Coluna Minas Gerais
Ipatinga decreta calamidade pública
Foto: Divulgação PMI
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Ipatinga decreta calamidade pública
Na manhã de domingo, 12, o Executivo de Ipatinga decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias devido ao impacto severo nas condições de normalidade da cidade, comprometendo a capacidade de resposta dos serviços prestados. A cidade foi surpreendida por uma tromba d’água que registrou 80 mm de precipitação pluviométrica em apenas uma hora. O intenso temporal causou transbordamentos de córregos, alagamentos e deslizamentos em várias regiões da cidade. Nesta segunda-feira o governador Romeu Zema vistoriou os trabalhos de atendimento às famílias das vítimas, desabrigados e desalojados em decorrência do deslizamento de terra após fortes chuvas na região do Vale do Aço. (Jornal do Vales – Ipatinga)
https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/51826/prefeito-de-ipatinga-decreta-calamidade-publica-em-funcao-de-tromba-dagua-de-80mm
Minas tem 2.700 grupos de Folias
Minas Gerais conta atualmente com 2.643 grupos de Folias de Reis e São Sebastião, distribuídos por 586 municípios do estado. Essas manifestações culturais e religiosas foram reconhecidas oficialmente como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais em 2017. O aumento no número de registros é resultado do trabalho da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), que mobilizaram grupos em diversos eventos ao longo de 2024. Essas práticas envolvem cantadores e tocadores em devoção aos santos, com apresentações que incluem performances e uso de instrumentos. (Balcão News – Belo Horizonte)
https://balcaonews.com.br/minas-tem-quase-2-700-grupos-de-folias/
Exportações do agronegócio atingem recorde
As exportações do agronegócio mineiro atingiram um recorde de US$ 17,1 bilhões em 2024, superando em 2,5% a receita da mineração, tradicionalmente o setor mais exportador do estado. O crescimento de 19,2% em relação a 2023 reflete a valorização do café, que foi o principal responsável pelo bom desempenho, com US$ 7,9 bilhões em vendas e 31 milhões de sacas embarcadas. Além disso, Minas Gerais subiu para o quarto lugar no ranking nacional de exportadores agropecuários e se tornou o principal fornecedor do setor para a União Europeia. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/exportacoes-do-agronegocio-mineiro-alcancam-us-171-bilhoes-em-2024-e-atingem-novo-recorde/
Uberlândia registra novas empresas
Em 2024, Uberlândia registrou a abertura de 24.834 novas empresas, tornando-se a segunda cidade de Minas Gerais com o maior número de novos negócios, atrás apenas de Belo Horizonte, que liderou com 78.628 empresas abertas. A maior parte das novas empresas foram microempresas, com destaque para os setores de promoção de vendas, serviços administrativos e serviços de entrega. O município também registrou 1.088 fechamentos de empresas, ocupando a segunda posição nesse ranking estadual. A cidade se destaca como um polo econômico regional, atraindo empreendedores devido à sua estrutura logística e mercado consumidor em crescimento. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/37271/uberlandia-registra-quase-25-mil-novas-empresas-em-2024
Araxá adquire kits de saúde bucal
A Prefeitura de Araxá adquiriu 1.300 kits de higiene bucal para os alunos da rede municipal, como parte do programa de Educação em Tempo Integral. A iniciativa visa promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também os cuidados pessoais dos estudantes. Cada kit contém uma bag, pasta de dente, escova de dente e toalha de rosto. Em fevereiro, a prefeitura comprará mais 500 kits para atender os alunos do ensino fundamental em tempo integral. (Clarim.net – Araxá)
https://clarim.net.br/prefeitura-de-araxa-adquire-kits-de-saude-bucal-para-alunos-do-tempo-integral/
Aplicativo facilita turismo em Monte Verde
Um dos destinos turísticos mais procurados do Sul de Minas, o distrito de Monte Verde, em Camanducaia, acaba de lançar um novo aplicativo que promete facilitar a vida de turistas e moradores. O app reúne uma série de informações úteis sobre a cidade, como guia turístico com detalhes sobre hotelaria, gastronomia, passeios e eventos, além de um calendário completo de atividades programadas para o distrito. O aplicativo também oferece uma seção com telefones úteis, como os de hospitais, táxis, mercados, mecânicas e chaveiros, proporcionando ainda mais comodidade para quem visita a região. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/prefeitura-de-camanducaia-lanca-aplicativo-para-facilitar-o-turismo-no-distrito-de-monte-verde/
Coluna Minas Gerais
Missão China: conexão a serviço do produtor rural
FAEMG SENAR | Divulgação
O Sistema Faemg Senar participa de sua primeira missão institucional à China, integrando a delegação da agroindústria florestal brasileira na Missão à China, organizada pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF). A agenda, que termina neste domingo (30), conta com a representação institucional do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.
A delegação reúne 30 empresários, executivos e lideranças do setor, em uma programação estratégica voltada à formação de parcerias comerciais, tecnológicas e industriais entre Brasil e China.
A presença do Sistema Faemg Senar está diretamente ligada ao trabalho junto aos produtores rurais da cadeia de florestas plantadas, com foco em ampliar mercados, incorporar inovação e gerar novas oportunidades de renda no campo.
“Participar desta missão significa levar a voz dos produtores rurais de florestas plantadas para um dos mercados mais estratégicos do mundo. Queremos transformar conhecimento, tecnologia e novas parcerias em mais competitividade e sustentabilidade para quem produz no Brasil”, destacou Renato Laguardia.
A serviço do produtor rural
Os compromissos oficiais começaram em Nanning, capital da província de Guangxi, no sul da China.
Ali, a delegação participou da 3ª Conferência Mundial da Indústria Florestal (WFIC) — principal encontro internacional sobre tendências, inovações e futuro do setor de florestas plantadas.
Ao integrar a missão, o Sistema Faemg Senar busca aproximar ainda mais o trabalho realizado com os produtores — capacitação, tecnologia e gestão — das demandas do mercado global.
A expectativa é identificar soluções adaptáveis à realidade dos produtores mineiros, fortalecendo a competitividade da cadeia florestal.
Inovação e tecnologia no Vale do Silício chinês
Após Nanning, a delegação seguiu para Shenzhen, centro global de inovação conhecido como o “Vale do Silício chinês”.
A programação incluiu visitas a empresas referência mundial, como Huawei, DJI e BYD, com acesso a tecnologias como:
-
automação industrial
-
drones de última geração
-
veículos elétricos
-
aplicações avançadas de inteligência artificial
Para o Sistema Faemg Senar, essa etapa é estratégica para identificar tecnologias capazes de:
-
apoiar o manejo e monitoramento de florestas plantadas
-
reduzir custos operacionais
-
elevar a produtividade
-
fortalecer a sustentabilidade no campo
“Tudo o que for visto em termos de inovação terá como foco final chegar ao campo, ao dia a dia do produtor de florestas plantadas, seja em forma de capacitação, seja em novas parcerias e projetos estruturantes”, reforça Laguardia.
Pequim: aproximação com o setor siderúrgico chinês
Já em Pequim, o foco é aproximar o setor florestal brasileiro da siderurgia chinesa, especialmente na utilização de biomassa e biocarbono como alternativas para a descarbonização da produção de aço.
A agenda inclui reuniões com:
-
Associação Chinesa da Indústria do Aço
-
Departamento de Metalurgia do Instituto de Tecnologia de Pequim
-
empresas como Sany e Jingye
O objetivo é compreender as exigências técnicas, ambientais e logísticas do mercado chinês e mapear oportunidades para a produção brasileira atender às demandas da transição energética e da economia de baixo carbono.
“O produtor rural está no centro dessa agenda de descarbonização. A missão nos ajuda a entender como a madeira de florestas plantadas e o biocarbono podem ganhar relevância ainda maior na matriz industrial chinesa, abrindo caminho para novos negócios e agregação de valor à produção brasileira”, avalia Laguardia.
Parceiro estratégico para o setor florestal
A China é o maior consumidor global de produtos florestais e possui a maior área de florestas plantadas do mundo.
Ao integrar a Missão à China, o Sistema Faemg Senar reforça sua atuação como conector internacional para o setor florestal brasileiro, construindo um canal permanente de diálogo e cooperação entre os países.
“Nosso compromisso é fazer com que essa missão se traduza em resultados concretos no campo, valorizando o produtor, incentivando a adoção de tecnologia e ampliando o protagonismo da agroindústria florestal brasileira no cenário internacional”, conclui Renato Laguardia.
-
EMOÇÕES6 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES6 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásINAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025



