Coluna Minas Gerais
Mais de 100 municípios de Minas deixam de receber recursos para saneamento básico por falta de habilitação
Mesmo cumprindo os requisitos legais, mais de uma centena de municípios mineiros deixa de acessar recursos fundamentais para investimentos em saneamento básico devido à ausência de habilitação dos seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs), etapa necessária para garantir os repasses aos Fundos Municipais de Saneamento.
Na prática, isso significa que obras essenciais para ampliar o acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto, e, consequentemente, melhorar a saúde pública e o meio ambiente, estão deixando de sair do papel por entraves burocráticos que poderiam ser resolvidos com planejamento e organização.
Em abril de 2025, a Gerência de Fiscalização Econômico (GFE) da Arsae-MG realizou uma análise cruzada entre a base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e os municípios regulados pela Agência. O levantamento identificou 131 municípios que já possuem PMSBs elaborados, mas ainda não concluíram a habilitação do Fundo Municipal de Saneamento.
Para apoiar diretamente os gestores municipais, a Arsae-MG encaminhou ofícios personalizados aos prefeitos, detalhando os valores estimados de repasse e fornecendo links com orientações práticas para concluir a habilitação. Os documentos foram assinados pela Diretoria da Agência e enviados nominalmente aos chefes do Executivo municipal, reforçando o compromisso institucional com o fortalecimento da política pública de saneamento em Minas Gerais.
A habilitação permite que os municípios recebam valores mensais que podem ser aplicados diretamente em obras e ações para melhorar a prestação dos serviços de água e esgoto. A expectativa é que, ao longo do tempo, os recursos impulsionem avanços concretos na qualidade de vida da população, além de contribuir com as metas de universalização dos serviços de saneamento no estado.
Municípios que ainda não concluíram a habilitação do Fundo Municipal de Saneamento Básico:
Água Comprida, Alto Jequitibá, Alvarenga, Andradas, Angelândia, Araçai, Aracitaba, Arcos, Baldim, Bambuí, Barão de Cocais, Barbacena, Barroso, Belo Oriente, Berilo, Berizal, Bom Jesus do Amparo, Braúnas, Brumadinho, Bugre, Campanário, Campestre, Campos Altos, Canápolis, Caraí, Careaçu, Caxambu, Centralina, Chapada Gaúcha, Coimbra, Conceição do Pará, Conceição do Rio Verde, Congonhas, Córrego Novo, Couto de Magalhães de Minas, Cuparaque, Desterro do Melo, Divisa Nova, Durandé, Entre Rios de Minas, Estiva, Ferros, Fortaleza de Minas, Francisco Badaró, Frei Gaspar, Fronteira, Frutal, Grão Mogol, Grupiara, Guaraciama, Guarda-Mor, Guidoval, Guimarânia, Igaratinga, Indianópolis, Iraí de Minas, Itamogi, Itaú de Minas, Itaverava, Itueta, Jaíba, Japonvar, Jequitaí, Jequitiba, Lagoa Dourada, Luislândia, Luz, Malacacheta, Maria da Fé, Mário Campos, Mata Verde, Materlândia, Matias Barbosa, Matias Cardoso, Matutina, Mendes Pimentel, Miravânia, Monjolos, Monsenhor Paulo, Monte Formoso, Monte Santo de Minas, Nacip Raidan, Nova Lima, Nova Módica, Nova União, Novorizonte, Novo Oriente de Minas, Onça de Pitangui, Pai Pedro, Patis, Patrocínio do Muriaé, Peçanha, Pedra do Indaiá, Perdizes, Piedade dos Gerais, Piedade do Rio Grande, Piranga, Presidente Bernardes, Presidente Olegário, Riacho dos Machados, Rio Novo, Rio Paranaíba, Rosário da Limeira, Rubelita, Santana do Manhuaçu, Santa Cruz do Escalvado, Santa Helena de Minas, Santa Maria de Itabira, Santa Maria do Suaçuí, Santa Rita do Sapucaí, Santa Rosa da Serra, Santa Vitória, Santo Antônio do Itambé, São Brás do Suaçuí, São Félix de Minas, São João Del Rei, São José da Barra, São José da Safira, São José do Jacuri, São José do Mantimento, São Miguel do Anta, São Romão, Sericita, Serrania, Serra do Salitre, Serro, Simonésia, Tiros, Ubaí, Umburatiba, Veríssimo.
Coluna Minas Gerais
Filarmônica de Varginha em turnê histórica
Foto: Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Filarmônica de Varginha em turnê histórica
A Orquestra Filarmônica de Varginha (OFVGA) realiza o encerramento de sua primeira grande turnê por Minas Gerais com uma maratona de cinco concertos gratuitos na região metropolitana de Belo Horizonte, nos dias 13 e 15 de dezembro. A série de apresentações marca o ponto final de uma jornada de seis meses que percorreu mais de dez cidades mineiras, consolidando a orquestra como uma das principais forças culturais do interior do estado. (Gazeta de Varginha)
www.gazetadevarginha.com.br
Clube da Esquina chega às escolas
O movimento musical da década de 1960, de Belo Horizonte, está inspirando novas histórias com o projeto “Escola Audaz – Memórias do Clube da Esquina nas Escolas”. A iniciativa promove oficinas de formação para professores e atividades que aproximam alunos do 4º ao 9º ano do universo poético e sonoro do lendário Clube da Esquina. Com 10 escolas públicas de diferentes regiões da capital mineira incluídas, o projeto Escola Audaz tem os professores como multiplicadores e o envolvimento direto das crianças maiores e adolescentes. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/projeto-leva-memorias-do-clube-da-esquina-para-dentro-das-escolas/
Poços extingue charretes
Nesta sexta-feira (12), foi aprovada pela Câmara Municipal a lei que institui a Carruagem Elétrica em Poços de Caldas, criando um novo tipo de transporte turístico no município. A medida encerra definitivamente o uso dos veículos de tração animal, que operavam na cidade desde 1983. As novas carruagens serão movidas exclusivamente a energia elétrica e terão design inspirado nas antigas charretes. Segundo o prefeito Paulo Ney, a aprovação da lei marca a conclusão de uma pauta histórica na cidade. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/12/12/pocos-extingue-charretes-e-inicia-implantacao-de-carruagens-eletricas/
Transparência cai em Sete Lagoas
A nova divulgação do Radar Nacional de Transparência Pública, ferramenta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, acendeu um alerta em Sete Lagoas. A Câmara Municipal, que em 2024 alcançou quase 90% de transparência, viu seu índice despencar para 54,83% em 2025, um retrocesso que coloca o Legislativo local em um patamar de transparência muito inferior ao que havia sido conquistado. O Radar Nacional da Transparência Pública, cujos dados de 2025 foram apresentados no IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), consolida os resultados das avaliações feitas pelos Tribunais de Contas em todo o país. (Diário de Sete Lagoas)
www.diariosetelagoas.com.br
Ministro destaca o hospital regional
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a destacar a importância estratégica do Hospital Regional de Divinópolis para a expansão da rede hospitalar federal durante a Caravana Federativa em Minas Gerais, realizada nesta quinta-feira (11), em Itabira. Diante do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Padilha afirmou que a unidade deverá entrar em funcionamento já em 2026 e reiterou que o governo federal está preparado para assumir a estrutura e transformá-la em um hospital universitário vinculado à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). (Portal MPA – Divinópolis)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/divinopolis/padilha-reforca-compromisso-de-inaugurar-hospital-regional-de-divinopolis-em-2026/
Patos valoriza a cultura
Três ordens de serviço que autorizam o início de obras importantes para a infraestrutura e a cultura foram assinadas pela vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Gomes, nesta sexta-feira (12/12). Os investimentos somam mais de R$ 1,3 milhão e começam a ser executados nos próximos dias. As intervenções incluem a construção de uma nova ponte no Córrego do Chumbo/Lajeado, revitalização do Teatro Municipal Leão de Formosa e recuperação de oito monumentos que compõem o conjunto urbano da Avenida Getúlio Vargas e da Praça Dom Eduardo. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/prefeitura-de-patos-de-minas-inicia-obras-que-valorizam-historia-cultura-e-mobilidade-rural-as
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAgro brasileiro no centro das discussões globais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCooxupé é líder no setor de Agricultura
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásPrograma leva ações de saúde direto à propriedade
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAntônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásEletroeletrônica movimenta R$ 27 bi em Minas
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar



