Coluna Minas Gerais

Municípios têm até 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal

Publicados

em

AMM | Divulgação

Gestores e equipes municipais têm até o dia 24 de fevereiro de 2026 para inscrever projetos inovadores no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal. As inscrições estão abertas desde o dia 2 de dezembro, contemplando quatro eixos da administração pública municipal: Assistência Social, Cultura, Esporte e Saúde.

A premiação é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM) e tem como objetivo reconhecer e valorizar projetos inovadores implementados pelas prefeituras mineiras, que contribuam para uma gestão pública mais eficiente e para a melhoria da qualidade de vida da população. 

O Prêmio AMM de Boas Práticas busca demonstrar que é possível inovar no âmbito da gestão municipal, transformando políticas públicas bem-sucedidas em instrumentos de uma administração moderna, orientada por resultados e focada no desenvolvimento dos municípios.

As inscrições devem ser realizadas pelo hotsite do Prêmio de Boas Práticas, onde também está disponível o regulamento completo.
Clique aqui para acessar.

Poderão participar do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal apenas os municípios filiados à AMM que estejam com as mensalidades em dia até o último dia de inscrição. Não será cobrada taxa de inscrição.

Os vencedores serão anunciados durante cerimônia especial no 41º Congresso Mineiro de Municípios, que será realizado em maio de 2026. Além do reconhecimento, as prefeituras premiadas terão a oportunidade de compartilhar suas experiências, inspirando outras gestões municipais.

“O Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal reforça o compromisso dos nossos gestores com a inovação, a transparência e a eficiência na administração pública. Ao longo dos anos, acompanhei de perto o impacto transformador que iniciativas bem planejadas geram na vida das pessoas, inclusive em Patos de Minas, que já recebeu esse reconhecimento algumas vezes. Como presidente da AMM, acredito que cada edição do prêmio inspira prefeitos e equipes a compartilhar soluções que fazem diferença no dia a dia da população. Que esse reconhecimento continue estimulando boas ideias, fortalecendo a gestão pública e valorizando quem trabalha, com dedicação, para melhorar a vida dos mineiros.”


Cronograma

  • Inscrição e candidatura: de 02/12/2025 a 24/02/2026

  • Avaliação dos projetos: de 25/02/2026 a 13/03/2026

  • Contato e visita às prefeituras selecionadas: de 16/03/2026 a 20/03/2026

  • Visita técnica in loco: de 23/03/2026 a 17/04/2026

  • Cerimônia de premiação: durante o 41º Congresso Mineiro de Municípios

Leia Também:  Governo de Minas e instituições de Justiça dão início aos primeiros projetos socioeconômicos do Termo de Reparação de Brumadinho

Conheça os eixos

Assistência Social

Visa premiar os municípios que atuaram na melhoria da qualidade, implementação e proposição da Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo proteção social a indivíduos, famílias e comunidades, por meio do combate à pobreza, à exclusão social e às contingências sociais.

Cultura

Premia municípios que desenvolveram ações culturais diversificadas, utilizaram praças e espaços públicos para atividades culturais, priorizaram o audiovisual e aplicaram recursos das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc, valorizando e fortalecendo a cultura local.

Esporte

Reconhece iniciativas que ampliaram o acesso à prática esportiva, com campeonatos em diferentes categorias, uso de espaços públicos de lazer e incentivo ao esporte para a terceira idade.

Saúde

Destaca práticas da gestão municipal voltadas à melhoria da qualidade da assistência, da gestão e da implementação de políticas públicas no SUS, com potencial de replicação em outros municípios.


Avaliação

A atribuição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal será feita por uma Comissão Avaliativa, composta por representantes da AMM, de órgãos do Governo Estadual e de instituições acadêmicas ou parceiras, todos com experiência em gestão pública municipal.

Leia Também:  ANTT aprova concessão da BR 116

“Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, sendo responsáveis por analisar minuciosamente o processo de implantação e execução das práticas apresentadas. Essa avaliação é baseada nas informações fornecidas nos projetos, exigindo um olhar técnico, crítico e aprofundado”, explica o coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy.

“É fundamental garantir o cumprimento rigoroso dos critérios estabelecidos, bem como a coerência, a imparcialidade e a integridade do processo de avaliação, respeitando eventuais conflitos de interesse e assegurando a credibilidade da seleção”, completa.


Sobre o Prêmio

Criado em 2010, o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal integra a missão da AMM de impulsionar uma administração pública mais eficiente, ao incentivar a divulgação de iniciativas bem-sucedidas desenvolvidas por municípios de todas as regiões de Minas Gerais.

Promovido anualmente, o prêmio destaca gestões que adotaram soluções inovadoras e eficazes, contribuindo para a modernização e a melhoria dos serviços públicos.

A AMM permanece à disposição para orientar os municípios interessados, garantindo o atendimento a todos os critérios do regulamento.

E-mail: [email protected]
WhatsApp: (31) 2125-2400 – Opção 16 – Prêmio AMM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar lança novos cursos

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O Sistema Faemg Senar acaba de incluir dois novos treinamentos no catálogo do Senar Minas, reforçando o compromisso com a qualificação profissional no meio rural. As capacitações atendem demandas técnicas e ampliam as oportunidades de formação para produtores e trabalhadores rurais.

Um dos cursos é o de Gestão Financeira, voltado para a administração da empresa rural. O treinamento aborda princípios financeiros, análise de crédito, planejamento e viabilidade econômica, além de desenvolver a leitura de indicadores e dados para aprimorar o controle de recursos. A capacitação também orienta o uso de ferramentas financeiras na tomada de decisões estratégicas. O curso é presencial, tem carga horária de 24 horas e idade mínima de 16 anos.

A outra novidade é o curso de Operação e Manutenção de Roçadeira, que capacita o trabalhador para a utilização segura e eficiente do equipamento, com foco na durabilidade, na responsabilidade ambiental e na prevenção de acidentes. O conteúdo inclui uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), gestão de resíduos, preparo adequado de combustíveis e lubrificantes, manutenção preventiva e boas práticas no dia a dia. A formação é presencial, com carga horária de 16 horas e idade mínima de 18 anos.

  • Qualificação
Leia Também:  Filarmônica de Varginha em turnê histórica

Os novos treinamentos se somam a outros três lançados recentemente: Manutenção de Drone Agrícola, Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP&D) e Manutenção de Sistemas de Refrigeração em Máquinas Automotrizes Agrícolas e Pesadas Cabinadas.

Produtores, trabalhadores rurais e demais interessados em participar dos cursos devem procurar a entidade cooperada do Sistema Faemg Senar mais próxima e entrar em contato com o Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) para consultar a programação disponível em sua região.

  • Drone Agrícola

O curso de Manutenção de Drone Agrícola se destaca em um cenário em que o campo está cada vez mais tecnológico. Os participantes aprendem sobre os principais conceitos e práticas relacionadas à manutenção de drones utilizados no meio rural: identificação dos componentes da aeronave, uso correto das ferramentas, cuidados com a segurança do trabalho, saúde do operador, entre outros temas.

┃ É um curso muito completo, em que o Sistema Faemg Senar reafirma o compromisso de oferecer treinamento em tecnologia com qualidade para os produtores rurais, explicou o instrutor Francismar Silva Coelho.

O curso piloto foi realizado em Aimorés, no Leste de Minas, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Para o presidente do Sindicato, Josimar Zuccon (Tampinha), a realização do curso na região representa um avanço importante para a agricultura.

Leia Também:  Mineiros levam 1º e 3º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Entre os participantes, a avaliação foi positiva. O produtor rural Marcos Parentes Faria ressaltou o aproveitamento do conteúdo.

┃ Aprendi bastante e saí mais confiante. É um investimento que realmente faz a diferença no dia a dia do produtor. Para quem quer atuar nessa área, é uma grande oportunidade que abre novas portas, afirmou.

O analista técnico de Formação Profissional Rural do Sistema Faemg Senar, Alexandre Matos Martins, que acompanhou o curso em Aimorés, ressaltou que o treinamento passa a integrar o portfólio da instituição na área de drones, contemplando desde a operação básica — para quem nunca pilotou uma ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) — até mapeamento, pulverização, emissão do CAAR (Certificado de Aplicação Aeroagrícola Remota) e manutenção das aeronaves.

┃ Com essa formação, o participante pode acessar todos os nossos treinamentos e sair preparado para atuar no mercado de trabalho, atendendo às necessidades do agro tecnológico, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA