Coluna Minas Gerais
Mineradoras disputam Serra do Pires em JF

Foto: Ian-Irsigler/Reprodução TM
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Mineradoras disputam Serra do Pires
Um campo rupestre é definido por sua formação vegetal, que se desenvolve em áreas rochosas. Na Serra do Pires, em Juiz de Fora, é um dos últimos caracterizados por essa vegetação no município. O que poderia ser só mais um dos cenários montanhosos da Zona da Mata virou foco de interesses distintos: de um lado, mineradoras atraídas pela possibilidade de extração do quartzito, como acontece em muitas outras regiões de Minas Gerais; de outro, os ambientalistas que enxergaram no espaço um campo frutífero para pesquisa, com espécies novas e ameaçadas. Tamanha importância mobilizou os pesquisadores a investigarem a concessão de uma mineradora. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/especiais/biosfera/28-03-2025/serra-do-pires.html
Minas atinge meta de vacinação
Minas Gerais ultrapassou, em 2024, a meta nacional do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) para vacinação contra a brucelose ao imunizar 80,3% das bezerras bovinas e bubalinas com idade entre 3 e 8 meses. O resultado coloca o estado em conformidade com a exigência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece o mínimo de 80% de cobertura vacinal para garantir o controle da doença. No ano anterior, o índice foi de 77,5% (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/minas-atinge-meta-nacional-e-vacina-80-das-bezerras-contra-brucelose-em-2024
Uberlândia tem 8 mortes por dengue
Mais uma morte por dengue foi confirmada em Uberlândia nesta quarta-feira (26), de acordo com o painel da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Com isso, a cidade chega a oito óbitos registrados pela enfermidade em 2025. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima era do sexo feminino, possuía 32 anos e um histórico de comorbidade. Além das oito mortes por dengue já confirmadas, as autoridades de saúde também investigam outros 11 óbitos que podem ter relação com a doença. Ainda de acordo com o Painel de Monitoramento, a cidade ultrapassou 6,5 mil casos positivos da doença neste ano. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/37744/uberlandia-registra-oitava-morte
Unimontes inaugura Centro Sertão
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), realizou na semana que passou a cerimônia de lançamento do Centro de Excelência do Semiárido – Sertão, no Espaço OAB Eventos, em Montes Claros. Com um investimento de R$ 20 milhões da Fapemig ao longo de cinco anos, o centro tem como objetivo desenvolver soluções científicas e tecnológicas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, combater a desertificação e promover o desenvolvimento sustentável no Norte de Minas. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/unimontes-inaugura-centro-sertao-com-meta-de-se-tornar-referencia-internacional-em-pesquisas-sobre-o-semiarido/
Viçosa tem projeto ambiental
A Prefeitura de Viçosa lançou, na última sexta-feira (21), os programas “Fossa Zero” e “Lençóis Viçosenses”, que pretendem aplicar medidas de manutenção em áreas de conservação dos recursos naturais e da biodiversidade do ribeirão São Bartolomeu, que abastece a ETA I (Estação de Tratamento de Água) do Alto Bela Vista (Pintinho). De acordo com a prefeitura, “Fossa Zero” consistirá na instalação de miniETES (Estação de Tratamento de Esgoto) em residências próximas às nascentes. A intenção da ação é contribuir significativamente para a melhoria da qualidade das águas e a preservação dos mananciais locais. (Folha da Mata – Viçosa)
https://www.folhadamata.com.br/vicosa-lanca-programas-para-conservacao-ambiental
Rota do Muriqui tem estratégias
Foi realizada no último final de semana a Assembleia Anual da Associação do Circuito Turístico Rota do Muriqui, em Caratinga. O evento, que reuniu representantes de diversos municípios, teve como objetivo discutir estratégias para o fortalecimento do turismo na região e promover o desenvolvimento local. O Circuito Turístico Rota do Muriqui é uma importante iniciativa que envolve oito municípios da região: Caratinga, Ipanema, Santa Rita de Minas, Córrego Novo, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, Vargem Alegre e Pingo D’Água. O projeto visa consolidar e promover a diversidade cultural, histórica e natural dessas cidades, criando um fluxo turístico sustentável. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/circuito-turistico-rota-do-muriqui-foco-no-desenvolvimento-regional/
Patos recebe projeto do MPMG
Dezenas de representantes de entidades e instituições do terceiro setor, conselhos ambientais e organizações não governamentais de municípios da região participaram do curso de capacitação ministrado por equipe técnica do Projeto Plataforma Semente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O evento aconteceu de forma presencial na tarde de 11 de março no Salão do Júri do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), sob a coordenação da promotora de Justiça Carolina Frare Lameirinha e apoio da equipe técnica e jurídica da Plataforma Semente. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/oficina-de-capacitacao-da-plataforma-semente-e-realizada-em-patos-de-minas


Coluna Minas Gerais
Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

FAEMG SENAR | Divulgação
Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina
Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.
“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”
Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.
“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.” – João Martins, presidente da CNA
Objetivos e temáticas
O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:
-
Tendências de consumo no Brasil e no exterior
-
Qualidade e padrões de carne para produtores
-
Carne do futuro e tecnologias de produção
-
Expectativas sobre o mercado do boi
-
Casos de sucesso na pecuária
-
Apresentação de cortes especiais
Perfis confirmados
Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:
-
João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)
-
Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg
-
Governador Romeu Zema (MG), convidado especial
-
Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
-
Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)
Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.
Importância regional e nacional
Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.
O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.
-
GERAL22 horas atrás
Empresa de Passos é alvo de operação por fraude de R$ 80 milhões contra produtores rurais
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Equipes da Rede e&Tec de Minas Gerais são finalistas na OBAP
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, lidera agenda de eventos que fortalecem o municipalismo em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Seminário debate agricultura irrigada em MG
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Bíblia nas escolas já é lei em Divinópolis
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sucesso de público e negócios marca encerramento da primeira InfraBusiness Expo
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Governo oficializa acordo com a Ferrovia