de funcionamento da agência, considerando o crescimento populacional do município e o aumento na demanda pelos serviços postais. (Folha do Povo)
https://www.folhapovoitatiaiucu.com/almg-solicita-melhorias-para-os-correios-de-itatiaiucu
IF anuncia cursos para Itajubá
O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) divulgou os primeiros cursos que serão oferecidos no futuro Campus Itajubá: técnico em Administração e técnico em Informática. A escolha dos cursos, que terão início assim que a construção for finalizada, foi resultado de uma extensa consulta à comunidade da cidade. Segundo o professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, coordenador do grupo de trabalho responsável pelo estudo técnico, o foco será a modalidade integrada, que combina o ensino médio com a formação técnica. No entanto, há a possibilidade de turmas na modalidade subsequente. (Serra da Mantiqueira News)
Coluna Minas Gerais
Programa leva ações de saúde direto à propriedade
Mais qualidade de vida para quem vive no campo (CNA/Divulgação)
FAEMG SENAR | Divulgação
Em uma iniciativa inédita em Minas Gerais, o Sistema Faemg Senar está levando ações de prevenção em saúde diretamente para as propriedades rurais, de forma individualizada e personalizada. Este é o diferencial do Programa Saúde no Campo, voltado para produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O programa-piloto começou em outubro no Vale do Jequitinhonha e Mucuri e deve chegar às regiões de Juiz de Fora e Sete Lagoas em março de 2026.
Semelhante ao Programa ATeG, o programa conta com um supervisor de Saúde Rural (enfermeiro) e 15 técnicos de Saúde Rural (enfermeiros ou técnicos de enfermagem). Cada técnico atende 30 propriedades, com visitas mensais para avaliar condições de saúde, planejar medidas preventivas e incentivar o cuidado individual e coletivo. Até o momento, cerca de 360 famílias estão sendo atendidas em Minas Gerais.
“É um programa que complementa o atendimento aos produtores rurais, promovendo a prevenção em saúde para que possam melhorar a qualidade de vida e produzir mais e melhor. Com duração de dois anos, o programa atende não só a família que vive na propriedade, como também seus colaboradores”, destacou o gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães.
Além disso, o programa contribui para reconhecer demandas específicas de cada comunidade, desenvolver ações direcionadas e ampliar o acesso a serviços especializados por meio da cooperação com Sindicatos Rurais, prefeituras e instituições de saúde parceiras. As ações também incluem acompanhamento por meio da telessaúde e a entrega de kits personalizados de higiene pessoal (adaptados por faixa etária) e de primeiros socorros.
Em 2026, a previsão é alcançar 15 mil produtores rurais, em todo o estado, com a atuação de 160 técnicos de Saúde Rural.
“O objetivo é conscientizar o produtor a cuidar da própria saúde com o mesmo zelo e dedicação com que cuida de sua lavoura. Por isso, o programa leva os serviços de saúde até o campo, superando barreiras de distância e rotina”, explica a analista de Promoção Social, Marília Costa.
Técnicos de campo levam atendimento direto ao produtor (CNA/Divulgação)
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso




