Coluna Minas Gerais
Pesquisa Fecomércio MG aponta entusiasmo do Comércio para o Natal

Fecomércio MG / Divulgação
Para 49,1% dos empresários do comércio de Minas Gerais, as vendas de Natal serão melhores do que as do ano passado e serão satisfatórias para 72,5% dos que acham que serão iguais às de 2023. As vendas serão piores de acordo com 20% dos entrevistados. Os números são da pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2024, realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG com comerciantes de todas as regiões do estado que também constatou que a data impacta 84,5% dos estabelecimentos.
A boa expectativa para a data leva mais da metade dos empresários (53,1%) a acreditarem que o último trimestre do ano vai superar o desempenho do mesmo período de 2023. Os resultados do quarto trimestre de 2024 serão satisfatórios para 76,7% dos comerciantes mineiros que dizem que o período deverá repetir o desempenho de 2023. Os motivos para o otimismo são, em primeiro lugar, a expectativa/confiança dos empresários (40,7%), em segundo, o valor afetivo da data (29,3%) e, em terceiro, o aquecimento do comércio (26,3%).
O consumidor deverá ir às compras às vésperas do Natal conforme 71,0% dos empresários. Esta percepção leva cerca de 80% dos comerciantes ouvidos a lançarem mão de ações para atrair o cliente para seu negócio, sendo que 47,0% informam que farão propaganda e 32,7%, promoções e liquidações. As indicações para o tíquete médio variam, sendo que 34,9% dos empresários apostam em desembolso de 100 a 300 reais por cliente.
Os produtos alimentícios devem puxar as vendas (22,8%) seguidos de roupas (20,3%) e bebidas (14%). Para aproximadamente 30% das empresas que vendem online, as maiores saídas serão: roupas, produtos alimentícias, calçados e bebidas. Já as principais modalidades de pagamento das compras de Natal deverão ser, nesta ordem, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, pix, cartão de débito e carnê.
À época da realização da pesquisa, entre os dias 14 e 26 de novembro, 46,5% dos comerciantes do estado já estavam com os estoques preparados para o Natal e 36,3% aguardavam a chegada dos produtos pedidos. Somente 16,6% não haviam feito os pedidos.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período do Natal para os setores do comércio, serviços e turismo. “O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista no ano. Essa data é marcada por um valor afetivo muito grande e boa parte dos consumidores vão às compras em busca de presentes, itens para festas, viagens de final de ano, entre outros. É imprescindível destacar que os impactos positivos do Natal vão muito além do comércio varejista, movimentando também o setor de serviços e o turismo”, explica Martins.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.


Coluna Minas Gerais
InfraBusiness Expo abre inscrições para congresso técnico com foco em inovação, investimentos e cidades inteligentes

SISTEMA FIEMG | Divulgação
As inscrições para o Congresso da InfraBusiness Expo 2025 já estão abertas. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte, e reunirá lideranças empresariais, especialistas, gestores públicos e investidores para discutir os principais temas que impactam a infraestrutura brasileira e seu papel no desenvolvimento econômico e social do país.
A programação técnica se estende por três dias e inclui painéis temáticos, palestras magnas e debates sobre temas como inovação e digitalização na engenharia, financiamento de grandes obras, concessões públicas, sustentabilidade urbana, e o conceito de cidades inteligentes.
Nomes confirmados
Entre os destaques já confirmados estão:
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Ricardo Amorim, economista;
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Rubens Menin, empresário (MRV, Inter, Log, CNN Brasil, Rádio Itatiaia, Urba, Resia, Conedi);
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Mateus Simões, vice-governador de Minas;
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Antonio Anastasia, ministro do TCU e ex-governador de MG;
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Eugênio Mattar, Executive Chairman da Localiza;
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Ana Sanches, CEO da Anglo American;
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Guilherme Sampaio, diretor-geral da ANTT;
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Henrique Salvador, presidente do Conselho da Rede Mater Dei.
Destaques da programação
Terça-feira – 12/08
Painel de abertura com Flávio Roscoe (presidente da FIEMG), reunindo Eugênio Mattar, Henrique Salvador e Rubens Menin, para discutir os desafios e tendências da infraestrutura em MG, com foco nos R$ 100 bilhões previstos em investimentos.
À tarde, palestras magnas com:
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Antonio Anastasia (TCU),
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Marco Aurélio de Barcelos (presidente da ABCR),
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Guilherme Sampaio (ANTT).
Quarta-feira – 13/08
Painel com:
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Fernando Passalio (Copasa),
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Rodrigo Tavares (DER),
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Leonardo Gomes (Sudecap),
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Antônio Gabriel Santos (Dnit-MG),
Mediado por Bruno Baetya Ligório, presidente do Sicepot-MG.
À tarde, palestras magnas com:
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Pedro Bruno Barros de Souza (secretário estadual de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias),
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Mila Corrêa de Costa (secretária de Desenvolvimento Econômico de MG).
Quinta-feira – 14/08
. Palestra com Hugo Tadeu (Fundação Dom Cabral) sobre inovação, tecnologia e competitividade.
. Apresentação de Ismael Corrêa (Sotreq) sobre desenvolvimento de máquinas de pavimentação.
. Encerramento com Ricardo Amorim, considerado o economista mais influente do Brasil (segundo a Forbes) e maior influenciador brasileiro no LinkedIn.
Sobre o evento
Organizada pela Cubo Eventos, com apoio institucional da FIEMG e do Sicepot-MG, a InfraBusiness Expo se consolida como o principal ponto de encontro da cadeia produtiva da infraestrutura da América Latina. Minas Gerais, com mais de R$ 100 bilhões previstos em investimentos até 2031, foi escolhida estrategicamente como sede do evento.
“A InfraBusiness nasce como uma feira feita por quem vive o setor. Nosso objetivo é gerar negócios reais, atrair investimentos e criar conexões estratégicas entre setor público, mercado e indústria”, afirma Emir Cadar Filho, idealizador do evento e vice-presidente da FIEMG. “Minas é essencial para a construção pesada. Estamos oferecendo uma plataforma inédita de inovação, networking e geração de negócios em um momento decisivo para o futuro da infraestrutura brasileira”, completa.
Feira e inscrições
A expectativa é que a InfraBusiness Expo 2025 receba mais de 30 mil visitantes e movimente cerca de R$ 1 bilhão em negócios. A feira contará com mais de 100 expositores, como Komatsu, Volvo, Scania, JCB, Banco Inter, Itaipu, XCMG e ArcelorMittal, ocupando 30 mil m², sendo 16.500 m² cobertos.
As inscrições para o congresso devem ser feitas no site oficial:
www.infrabusinessexpo.com.br
Lá também está disponível a programação completa e as informações sobre pacotes e modalidades de participação.
Patrocínio: CREA-MG e Prefeitura de Belo Horizonte (via Belotur).
Informações para imprensa:
CORP Comunicação
. Saulo Penaforte – (31) 9 9683-5270 – [email protected]
. Leonardo Pessanha – (21) 99184-7178 – [email protected]
. Andrea Cândido – (31) 99198-6666 – [email protected]
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