Coluna Minas Gerais

PM recebe capacitação sobre o agro mineiro

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

O 1º Seminário Segurança no Campo foi realizado nesta quarta-feira (16/10), em Belo Horizonte, pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O encontro teve como objetivo capacitar os militares que atuam no policiamento rural e fortalecer as ações de segurança e integração com os produtores mineiros.

O evento ocorreu no Auditório da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Academia de Polícia Militar e reuniu cerca de 300 policiais, entre comandantes de companhias, pelotões e patrulhas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de discentes do Curso de Formação de Sargentos.
A programação foi transmitida ao vivo para unidades do interior, ampliando o alcance da capacitação.

“À medida que o campo mineiro cresce e gera mais riqueza, aumenta também a necessidade de fortalecer a segurança. Essa parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Polícia Militar é essencial para proteger quem produz. Com diálogo, informação e organização, garantimos um campo mais seguro e produtivo”, afirmou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Também participaram do evento o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões; e o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.

Leia Também:  Secretaria de Agricultura abre inscrições para o IV Seminário Mineiro da Cachaça

Durante o seminário, especialistas do Sistema Faemg Senar apresentaram um panorama das principais cadeias produtivas de Minas Gerais, destacando as épocas de safra e os produtos de maior valor de mercado, como o café, que exige atenção especial das forças de segurança devido ao seu alto valor.

Outros temas em destaque foram a bovinocultura e a equideocultura, com explicações detalhadas sobre os processos de produção, manejo, abate, distribuição e exportação, evidenciando o impacto econômico e social do agronegócio mineiro.

A Polícia Militar de Minas Gerais também apresentou casos de sucesso da patrulha comunitária rural, mostrando exemplos de como o estreitamento do relacionamento com as comunidades tem contribuído para aumentar a sensação de segurança e confiança entre os produtores e moradores do campo.

“Este seminário reforça o diálogo da Polícia Militar com as comunidades rurais e nosso compromisso em atuar de forma cada vez mais efetiva no campo. Com a patrulha rural e o uso de novas tecnologias, temos registrado redução da criminalidade e fortalecido a sensação de segurança. Esses resultados refletem o empenho dos nossos policiais em proteger quem vive e trabalha no meio rural”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Carlos Frederico Otoni Garcia.

Também estiveram presentes o coronel PM Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; o coronel PM Câmara, diretor de Operações; e o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, além do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia.

Leia Também:  Preta Gil desabafa nas redes sociais sobre urgência em viver: ‘tanta dor e decepção’

Coronel Santiago, da Diretoria de Comunicação Organizacional da PMMG; Coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, Comandante-Geral da PMMG, Antônio de Salvo; Coronel Câmara, Diretor de Operações; e Renato Laguardia

Os policiais participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o transporte de produtos e animais, aprendendo a identificar corretamente os documentos exigidos, como certificados de origem e notas fiscais, bem como reconhecer situações que dispensam documentação.
Também foram abordados temas como a identificação de maquinários agrícolas e as boas práticas no transporte de animais, medidas fundamentais para garantir segurança, rastreabilidade e conformidade nas operações rurais.

O seminário proporcionou aos policiais uma visão aprofundada sobre o perfil dos produtores mineiros e as especificidades da produção rural, contribuindo para uma atuação mais estratégica, integrada e próxima das comunidades rurais em todo o estado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Tremor não impacta as barragens

Publicados

em

(Foto: Reprodução JI)

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
Tremor não impacta as barragens
Através de nota, a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) informou que, após o registro do tremor de terra ocorrido na noite de sexta-feira (12/12) em Araxá e região, suas operações não sofreram nenhum impacto. A Companhia esclarece que todas as suas barragens permanecem em condições estáveis, com fatores de segurança acima dos recomendados pelas normas técnicas e exigidos pela legislação vigente. Além do monitoramento contínuo, realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, a empresa mobilizou imediatamente sua equipe técnica, que realizou inspeções nas estruturas, não sendo identificada qualquer alteração em suas condições de segurança. (Jornal Interação – Araxá)
https://www.jornalinteracao.com.br/em-nota-a-cbmm-informou-que-o-tremor-de-terra-em-araxa-nao-causou-nenhum-impacto-na-estrutura-de-suas-barragens

JF terá R$ 309 milhões para investimentos
A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na sexta-feira (12), quatro projetos de lei encaminhados pela Prefeitura que solicitam autorização para operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). O valor total dos empréstimos chega a R$ 309.821.234. Ao todo, as quatro operações destinam-se a investimentos nas áreas de infraestrutura, tecnologia, saneamento ambiental, construções de creches, unidades de saúde, amortizações e contratos de financiamento. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/politica/13-12-2025/camara-emprestimos-prefeitura.html

Leia Também:  Secretaria de Agricultura abre inscrições para o IV Seminário Mineiro da Cachaça

Patos faz atendimento por aplicativo
A Prefeitura de Patos de Minas lançou oficialmente, o PatoZap, novo canal de atendimento ao cidadão pelo WhatsApp. Disponível pelo número (34) 3822-9115, a ferramenta chega para facilitar o acesso da população aos serviços municipais, oferecendo uma alternativa rápida, prática e segura, diretamente no celular. Por meio do PatoZap, os moradores poderão solicitar serviços, acompanhar protocolos, receber documentos e avisos importantes. O canal integra diferentes áreas da administração, como das secretarias de Saúde, Trânsito, Finanças e Obras. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/patos-de-minas-inicia-atendimento-publico-via-whatsapp-com-o-lancamento-do-patozap

Natal impulsiona vendas de artesanato
Na região onde o artesanato em barro é protagonista e fortalece a renda dos artesãos, o período natalino também representa aumento nas vendas. Ceramistas do Vale do Jequitinhonha esperam que a data seja de faturamento muito superior à média dos demais meses. A tradição garante emprego e renda para muitas artesãs da região, e os presépios, assim como diversos artesanatos em cerâmica, já fazem parte da coleção da marca território Vale do Jequitinhonha, apoiada pelo Sebrae Minas. (Diário Tribuna)
https://diariotribuna.com.br/?p=32183

Muriaé faz demolição de Centro
A Prefeitura de Muriaé adquiriu o prédio onde funcionava o Centro Educacional de Muriaé, conhecido como CEM. Desde então a administração municipal avaliava a melhor forma de utilizar o espaço e entre as possibilidades estudadas estavam a instalação de serviços da Secretaria Municipal de Educação, a criação de um auditório e a implantação de outras estruturas destinadas ao fortalecimento das políticas educacionais. Após estudos técnicos, verificou-se que a estrutura do antigo prédio não suportaria manutenções e reformas. Diante desse diagnóstico, a medida mais segura e adequada definida pelos técnicos foi a demolição integral da construção e a futura edificação de um novo imóvel. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16177/estrutura-comprometida-leva-a-demolicao-do-antigo-cem-e-prefeitura-planeja-nova-construcao-para-proximos-anos

Leia Também:  Projeto de nióbio está 100% financiado

Rembrandt tem exposição em BH
Poucos artistas foram capazes de traduzir a alma humana com tanta profundidade quanto Rembrandt van Rijn (1606–1669). Entre claros e escuros, o mestre holandês reinventou a gravura no século 17 e inaugurou uma nova forma de olhar o mundo. Até 25 de janeiro de 2026, a Casa Fiat de Cultura realiza a exposição inédita  “Rembrandt – o Mestre da Luz e da Sombra”, reunindo 69 gravuras originais do artista. Com curadoria do diretor da Rede dos Museus da Região Marche Nord (Itália), Luca Baroni, a mostra chega a Belo Horizonte após temporada no Rio de Janeiro. (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.cidadeconecta.com/noticias/cultura/exposicao-inedita-no-brasil-apresenta-obras-de-rembrandt-o-mestre-da-luz-e-da-sombra/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA