Coluna Minas Gerais
Leite com café: uma combinação certeira na xícara e no campo
FAEMG | Divulgação
Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
Minas Gerais é terra de tradições, e poucas são tão simbólicas quanto o clássico café com leite. O estado lidera a produção nacional de ambos os produtos, mas a pecuária leiteira ainda enfrenta desafios e busca soluções para garantir margens de lucro mais equilibradas aos produtores rurais. Com esse objetivo, o Sistema Faemg Senar lança uma iniciativa inovadora: a implantação de lavouras de café conilon em fazendas leiteiras.
Idealizado pelo engenheiro agrônomo José Edgard Pinto Paiva, da Fundação Procafé, o projeto propõe o cultivo de café conilon irrigado em regiões tradicionalmente voltadas à pecuária. O piloto será testado em Governador Valadares, onde dois hectares serão cultivados, marcando um novo capítulo na integração entre duas das mais importantes cadeias produtivas mineiras.
O café conilon se adapta bem a regiões de menor altitude e temperaturas elevadas, características comuns em várias áreas de Minas Gerais. Com alta produtividade e aprimoramento na qualidade da bebida, essa cultura desponta como uma alternativa viável para diversificar a renda dos pecuaristas de leite. O plantio de café conilon pode elevar muito a renda anual do produtor. Uma diferença expressiva que vai ajudar a fixar as famílias no campo, proporcionando maior estabilidade financeira e qualidade de vida.
Além do alto potencial lucrativo, o café oferece uma vantagem estratégica: a possibilidade de armazenagem, permitindo que o produtor venda o produto em momento oportuno. No entanto, seu cultivo requer técnica e conhecimento, reforçando a importância da assistência prestada pelo Senar Minas. Atualmente, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atende cerca de 4 mil pecuaristas leiteiros, e essa nova iniciativa amplia as perspectivas para o setor.
O crescimento da produção de café conilon em Minas Gerais já é uma realidade. Segundo dados da Conab, em 2025, a produção estimada aumentou 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora ainda represente apenas 2% da produção total do estado, a tendência é de crescimento significativo nos próximos anos.
Com essa iniciativa, o Sistema Faemg Senar reforça o seu papel na defesa dos produtores e fortalecimento do agro mineiro. O setor vive hoje um momento antagônico. De um lado, se destaca ao superar a mineração como principal atividade econômica do estado. De outro, é apontado como um dos causadores da inflação dos alimentos, especialmente pela alta nos preços do café, o que não é verdade. O aumento do preço do café nas gôndolas dos supermercados é reflexo de condições climáticas, oscilações do mercado e altos custos de produção.
O agro mineiro segue demonstrando o seu potencial e dinamismo. Necessita de investimentos em tecnologia e inovação para enfrentar as dificuldades e continuar crescendo. Se bem-sucedida, essa estratégia poderá ser replicada em diversas fazendas leiteiras, fortalecendo a estabilidade financeira dos produtores e reafirmando Minas Gerais como referência nacional no setor. Viva o leite com café do século XXI!
Coluna Minas Gerais
Projeto de nióbio está 100% financiado
Foto: Diário do Comércio / Thyago Henrique
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Projeto de nióbio está 100% financiado
A St George Mining deu um passo decisivo para avançar com o projeto de mineração de nióbio e terras-raras em Araxá. A empresa australiana levantou e garantiu os recursos necessários para desenvolver o empreendimento em todas as etapas que antecedem o início da construção das plantas de processamento, segundo o diretor da mineradora no Brasil, Thiago Amaral. Alinhado ao que o executivo afirmou, a St George captou, recentemente, 72,5 milhões de dólares australianos (em torno de R$ 260 milhões) em ações para o Projeto Araxá. Parte do dinheiro serviu para quitar antecipadamente a compra do ativo. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/projeto-araxa-st-george-100-financiado/
Araguari impede contratação de condenados
A Câmara Municipal de Araguari aprovou, em sessão ordinária realizada em 2 de dezembro de 2025, o Projeto de Lei nº 212/2025, de autoria do vereador Levi Siqueira, que estabelece vedações rigorosas para impedir que pessoas condenadas por crimes contra a dignidade sexual ocupem cargos em comissão, funções de confiança ou atuem em instituições financiadas pelo Poder Público Municipal. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
https://gazetadotriangulo.com.br/camara-municipal-aprova-projeto-de-lei-de-levi-siqueira-que-proibe-nomeacao-de-condenados-por-crimes-sexuais-para-cargos-publicos/
Câmara de Nova Lima instaura CPI
A Câmara Municipal de Nova Lima instaurou, nesta terça-feira (02), uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades envolvendo as mineradoras AngloGold Ashanti e Vale, duas das maiores empresas do setor de mineração que atuam no município. A abertura da CPI foi oficializada pelo presidente da Câmara, Thiago Almeida, após solicitações de oito vereadores que apontam a necessidade de aprofundar a apuração sobre impactos das operações das mineradoras na cidade. (TV Banqueta)
https://www.instagram.com/p/DRxUzXNkRu2/
Uberaba enfrenta crise hídrica
Com a crise hídrica já passando de 100 dias em Uberaba, os fechamentos de reservatórios vêm ficando cada vez mais longos e em horários diferentes ao longo do dia. Nesta quarta-feira (3), a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) volta a fechar emergencialmente os reservatórios, desta vez da meia-noite ao meio-dia, reduzindo ainda mais a janela de abastecimento regular na cidade. De acordo com boletim divulgado pela autarquia, a medida foi necessária para recuperar o nível de reservação. (Jornal da Manhã – Uberaba)
https://jmonline.com.br/cidade/codau-fecha-reservatorios-a-meia-noite-e-abastecimento-de-agua-fica-cada-dia-mais-curto-em-uberaba-1.569993
Prefeitura lança “Procon na Sua Casa”
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio do Procon Municipal e da Secretaria de Assistência Social, lançou o novo programa “Procon na Sua Casa”, que oferece atendimento domiciliar ou hospitalar a consumidores com mobilidade reduzida ou acamados, impossibilitados de acessar os serviços presencialmente, por meios eletrônicos ou via CRAS. A coordenadora do órgão, Fernanda Soares, destaca que o projeto reforça o caráter social da atuação municipal. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/12/03/prefeitura-lanca-procon-na-sua-casa-e-garante-atendimento-as-pessoas-com-mobilidade-reduzida/
Temporal derruba linha de transmissão
Uma população estimada em cerca de 10 mil pessoas em Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida e São José da Barra viveram, desde a última segunda-feira, um dos maiores apagões da história. A causa do colapso foi uma forte tempestade que atingiu a zona rural e derrubou torres de transmissão de alta tensão entre Passos e Alpinópolis, que danificou gravemente uma terceira estrutura e ainda comprometeu uma segunda linha que alimenta a subestação local de Alpinópolis. Inicialmente quatro municípios foram atingidos: Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida e São José da Barra. As três últimas já tiveram o fornecimento parcialmente restabelecido. (Portal Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/tempestade-derruba-torres-de-transmissao-e-deixa-cerca-de-10-mil-sem-luz-na-regiao
Casarão será restaurado em Ouro Preto
Um casarão centenário de Ouro Preto será restaurado e passará a abrigar o anexo administrativo da Câmara Municipal. Localizado à Rua Cláudio Manoel, no Centro, o novo equipamento é vizinho à Casa de Leis e garantirá melhores condições de funcionamento e atendimento ao público. A intervenção faz parte das obras do Programa de Restauração e Reforma do prédio histórico. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/casarao-historico-da-camara-municipal-sera-restaurado-em-ouro-preto-e-passara-a-abrigar-anexo-administrativo-do-legislativo/
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCâncer tem alta letalidade no Triângulo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMinas amplia e fortalece malha aérea
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásClubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásINAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMissão China: conexão a serviço do produtor rural



