Coluna Minas Gerais

Presidente da AMM defende PEC 66/2023 como vital para as finanças dos municípios

Publicados

em

AMM | Divulgação

“O tema é pertinente à sobrevivência dos municípios. Pedimos aos prefeitos, vereadores e todos os representantes que solicitem aos deputados federais a assinatura desta emenda. Será um impacto bilionário para os municípios mineiros. Contem comigo. Contem com a Associação Mineira de Municípios nessa luta por equilíbrio fiscal para nossos municípios”, destacou o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, durante o Seminário Estadual sobre a PEC 66/2023, realizado nesta segunda-feira (2/6), em Uberlândia.

Falcão participou do evento a convite da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão. A proposta, considerada a principal pauta do movimento municipalista em 2025, trata de questões essenciais para o equilíbrio fiscal das prefeituras, como:

  • Parcelamento especial de débitos previdenciários;

  • Definição de tetos para pagamento de precatórios;

  • Ampliação da desvinculação de receitas;

  • Flexibilização no uso da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

“Cuidar dos municípios é cuidar das pessoas. Essa PEC oferece um fôlego necessário às prefeituras e ajuda a evitar o colapso de serviços essenciais, como saúde, educação, infraestrutura urbana e assistência social”, afirmou a deputada Ana Paula.

Durante o seminário, foi reforçada a importância da subscrição de três emendas à PEC 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal. As emendas, sugeridas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), representam um impacto positivo estimado em R$ 400 bilhões nas finanças municipais.

Leia Também:  Em Carangola, Família do Campo bate recorde de público em 2025

As três emendas propostas são:

  • Emenda 1 – Extensão automática da reforma da previdência aos municípios
    De autoria do deputado Gilson Daniel (PODE-ES), estabelece a aplicação das novas regras previdenciárias da União aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) municipais.

  • Emenda 2 – Aprimoramento das regras de pagamento de precatórios
    Proposta pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA), prevê uma gradação mais justa dos limites de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) com precatórios, respeitando o prazo máximo de 10 anos para quitação do estoque. Também estabelece um limite de juros reais de até 4% ao ano para atualização dos valores.

  • Emenda 3 – Substituição do indexador da dívida previdenciária municipal
    De autoria do deputado Valdir Cobalchini (MDB-SC), propõe trocar a atual taxa Selic — que gera juros excessivos — pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acrescido de juros de até 4% ao ano, assim como já ocorre para estados e Distrito Federal, conforme a Lei Complementar 212/2025 (PROPAG). A medida também amplia para 360 meses o prazo de refinanciamento das dívidas dos municípios com a União.

Leia Também:  Governo de Minas apoia enfrentamento à seca em 130 municípios que estão em situação de emergência

O objetivo central da proposta é assegurar maior equilíbrio fiscal e previdenciário às gestões municipais, considerando o cenário de envelhecimento populacional e o consequente aumento dos gastos com aposentadorias.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas

Publicados

em

Foto: Divulgação/JM

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 

www.sindijorimg.com.br

Fórum de Líderes reúne mais de 400 pessoas

Mais de 400 empresários, gestores públicos e privados participaram da programação de dois dias do 1º Fórum Regional de Líderes, iniciativa promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Sebrae Minas e Prefeitura de Uberaba. Com o tema “Inovar para Crescer”, o evento reuniu prefeitos e representantes de mais de 20 municípios da região, na quarta e quinta-feira (dias 3 e 4), em Uberaba. O evento nasceu sob inspiração e como consequência do Programa Lidere, com o objetivo de preparar e qualificar as lideranças, segundo a presidente da Aciu, Lídia Prata. (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://www.jmonline.com.br/politica/forum-regional-de-lideres-reune-mais-de-400-pessoas-1.541159

Serra de Santa Helena tem monitoramento

A sensação de insegurança ao subir a Serra de Santa Helena, um dos principais cartões-postais de Sete Lagoas, ficou no passado. O local passou a contar com o sistema de monitoramento Guardião 7L, que já está em funcionamento desde a subida até o topo do complexo turístico. Com tecnologia de ponta e inteligência artificial, as câmeras instaladas realizam reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, fortalecendo a segurança de moradores e turistas. (Diário de Sete Lagoas)

Leia Também:  Municípios mineiros recebem royalties

www.diariosetelagoas.com.br

Saneamento de Ipatinga na B3

A Prefeitura de Ipatinga deu, na quinta-feira, 4, um passo importante para a modernização do saneamento básico. O prefeito Gustavo Nunes assinou em São Paulo o contrato com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), que será responsável por conduzir o leilão da nova concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A B3 é o principal ambiente de negociações do país e concentra os leilões realizados pelo governo federal e por diversos estados. A escolha da Bolsa de Valores como sede do processo assegura transparência, lisura e segurança em todas as etapas. (Portal Silmara Freitas)

https://www.silmaradefreitas.com.br/marco-historico-ipatinga-tera-seu-primeiro-leilao-de-saneamento-na-bolsa-de-valores/

Valadares exige identificação de redes

A Câmara Municipal de Governador Valadares aprovou, em duas discussões, o Projeto de Lei de autoria do vereador Jamir Calili. A proposta determina que todas as empresas prestadoras de serviços que utilizam postes no município sejam obrigadas a manter o alinhamento, nivelamento, remoção e manutenção de fios, cabos e equipamentos inutilizados. A medida também exige que as empresas identifiquem corretamente seus cabos, contribuindo para mais segurança e organização no espaço urbano. Com a aprovação, o texto segue agora para sanção ou veto do Executivo. (Diário do Rio Doce)

https://drd.com.br/camara-de-valadares-aprova-projeto-que-obriga-identificacao-em-fios-e-cabos-de-postes/

Muriaé realiza exposição

Leia Também:  Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26

Até 7 de setembro, Muriaé será palco da 68ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial e da 1ª Fenamata – Feira de Negócios e Atividades da Zona da Mata, promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé. O evento promete movimentar a cidade e região, unindo tradição, inovação e entretenimento para todas as idades. Entre os destaques está a Mini Fazendinha e o evento também promove o 1º Torneio Leiteiro de Sólidos, nas categorias Novilha Livre e Vaca Livre, além do tradicional Torneio Leiteiro, que valoriza a força da pecuária leiteira regional. (Diário de Manhuaçu)

https://diariodemanhuacu.com.br/2025/regional/expo-muriae-2025-reune-tradicao-inovacao-e-atracoes-para-toda-a-familia/

Cabo Verde recebe delegações

A Sala Mineira do Empreendedor de Cabo Verde foi palco, no dia 27 de agosto, de um encontro regional que reuniu delegações de 13 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo foi conhecer de perto as boas práticas da Sala Mineira sob a ótica do empreendedorismo e as iniciativas de Educação Empreendedora implementadas no município, reconhecidas pelo Sebrae. Mais de 40 representantes das cidades de Belo Horizonte, Betim, Sabará, Confins, Mateus Leme, Vespasiano, Brumadinho, Sete Lagoas, Nova Lima, Esmeraldas, Sarzedo, São José da Lapa e Pedro Leopoldo estiveram em Cabo Verde. (Folha Regional – Muzambinho)

https://afolharegional.com.br/noticias/cabo-verde-recebe-visita-de-13-cidades-da-regiao-metropolitana-de-bh-para-conhecer-boas-praticas-da-educacao-empreendedora/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA