Coluna Minas Gerais
Leite com café: uma combinação certeira na xícara e no campo

FAEMG | Divulgação
Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
Minas Gerais é terra de tradições, e poucas são tão simbólicas quanto o clássico café com leite. O estado lidera a produção nacional de ambos os produtos, mas a pecuária leiteira ainda enfrenta desafios e busca soluções para garantir margens de lucro mais equilibradas aos produtores rurais. Com esse objetivo, o Sistema Faemg Senar lança uma iniciativa inovadora: a implantação de lavouras de café conilon em fazendas leiteiras.
Idealizado pelo engenheiro agrônomo José Edgard Pinto Paiva, da Fundação Procafé, o projeto propõe o cultivo de café conilon irrigado em regiões tradicionalmente voltadas à pecuária. O piloto será testado em Governador Valadares, onde dois hectares serão cultivados, marcando um novo capítulo na integração entre duas das mais importantes cadeias produtivas mineiras.
O café conilon se adapta bem a regiões de menor altitude e temperaturas elevadas, características comuns em várias áreas de Minas Gerais. Com alta produtividade e aprimoramento na qualidade da bebida, essa cultura desponta como uma alternativa viável para diversificar a renda dos pecuaristas de leite. O plantio de café conilon pode elevar muito a renda anual do produtor. Uma diferença expressiva que vai ajudar a fixar as famílias no campo, proporcionando maior estabilidade financeira e qualidade de vida.
Além do alto potencial lucrativo, o café oferece uma vantagem estratégica: a possibilidade de armazenagem, permitindo que o produtor venda o produto em momento oportuno. No entanto, seu cultivo requer técnica e conhecimento, reforçando a importância da assistência prestada pelo Senar Minas. Atualmente, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atende cerca de 4 mil pecuaristas leiteiros, e essa nova iniciativa amplia as perspectivas para o setor.
O crescimento da produção de café conilon em Minas Gerais já é uma realidade. Segundo dados da Conab, em 2025, a produção estimada aumentou 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora ainda represente apenas 2% da produção total do estado, a tendência é de crescimento significativo nos próximos anos.
Com essa iniciativa, o Sistema Faemg Senar reforça o seu papel na defesa dos produtores e fortalecimento do agro mineiro. O setor vive hoje um momento antagônico. De um lado, se destaca ao superar a mineração como principal atividade econômica do estado. De outro, é apontado como um dos causadores da inflação dos alimentos, especialmente pela alta nos preços do café, o que não é verdade. O aumento do preço do café nas gôndolas dos supermercados é reflexo de condições climáticas, oscilações do mercado e altos custos de produção.
O agro mineiro segue demonstrando o seu potencial e dinamismo. Necessita de investimentos em tecnologia e inovação para enfrentar as dificuldades e continuar crescendo. Se bem-sucedida, essa estratégia poderá ser replicada em diversas fazendas leiteiras, fortalecendo a estabilidade financeira dos produtores e reafirmando Minas Gerais como referência nacional no setor. Viva o leite com café do século XXI!


Coluna Minas Gerais
Cafeicultores lançam marca território

Foto: Divulgação FR
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Cafeicultores lançam marca território
O Sudoeste de Minas Gerais responde atualmente por 10% da produção de café em todo o estado. Anualmente, quase 12 mil propriedades rurais da região, composta por 21 municípios e com população total de 480 mil habitantes, colhem 2,6 milhões de sacas de 60 kg em 178.530 mil hectares de área plantada, conforme dados de um levantamento da Emater. Para aumentar a competitividade da atividade cafeeira, a Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas e o Sebrae Minas lançam, no dia 30 de maio, em Guaxupé, a marca território da região. (Folha Regional – Muzambinho)
https://afolharegional.com.br/noticias/associacao-dos-cafeicultores-do-sudoeste-de-minas-e-sebrae-lancam-marca-territorio-para-valorizar-a-origem-produtora-2/
São Lourenço recebe Convenção
Na última quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, o município de São Lourenço foi palco da 76ª Convenção Internacional da Sociedade Brasileira de Eubiose, evento que reuniu participantes de diversas cidades do Brasil. O Governo Municipal demonstra apoio da administração local a essa importante iniciativa. O evento ocorre em um contexto significativo, já que São Lourenço é a cidade onde a Sociedade foi fundada em 1921 por Henrique José de Souza e sua esposa Helena Jefferson de Souza. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/sao-lourenco-recebe-a-76a-convencao-internacional-da-sociedade-brasileira-de-eubiose/
Timóteo tem festival culinário
Neste final de semana (21, 22 e 23 de fevereiro), acontece o Festival Culinário 2025 em Timóteo-MG. O evento será realizado na Praça 1º de Maio (Praça do Coreto), no centro de Timóteo e tem como objetivo valorizar a gastronomia local e destacar o trabalho dos empreendedores do Projeto Praça Viva. O festival conta com 49 expositores, sendo 38 do Projeto Praça Viva e 11 cadastrados especialmente para o evento, além de apresentações de seis bandas regionais. A expectativa é receber cerca de cinco mil pessoas por dia, em um ambiente familiar que une gastronomia de qualidade e música com clima de carnaval. (Jornal Classivale – Ipatinga)
https://jornalclassivale.com.br/noticia/4021/festival-culinario-em-timoteo-neste-fim-de-semana-veja-a-programacao
Vinho mineiro conquista título
O Sacramentos Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024, elaborado na Serra da Canastra em Minas, é um dos grandes destaques do Brasil no Guia Descorchados 2025. O vinho figura o topo das páginas da publicação latino-americana como Melhor Tinto Brasileiro pela terceira vez em apenas quatro safras. O Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 tem previsão de lançamento para março. Quem assina o rótulo é a Sacramentos Vinifer, que em novembro de 2018 plantou suas primeiras mudas de Syrah e Sauvignon Blanc no Vinhedo São Miguel, localizado na cidade de Sacramento, no Alto Paranaíba, na microrregião de Araxá. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.itatiaia.com.br/cidade-conecta/2025/02/21/vinho-mineiro-conquista-titulo-de-melhor-tinto-brasileiro-em-importante-concurso-internacional
Governo entrega maquinários
O governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus entregaram, nesta terça-feira (18/2), na Cidade Administrativa, 116 equipamentos, entre tratores agrícolas e grades aradoras, para 52 municípios de diversas regiões do estado. Os maquinários repassados às cidades pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vão impulsionar a produção agropecuária e o desenvolvimento econômico. O governador Romeu Zema destacou a importância da entrega dos tratores e dos equipamentos para o desenvolvimento da produção no campo. (Clarim.net – Araxá)
https://clarim.net.br/governo-de-minas-entrega-maquinarios-para-impulsionar-a-agricultura-familiar/
Empresários apostam no Carnaval
Empresários de Belo Horizonte estão apostando no Carnaval para aumentar suas vendas e faturamento, com a expectativa de um impacto positivo de 59,2% nas vendas, conforme pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). A cidade receberá cerca de 6 milhões de pessoas, o que impulsionará o comércio, especialmente nas áreas de vestuário, bebidas e adereços. Hotéis também esperam um aumento na ocupação, com 40% dos empresários projetando taxas superiores à média. Bares e restaurantes, por sua vez, esperam um aumento de 20% no faturamento. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/2025/02/14/empresarios-apostam-no-carnaval-para-aumentar-vendas-e-faturamento/
Divinópolis anuncia sala Adélia Prado
A Secretaria Municipal de Cultura de Divinópolis, informa que será criada a Sala Adélia Prado no Museu Histórico. A iniciativa é uma homenagem a divinopolitana reconhecida com a maior poetisa brasileira viva. O Secretário Municipal de Cultura, Mardey Russo, confirmou um espaço no Museu Histórico dedicado a poetisa divinopolitana. “Nada mais justo que homenagear essa ilustre divinopolitana reconhecida mundialmente pelos seus poemas. Divinópolis se orgulha de Adélia Prado e o espaço será dedicado para o público poder conhecer um pouco da história da maior poetisa viva do Brasil”, destacou. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/aeroporto-de-congonhas-inicia-operacao-com-onibus-eletricos-para-transporte-de-passageiros/
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sistema Faemg Senar impulsiona melhorias no fornecimento de energia rural com o programa Cemig Agro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Obras do Hospital de Sete Lagoas ganham ritmo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Papelarias notificadas em Juiz de Fora
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lítio verde gera mais de 100 oportunidades de trabalho no Vale do Jequitinhonha
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia adota tarifa zero
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Reunião discute duplicação da BR&116
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Ação contra trabalho infantil em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais10 horas atrás
Cafeicultores lançam marca território