Coluna Minas Gerais

Operação combate extração de ouro

Publicados

em

Foto: Polícia Federal

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Operação combate extração de ouro
Nesta sexta-feira (25), a Operação Rios Salvos foi deflagrada com o objetivo de combater a extração ilegal de ouro nos rios das Mortes e Grande, nas regiões de Tiradentes e São João del-Rei, em Minas Gerais. A operação foi realizada em conjunto pela Polícia Federal, Polícia Militar Ambiental, Batalhão de Operações Especiais (Bope), Comave, Ibama e Agência Nacional de Mineração (ANM). As investigações indicam que os suspeitos extraíam ouro no leito dos rios, com o uso de balsas e de dragas sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) e sem licença ambiental. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/minas/25-04-2025/extracao-ouro-ilegal.html

Poços de Caldas sofre apagão
Por volta das 22h desta sexta-feira, 25, um apagão atingiu todas as regiões de Poços de Caldas. Em nota, a DME Distribuição informou que uma perturbação externa ao sistema provocou o desligamento de todas as cargas atendidas pela distribuidora, interrompendo o fornecimento de energia elétrica para 88.820 unidades consumidoras. A causa provável da ocorrência foi o desligamento de um transformador 500kV/345kV na Subestação de Furnas, localizada em Poços de Caldas. A DMED segue acompanhando a apuração do evento junto aos órgãos competentes. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/04/26/nota-oficial-do-dme-distribuicao-sobre-o-apagao/

Hospital tem conclusão assegurada
A manhã de sexta-feira (25) marcou uma nova etapa na longa história da construção do Hospital Regional de Governador Valadares. Autoridades estaduais e municipais se reuniram no canteiro de obras da unidade para vistoriar os trabalhos. Durante a vistoria a comitiva do Governo de Minas reforçou o compromisso de concluir a construção até o primeiro semestre de 2026. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, o Estado já iniciou a compra dos equipamentos que serão utilizados no hospital. Além disso, Baccheretti reafirmou que a conclusão acontecerá no primeiro semestre de 2026. “A nossa vinda aqui é exatamente para fazer essa fiscalização e inspeção da obra. E nós estamos ainda com o nosso prazo de primeiro semestre do ano que vem [para a conclusão da obra], nós estamos em cima desse prazo, e nós estamos aqui para conseguir avançar”, disse Baccheretti. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/durante-vistoria-em-obra-do-hospital-regional-de-valadares-governo-de-minas-reafirma-entrega-para-2026/

Leia Também:  AL discute transferência da Hidroex para Uemg

Trabalhador terá Semana em Itabira
Com uma programação especial e gratuita, a Semana do Trabalhador 2025 tem início nesta segunda-feira (28), celebrando não só o 1º de Maio, mas também os 80 anos de história do Sindicato Metabase de Itabira e Região. O evento, que vai até o dia 3 de maio, reúne cultura, lazer, esportes, solidariedade e grandes nomes da música nacional. Shows com Bruno Diegues e Péricles são os destaques musicais da semana. O ex-vocalista do Jeito Moleque sobe ao palco no feriado de 1º de maio no Clube Campestre Metabase, enquanto o sambista Péricles encerra a noite de sexta-feira (2) com show no Parque de Exposições. (Itabira Notícias)
https://itabiranoticia.com.br/comeca-nesta-segunda-28-a-semana-do-trabalhador-2025-em-itabira-uma-homenagem-aos-80-anos-do-sindicato-metabase/

Manhuaçu debate cafeicultura
Foi realizado em Manhuaçu o 26º Simpósio da Cafeicultura das Matas de Minas. O evento reuniu produtores, especialistas e autoridades para debater os desafios e inovações do setor cafeeiro na região. Durante os dois dias de programação, o simpósio abordou temas como consumo de café, inovação tecnológica, segurança nas propriedades rurais e a participação da juventude e das mulheres na cafeicultura. Um dos destaques foi a montagem de uma passarela com cafés especiais da região, além de um concurso de café coado. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/aberto-26o-simposio-da-cafeicultura-das-matas-de-minas/

