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Fecomércio MG aponta otimismo do comércio no Dia das Crianças

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FECOMÉRCIO | Divulgação

O Dia das Crianças de 2025 promete aquecer o varejo em Minas Gerais, com a maioria dos empresários otimistas em relação às vendas, segundo pesquisa realizada pela área de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG.

A pesquisa aponta que 70,9% das empresas do comércio varejista do estado são impactadas pela data, que se caracteriza por seu forte apelo emocional e comercial.

A expectativa para as vendas deste ano é positiva para 40,2% dos empresários, que acreditam que o desempenho será superior ao de 2024.

“O principal motor dessa confiança é o otimismo dos próprios comerciantes, apontado por 74,3% deles como fator-chave para impulsionar as vendas”, explica a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

No entanto, uma parcela menor, de 9,3%, demonstra cautela, prevendo um cenário de vendas inferior, principalmente devido à crise econômica e a um consumidor mais cuidadoso.

Estratégias de mercado

Para atrair clientes, os lojistas de Minas Gerais estão investindo em diferentes estratégias. O atendimento diferenciado lidera a lista, citado por 42,2% das empresas. Em seguida aparecem investimentos em propagandas (38,1%) e promoções e liquidações (28,3%).

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Produtos e hábitos de consumo

Os produtos com maior saída no período são, sem surpresa, brinquedos, citados por 23,5% dos entrevistados. Roupas (16,2%), doces (9,0%) e calçados (8,2%) também se destacam.

Segundo a pesquisa, os consumidores tendem a deixar as compras para a última hora. A maioria dos empresários (82,2%) acredita que o pico de vendas ocorrerá na semana do Dia das Crianças.

“Vemos que o público prefere esperar até os dias que antecedem a data para fazer suas compras. Isso reforça a necessidade dos lojistas estarem preparados com estoque e estratégias de última hora”, afirma Martins.

A forma de pagamento mais comum será o cartão de crédito parcelado, apontado por 43,5% dos empresários. O Pix (28,9%) e o cartão de crédito à vista (11,1%) também são populares. O valor médio esperado para os presentes varia de R$ 70 a R$ 200, segundo 51,1% dos entrevistados.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções por meio do diálogo com o governo e a sociedade.

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A Federação também administra o Sesc e o Senac em Minas Gerais, fortalecendo a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Fecomércio MG tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A entidade trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal.

Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

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Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

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RioMarket 2025 reuniu empresários e especialistas para debater o audiovisual em âmbito nacional e internacional

A Escola SENAI Audiovisual foi destaque no principal evento do setor na América Latina. A RioMarket 2025, realizada entre os dias 2 e 11 de outubro, reuniu empresários e especialistas para debater os principais temas do audiovisual no Brasil e no mundo. Com uma programação voltada para negócios e capacitação profissional, o megaevento é referência no setor, que apresentou perspectiva de impacto de R$ 70 bilhões no PIB, segundo estudo divulgado nesta edição.

A diretora da Escola SENAI do Audiovisual e gerente de Cultura do SESI MG, Karla Bittar, participou do seminário “Desenvolvimento da Capacitação Técnica Regional no Audiovisual Brasileiro”. Ela ressaltou que o audiovisual vive um momento de expansão e consolidação como setor estratégico da economia criativa.

“A capacitação tem papel central nesse processo — é ela que impulsiona o crescimento, gera emprego, inovação e abre novas oportunidades para Minas Gerais e para todo o Brasil”, destacou, lembrando o apoio da Câmara da Indústria de Comunicação da FIEMG.

Também participaram do painel Marcelo Ikeda (professor da Universidade Federal do Ceará), Simon Brethé (professor da Universidade Federal de Minas Gerais), Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM – Pós-Graduação, MBA e Master Rio de Janeiro) e Alfredo Manevy (professor da Universidade Federal de Santa Catarina). A mediação foi conduzida por Leonardo Barros, produtor de cinema e TV e sócio da produtora Conspiração Filmes desde 1996.

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Referência

A programação de dez dias incluiu seminários, workshops, rodadas de negócios e o RioMarket Jovem. Os seminários promoveram debates sobre temas atuais do setor, enquanto os workshops permitiram a troca de experiências entre profissionais. Já as rodadas de negócios proporcionaram encontros entre produtores e executivos interessados em aquisição, distribuição, licenciamento e coprodução. O RioMarket Jovem, por sua vez, foi dedicado à formação de novas gerações de profissionais.

Perspectivas

Durante o evento, foi apresentado um estudo da Oxford Economics, encomendado pela Motion Picture Association (MPA), que apontou que o setor audiovisual brasileiro gerou um PIB de R$ 70,2 bilhões em 2024. O levantamento também destacou a geração de 608.970 empregos diretos e indiretos, número superior ao da indústria automotiva. Em comparação com outros setores, o audiovisual empregou 121.840 pessoas, volume equivalente ao da indústria farmacêutica, por exemplo.

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