Coluna Minas Gerais
Operação combate extração de ouro
Foto: Polícia Federal
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Operação combate extração de ouro
Nesta sexta-feira (25), a Operação Rios Salvos foi deflagrada com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro nos rios das Mortes e Grande, nas regiões de Tiradentes e São João del-Rei, em Minas Gerais. A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Comave, Ibama e Agência Nacional de Mineração (ANM). As investigações indicam que os suspeitos extraíam ouro no leito dos rios, com o uso de balsas e de dragas sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) e sem licença ambiental. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/minas/25-04-2025/extracao-ouro-ilegal.html
Poços de Caldas sofre apagão
Por volta das 22h desta sexta-feira, 25, um apagão atingiu todas as regiões de Poços de Caldas. Em nota, a DME Distribuição informou que uma perturbação externa ao sistema provocou o desligamento de todas as cargas atendidas pela distribuidora, interrompendo o fornecimento de energia elétrica para 88.820 unidades consumidoras. A causa provável da ocorrência foi o desligamento de um transformador 500kV/345kV na Subestação de Furnas, localizada em Poços de Caldas. A DMED segue acompanhando a apuração do evento junto aos órgãos competentes. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/04/26/nota-oficial-do-dme-distribuicao-sobre-o-apagao/
Hospital tem conclusão assegurada
A manhã de sexta-feira (25) marcou uma nova etapa na longa história da construção do Hospital Regional de Governador Valadares. Autoridades estaduais e municipais se reuniram no canteiro de obras da unidade para vistoriar os trabalhos. Durante a vistoria a comitiva do Governo de Minas reforçou o compromisso de concluir a construção até o primeiro semestre de 2026. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, o Estado já iniciou a compra dos equipamentos que serão utilizados no hospital. Além disso, Baccheretti reafirmou que a conclusão acontecerá no primeiro semestre de 2026. “A nossa vinda aqui é exatamente para fazer essa fiscalização e inspeção da obra. E nós estamos ainda com o nosso prazo de primeiro semestre do ano que vem [para a conclusão da obra], nós estamos em cima desse prazo, e nós estamos aqui para conseguir avançar”, disse Baccheretti. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/durante-vistoria-em-obra-do-hospital-regional-de-valadares-governo-de-minas-reafirma-entrega-para-2026/
Trabalhador terá Semana em Itabira
Com uma programação especial e gratuita, a Semana do Trabalhador 2025 tem início nesta segunda-feira (28), celebrando não só o 1º de Maio, mas também os 80 anos de história do Sindicato Metabase de Itabira e Região. O evento, que vai até o dia 3 de maio, reúne cultura, lazer, esportes, solidariedade e grandes nomes da música nacional. Shows com Bruno Diegues e Péricles são os destaques musicais da semana. O ex-vocalista do Jeito Moleque sobe ao palco no feriado de 1º de maio no Clube Campestre Metabase, enquanto o sambista Péricles encerra a noite de sexta-feira (2) com show no Parque de Exposições. (Itabira Notícias)
https://itabiranoticia.com.br/comeca-nesta-segunda-28-a-semana-do-trabalhador-2025-em-itabira-uma-homenagem-aos-80-anos-do-sindicato-metabase/
Manhuaçu debate cafeicultura
Foi realizado em Manhuaçu o 26º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas. O evento reuniu produtores, especialistas e autoridades para debater os desafios e inovações do setor cafeeiro na região. Durante os dois dias de programação, o simpósio abordou temas como consumo de café, inovação tecnológica, segurança nas propriedades rurais e a participação da juventude e das mulheres na cafeicultura. Um dos destaques foi a montagem de uma passarela com cafés especiais da região, além de um concurso de café coado. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/aberto-26o-simposio-da-cafeicultura-das-matas-de-minas/
Araguari sedia Campeonato de Xadrez
A Prefeitura de Araguari, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto, vai realizar o Campeonato Internacional de Xadrez 2025. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de junho, no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros. A organização do torneio conta com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e à Federação Internacional de Xadrez (FIDE). O campeonato será dividido em duas categorias. A primeira é a categoria Absoluto, aberta a todos os jogadores que conhecem as regras do jogo. Essa modalidade terá registro na FIDE (ID 415462) e na CBX, com rating FIDE/CBX Standard, e distribuirá uma premiação total de R$ 30 mil. A segunda é a categoria Estudantil, voltada a participantes com menos de 18 anos (nascidos a partir de 2007), sem distinção de sexo ou gênero. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
https://www.gazetadotriangulo.com.br/araguari-sedia-campeonato-internacional-de-xadrez-em-junho/
Coluna Minas Gerais
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Uberlândia perderá 38 orelhões até 28
Os últimos telefones de uso público, popularmente conhecidos como orelhões, já têm data marcada para a aposentadoria: o final de 2028. De acordo com o painel de informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Uberlândia ainda conta com 38 orelhões espalhados pela cidade, que serão removidos gradualmente até a data limite. Lançada em 1972 em todo o Brasil, a rede que já teve mais de 1,5 milhão de terminais, era mantida por concessionárias de telefonia fixa, como uma contrapartida obrigatória do serviço. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39742/fim-do-orelhao-uberlandia-perdera-ultimas-38-unidades-ate-2028
Aluno de Areado é nota mil no Enem
A educação pública de Minas Gerais celebra uma conquista expressiva no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O estudante Victor Hugo Oliveira Abreu, de 17 anos, aluno da Escola Estadual João Lourenço, no município de Areado, ligada à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, alcançou a nota máxima de 1.000 pontos na redação do Enem. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/01/28/aluno-de-escola-estadual-de-areado-conquista-nota-mil-na-redacao-do-enem-2025/
Curso de Medicina tem vagas ampliadas
O Ministério da Educação autorizou a ampliação do número de vagas do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A Portaria deferiu o pedido de aumento de vagas, elevando o total anual de 60 para 78 vagas. O desempenho no Enamed insere o curso de Medicina do Unipam no grupo de cursos com conceitos 4 e 5, que reúne 163 instituições, aproximadamente 46% do total avaliado, e o destaca entre os melhores do país. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/curso-de-medicina-do-unipam-tem-numero-de-vagas-ampliado-pelo-mec
Caeté foi primeira capital de Minas
Caeté começa, enfim, a correr atrás do prejuízo histórico e a reivindicar o lugar que lhe cabe na formação de Minas Gerais. No contexto da Guerra dos Emboabas, a cidade exerceu a condição de primeira capital de Minas. Foi em seu território, mais precisamente no Morro Vermelho — hoje distrito de Caeté —, que se deu a formação do chamado governo primaz de Minas. Esse apagamento começa agora a ser enfrentado de forma direta e simbólica com o lançamento de uma obra que, pela primeira vez, parte do olhar de um autor caeteense para fazer justiça a esse passado negligenciado. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-rompe-o-silencio-da-historia-e-relembra-seu-lugar-como-primeira-capital-de-minas/
PAC destina 59 milhões para Sabará
O Governo Federal destinou R$ 59,9 milhões para a cidade de Sabará por meio do Novo PAC Seleções, recurso que será aplicado em obras de contenção de encostas em áreas de risco. O investimento é considerado fundamental para salvar vidas, reduzir a vulnerabilidade da população e proteger a cidade contra desastres naturais. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/51654/novo-pac-selecoes-destina-mais-de-r-59-milhoes-a-sabara-para-obras-de-contencao-de-encostas
Procon pesquisa material em JF
O Observatório das Relações de Consumo do Procon/JF divulgou, nesta quarta-feira (28/01), o levantamento anual de preços de materiais escolares. A análise, que contemplou 55 itens em 24 estabelecimentos de Juiz de Fora, identificou disparidades significativas nos valores praticados, com a maioria dos produtos apresentando variações superiores a 50% entre a loja mais barata e a mais cara. (RCWTV – Juiz de Fora)
https://www.rcwtv.com.br/noticia/pesquisa-do-procon-de-juiz-de-fora-revela-variacao-de-ate-93-em-materiais-escolares
Caratinga é bi do ouro na alfabetização
Pelo segundo ano consecutivo, o município de Caratinga foi reconhecido com o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O selo é concedido pelo Ministério da Educação e tem como objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Educação em prol da alfabetização das crianças, com foco na alfabetização na idade certa. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/cidade/caratinga-e-ouro-na-alfabetizacao-pelo-segundo-ano-consecutivo-2/
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAeroporto de Uberlândia projeta crescimento
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCopasa inicia série de reuniões com prefeitos para aprofundar diálogo sobre universalização do saneamento
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSucessão em MG tem embate entre vice governador e presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásDeputada denuncia ameaça de Simões
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásVender a Copasa pode até ser opção, mas retirar direitos dos mineiros, não
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásManifesto reforça defesa da democracia e do Estado de Direito
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásQuatro meses após pedido ao Governo de Minas, AMM segue sem resposta
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCava da Vale provoca alagamentos



