Coluna Minas Gerais

Leite com café: uma combinação certeira na xícara e no campo

Publicados

em

FAEMG | Divulgação

Por Antônio Pitangui de Salvo, engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais

Minas Gerais é terra de tradições, e poucas são tão simbólicas quanto o clássico café com leite. O estado lidera a produção nacional de ambos os produtos, mas a pecuária leiteira ainda enfrenta desafios e busca soluções para garantir margens de lucro mais equilibradas aos produtores rurais. Com esse objetivo, o Sistema Faemg Senar lança uma iniciativa inovadora: a implantação de lavouras de café conilon em fazendas leiteiras.

Idealizado pelo engenheiro agrônomo José Edgard Pinto Paiva, da Fundação Procafé, o projeto propõe o cultivo de café conilon irrigado em regiões tradicionalmente voltadas à pecuária. O piloto será testado em Governador Valadares, onde dois hectares serão cultivados, marcando um novo capítulo na integração entre duas das mais importantes cadeias produtivas mineiras.

O café conilon se adapta bem a regiões de menor altitude e temperaturas elevadas, características comuns em várias áreas de Minas Gerais. Com alta produtividade e aprimoramento na qualidade da bebida, essa cultura desponta como uma alternativa viável para diversificar a renda dos pecuaristas de leite. O plantio de café conilon pode elevar muito a renda anual do produtor. Uma diferença expressiva que vai ajudar a fixar as famílias no campo, proporcionando maior estabilidade financeira e qualidade de vida.

Leia Também:  Morango do amor: doce famoso na internet ajuda a manter o preço em alta

Além do alto potencial lucrativo, o café oferece uma vantagem estratégica: a possibilidade de armazenagem, permitindo que o produtor venda o produto em momento oportuno. No entanto, seu cultivo requer técnica e conhecimento, reforçando a importância da assistência prestada pelo Senar Minas. Atualmente, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) atende cerca de 4 mil pecuaristas leiteiros, e essa nova iniciativa amplia as perspectivas para o setor.

O crescimento da produção de café conilon em Minas Gerais já é uma realidade. Segundo dados da Conab, em 2025, a produção estimada aumentou 25% em relação ao mesmo período do ano anterior. Embora ainda represente apenas 2% da produção total do estado, a tendência é de crescimento significativo nos próximos anos.

Com essa iniciativa, o Sistema Faemg Senar reforça o seu papel na defesa dos produtores e fortalecimento do agro mineiro. O setor vive hoje um momento antagônico. De um lado, se destaca ao superar a mineração como principal atividade econômica do estado. De outro, é apontado como um dos causadores da inflação dos alimentos, especialmente pela alta nos preços do café, o que não é verdade. O aumento do preço do café nas gôndolas dos supermercados é reflexo de condições climáticas, oscilações do mercado e altos custos de produção.

Leia Também:  Corrida Eu Amo Leite celebrará saúde, esporte e o valor do leite

O agro mineiro segue demonstrando o seu potencial e dinamismo. Necessita de investimentos em tecnologia e inovação para enfrentar as dificuldades e continuar crescendo. Se bem-sucedida, essa estratégia poderá ser replicada em diversas fazendas leiteiras, fortalecendo a estabilidade financeira dos produtores e reafirmando Minas Gerais como referência nacional no setor. Viva o leite com café do século XXI!

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Valadares terá drenagem urbana

Publicados

em

(Foto: Igor França/Reprodução DRD)

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Valadares terá drenagem urbana
O Ministério Público de Minas Gerais obteve uma decisão favorável em Ação Civil Pública movida contra o município de Governador Valadares para garantir a implementação da política de drenagem urbana e manejo das águas pluviais. A sentença, proferida pela 1ª Vara Cível da comarca, determina que o município adote medidas estruturadas e progressivas para reduzir os recorrentes problemas de alagamento e seus impactos socioambientais. (Diário do Rio Doce)
https://drd.com.br/mpmg-obtem-decisao-judicial-que-obriga-valadares-a-implementar-politica-de-drenagem-urbana/

Encontro reúne mais de 100 prefeitos
Foi realizado no fim de semana, em Araxá, o Encontro de Prefeitos do Ciminas 2025. O evento foi encerrado no domingo, 30, no Grande Hotel de Araxá, e foi promovido pelo Consórcio Interfederativo Minas Gerais (Ciminas). Durante três dias, mais de cem prefeitos de várias cidades de Minas Gerais, foram debatidos temas voltados para o desenvolvimento dos municípios. O evento também teve como foco fortalecer a cooperação entre municípios, discutir estratégias de desenvolvimento regional e aproximar prefeitos das esferas estadual e federal. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/encontro-do-ciminas-reune-mais-de-100-prefeitos-em-araxa

Vinhos de Andradas se destacam no Selection
Os vinhos produzidos em Andradas, no Sul de Minas, voltaram a se destacar no cenário nacional ao conquistarem posições de destaque no Brasil Selection 2025, etapa brasileira do Concours Mondial de Bruxelles, considerado um dos mais respeitados concursos de vinhos do mundo. Entre os premiados, o Tempranillo Gran Reserva 2023, elaborado pela vinícola Stella Valentino, recebeu medalha de ouro. A empresa celebrou o resultado nas redes sociais, destacando o trabalho da equipe e o desenvolvimento contínuo da produção local. (Jornal Andradas Hoje)
https://www.jornalandradashoje.com.br/vinhos-andradas-brasil-selection-2025-medalha-ouro-stellavalentino-casageraldo

Leia Também:  Corrida Eu Amo Leite celebrará saúde, esporte e o valor do leite

Divinópolis tem 73 casos de paternidade ausente 
Divinópolis registra, até o momento, 2.672 nascimentos em 2025, e entre eles um dado preocupa: 73 crianças foram registradas sem o nome do pai. O número parcial praticamente alcança o total de casos de paternidade ausente registrados em todo o ano de 2024, quando 86 recém-nascidos tiveram apenas o nome da mãe no registro civil. A alta proporcional neste início de ano chama a atenção de profissionais que acompanham questões familiares e de proteção à infância. (Portal MPA – Divinópolis)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/divinopolis-ja-registra-73-casos-de-paternidade-ausente-em-2025/

Câmara de Ipatinga certificada na ONU
A Câmara Municipal de Ipatinga acaba de colocar, mais uma vez, o nome do Vale do Aço entre os grandes protagonistas da inovação pública mundial. Em uma cerimônia histórica realizada na sede da ONU, em Nova York, o Legislativo ipatinguense recebeu certificação internacional durante o Fórum Pan-Americano da Inovação, reconhecimento que consolida Ipatinga como referência em modernização e transformação digital. (Portal Conex10)
https://www.conex10.com.br/post/0006027/camara-de-ipatinga-leva-o-vale-do-aco-ao-topo-do-mundo-e-conquista-reconhecimento-na-onu

Abastecimento comprometido em Itabira
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira informa que, devido à queda do nível da Estação de Tratamento de Água Pureza, o abastecimento em diversos bairros da cidade pode ser afetado neste domingo (23). O volume de produção da ETA voltou a cair neste final de semana, devido à ausência de chuvas constantes e de uma manutenção corretiva que impacta na captação de reforço. As chuvas dos últimos dias trouxeram uma leve melhora na captação, mas a falta de continuidade das precipitações mostra que a situação ainda requer atenção e cuidado por parte de toda a população. (Itabira Notícias)
https://itabiranoticia.com.br/nivel-de-captacao-da-eta-pureza-volta-a-cair-e-pode-afetar-o-abastecimento-em-itabira/

Leia Também:  Presidente da OAB&MG palestra na ACMinas e defende sustentação oral da advocacia nos tribunais superiores

Ituiutaba realizou mutirão de negociação
O Procon realizou os atendimentos do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira no saguão da Prefeitura de Ituiutaba. A ação foi voltada à renegociação de dívidas bancárias e à orientação financeira de consumidores endividados. O mutirão integra uma mobilização nacional promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Procons Brasil. Em Ituiutaba, a iniciativa foi conduzida pela Prefeitura, por meio da Procuradoria-Geral do Município e do Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon). (Gazeta do Pontal)
https://gazetadopontal.com.br/procon-inicia-atendimentos-do-mutirao-de-negociacao-e-orientacao-financeira-no-saguao-da-prefeitura-de-ituiutaba/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA