Coluna Minas Gerais
Pesquisa Fecomércio MG aponta entusiasmo do Comércio para o Natal

Fecomércio MG / Divulgação
Para 49,1% dos empresários do comércio de Minas Gerais, as vendas de Natal serão melhores do que as do ano passado e serão satisfatórias para 72,5% dos que acham que serão iguais às de 2023. As vendas serão piores de acordo com 20% dos entrevistados. Os números são da pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2024, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG com comerciantes de todas as regiões do estado que também constatou que a data impacta 84,5% dos estabelecimentos.
A boa expectativa para a data leva mais da metade dos empresários (53,1%) a acreditarem que o último trimestre do ano vai superar o desempenho do mesmo período de 2023. Os resultados do quarto trimestre de 2024 serão satisfatórios para 76,7% dos comerciantes mineiros que dizem que o período deverá repetir o desempenho de 2023. Os motivos para o otimismo são, em primeiro lugar, a expectativa/confiança dos empresários (40,7%), em segundo, o valor afetivo da data (29,3%) e, em terceiro, o aquecimento do comércio (26,3%).
O consumidor deverá ir às compras às vésperas do Natal conforme 71,0% dos empresários. Esta percepção leva cerca de 80% dos comerciantes ouvidos a lançarem mão de ações para atrair o cliente para seu negócio, sendo que 47,0% informam que farão propaganda e 32,7%, promoções e liquidações. As indicações para o tíquete médio variam, sendo que 34,9% dos empresários apostam em desembolso de 100 a 300 reais por cliente.
Os produtos alimentícios devem puxar as vendas (22,8%) seguidos de roupas (20,3%) e bebidas (14%). Para aproximadamente 30% das empresas que vendem online, as maiores saídas serão: roupas, produtos alimentícias, calçados e bebidas. Já as principais modalidades de pagamento das compras de Natal deverão ser, nesta ordem, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, pix, cartão de débito e carnê.
À época da realização da pesquisa, entre os dias 14 e 26 de novembro, 46,5% dos comerciantes do estado já estavam com os estoques preparados para o Natal e 36,3% aguardavam a chegada dos produtos pedidos. Somente 16,6% não haviam feito os pedidos.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período do Natal para os setores do comércio, serviços e turismo. “O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista no ano. Essa data é marcada por um valor afetivo muito grande e boa parte dos consumidores vão às compras em busca de presentes, itens para festas, viagens de final de ano, entre outros. É imprescindível destacar que os impactos positivos do Natal vão muito além do comércio varejista, movimentando também o setor de serviços e o turismo”, explica Martins.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.


Coluna Minas Gerais
AMM realiza o maior Fórum de Educação de Minas Gerais, reunindo prefeitos, gestores e especialistas em Belo Horizonte

AMM | Divulgação
A Associação Mineira de Municípios (AMM) promove, nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte, o maior Fórum de Educação do estado de Minas Gerais. O evento reunirá prefeitos, secretários municipais, gestores, professores e especialistas de renome nacional para debater os principais desafios e soluções para a educação pública.
O presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, destaca a importância do encontro:
“Estamos reunindo os maiores especialistas e lideranças da educação para discutir soluções concretas, práticas e inovadoras para as escolas de Minas. É um momento de capacitação, de construção coletiva e, acima de tudo, de reafirmação do compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade para todos.”
Programação diversa e de alto impacto
Entre os temas em debate estão os Planos Municipais de Educação, a inserção da BNCC de Computação nos currículos, o financiamento da educação e os desafios da inclusão e da equidade na rede pública de ensino.
Um dos diferenciais do Fórum é a Sala de Formação, ambiente criado para aprofundar debates e promover troca de experiências entre gestores e educadores.
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1º dia: foco na implementação da Política Nacional de Equidade, nas políticas de educação para relações étnico-raciais e na educação escolar quilombola, com destaque para iniciativas de sucesso como o Projeto Ubuntu, de Machado.
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2º dia: discussões sobre acessibilidade, inclusão e a inserção da computação como disciplina obrigatória nos currículos escolares.
Para a assessora técnica de Educação da AMM, Ednamar Assunção, o Fórum é estratégico para consolidar avanços:
“Este é um espaço essencial para fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios e impulsionar a qualidade da educação pública em Minas Gerais.”
Serviço:
Local: Expominas – Belo Horizonte
Data: 9 e 10 de setembro de 2025
Programação completa e inscrições: https://portalamm.com/forum-mineiro-de-educacao/
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