Leia Também:  Brumadinho ganha memorial

Araguari sedia Campeonato de Xadrez
A Prefeitura de Araguari, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto, vai realizar o Campeonato Internacional de Xadrez 2025. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de junho, no Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros. A organização do torneio conta com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e à Federação Internacional de Xadrez (FIDE). O campeonato será dividido em duas categorias. A primeira é a categoria Absoluto, aberta a todos os jogadores que conhecem as regras do jogo. Essa modalidade terá registro na FIDE (ID 415462) e na CBX, com rating FIDE/CBX Standard, e distribuirá uma premiação total de R$ 30 mil. A segunda é a categoria Estudantil, voltada a participantes com menos de 18 anos (nascidos a partir de 2007), sem distinção de sexo ou gênero. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
https://www.gazetadotriangulo.com.br/araguari-sedia-campeonato-internacional-de-xadrez-em-junho/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Lei autoriza controle populacional do javali&europeu

Publicados

em

Crédito: Cartilha IBAMA / O javali asselvajado – Norma e medidas de controle

FAEMG SENAR | Divulgação

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, promulgou a Lei nº 25.625, que estabelece medidas urgentes e permanentes sobre o controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu (Sus scrofa) em todo o estado de Minas Gerais. O ponto central da nova lei, conforme o Art. 1º, é a autorização para o controle populacional do javali-europeu, em todas as suas linhagens e cruzamentos que vivem em liberdade. A medida tem como principais objetivos proteger a biodiversidade, a saúde pública, a segurança agropecuária e os ecossistemas nativos.

Segundo a gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, este é um antigo pleito do setor, no qual o Sistema Faemg Senar atuou de forma firme para atender a uma necessidade urgente dos produtores rurais atingidos pelos prejuízos, muitas vezes incalculáveis, causados por essa espécie invasora.

“Agora, aguardamos o regulamento para orientar e capacitar os produtores, garantindo que o apoio ao controle seja realizado de forma correta e em conformidade com a nova lei. Nosso compromisso é assegurar que a aplicação da norma traga o alívio necessário ao campo”.

Métodos de controle populacional e manejo

A lei define ainda o controle populacional e manejo sustentável como a perseguição, o abate e a captura seguida da eliminação imediata desses animais, além de especificar métodos permitidos para o manejo, que incluem caça, armadilhas e outros métodos aprovados pelo ente governamental competente.

Leia Também:  CAAMG: 100 dias de gestão coletiva, escuta ativa e entregas concretas

O controle poderá ser realizado sem limite de quantidade de animais e em qualquer época do ano, desde que os métodos minimizem os impactos ambientais e os efeitos nocivos à saúde pública. Para a execução do controle em propriedades rurais (sítios, fazendas, etc.), o proprietário, arrendatário ou possuidor do imóvel deverá conceder autorização, cujos termos serão definidos em regulamento posterior.

O analista de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Guilherme Oliveira, ressalta a importância da nova lei, que oficializa e amplia os instrumentos para o combate ao javali.

“A nova lei reconhece a gravidade do problema e oficializa instrumentos mais amplos para o combate ao javali, permitindo uma atuação contínua, sem a limitação de períodos de defeso, considerando o caráter invasor e altamente destrutivo da espécie”.

Próximos passos

A lei já entrou em vigor, mas a implementação do controle populacional dependerá da publicação de um regulamento que detalhará os procedimentos necessários para a autorização e execução do manejo em propriedades privadas.

A norma foi criada a partir do Projeto de Lei nº 1.858/23, de autoria da deputada Marli Ribeiro (PL) e dos deputados Dr. Maurício (Novo) e Raul Belém (Cidadania). A iniciativa foi aprovada no dia 12 de novembro pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA