Coluna Minas Gerais
Rodrigo Pacheco reafirma permanência no PSD e cobra freio a movimentos de adesão à extrema direita
Brasília – O senador Rodrigo Pacheco anunciou, nesta segunda-feira (1º), sua permanência no PSD mineiro e cobrou do partido uma postura firme contra movimentações internas que busquem adesão a projetos eleitorais e políticos da extrema direita. Ele também criticou o que classificou como uma “tentativa desenfreada” de antecipação do calendário eleitoral de 2026 por meio de disputas partidárias.
“Afirmo que o PSD não compactua com ideais antidemocráticos, golpistas e radicais defendidos por representantes da extrema direita. Essa posição deve ser mantida e fortalecida para que, juntos, dentro da verdadeira premissa da social-democracia, não rompamos o pacto de confiança com os nossos eleitores”, afirmou Pacheco em nota.
O senador ressaltou ainda a vocação histórica do PSD para tratar de temas de relevância nacional, citando exemplos como a reforma tributária e o Programa de Parcerias e Investimentos (Propag).
Sem mencionar nomes, Pacheco criticou iniciativas que colocam interesses partidários acima das necessidades da população e encerrou especulações sobre um possível desligamento da legenda.
“Vejo uma tentativa desenfreada de antecipação do calendário eleitoral, como se as eleições fossem mais importantes que os problemas da nossa sociedade. Continuarei trabalhando com foco nas questões urgentes, sem qualquer intenção de mudar minhas convicções ou a minha filiação partidária. Ingressei no PSD a convite do presidente nacional, Gilberto Kassab, e sou grato e leal aos meus correligionários”, destacou.
Pacheco relembrou o crescimento do PSD em Minas Gerais, atribuindo-o à ação coletiva da legenda e à sua própria contribuição, além da participação do partido no governo do presidente Lula.
“Em Minas, o partido cresceu graças a uma obra coletiva, à qual modestamente pude contribuir. O importante Ministério de Minas e Energia, as eleições do saudoso Fuad Noman em Belo Horizonte e a conquista de mais de 142 prefeituras não foram obra do acaso”, declarou.
Foco no desenvolvimento
O senador reforçou que a população espera de seus representantes iniciativas voltadas para o desenvolvimento do país, em vez de movimentos extemporâneos voltados às eleições de 2026.
“A população espera que os homens públicos entreguem resultados efetivos para áreas que realmente impactam o dia a dia dos brasileiros. Há muito trabalho a ser feito, e em Brasília busco apresentar soluções reais para as demandas dos municípios”, concluiu.
Coluna Minas Gerais
Armazéns da Casemg serão implodidos
Foto: Reprodução JP
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Armazéns da Casemg serão implodidos
O Governo Municipal de Patrocínio confirmou que recebeu, em Brasília, a autorização oficial para a implosão do antigo silo da Casemg e, simultaneamente, o aval para a futura ligação das Avenidas Jacinto Barbosa e General Astolfo Ferreira Mendes. As duas ações estão diretamente relacionadas, já que a remoção da estrutura – desativada há décadas e considerada um ponto crítico – é condição necessária para viabilizar a interligação viária. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/implosao-do-antigo-predio-da-casemg-ligara-as-avenidas-jacinto-barbosa-e-general-astolfo-ferreira-mendes
Contagem tem identidade turística
Marcando o início de uma estratégia inédita de promoção cultural, histórica e ambiental, Contagem lançou a sua primeira marca turística oficial: “Visite Contagem”. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura e integra uma política mais ampla de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. Cercada por outros municípios e frequentemente reduzida à imagem de “cidade-dormitório”, a cidade busca mostrar que abriga uma população criativa e acolhedora, capaz de gerar experiências únicas. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)
https://edicaodobrasil.com.br/contagem-revela-primeira-identidade-turistica-e-mira-no-desenvolvimento/
Ouro Preto tem ambulatório de obesidade
A cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, deu um passo importante no cuidado com a saúde da população ao anunciar a inauguração do Ambulatório de Obesidade, uma unidade pública destinada ao atendimento e tratamento dessa condição médica. A iniciativa surgiu de uma parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, por meio de um projeto de acompanhamento de 700 mulheres com alteração de peso, que se estendeu para crianças e adolescentes. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/ouro-preto-passa-a-contar-com-ambulatorio-de-obesidade-na-rede-municipal-de-saude/
35 ton de lixo das bocas de lobo
Os serviços de limpeza urbana retiraram 35,2 toneladas de lixo das bocas de lobo de Juiz de Fora ao longo de novembro. As equipes atuaram em todas as regiões da cidade, realizando limpeza, desobstrução e manutenção de bocas de lobo, bueiros, poços de visita e galerias de águas pluviais. No acumulado de 2025, o volume de resíduos removidos chegou a 250,76 toneladas, encaminhadas ao aterro sanitário. Entre os materiais mais encontrados estão plásticos, como sacolas e garrafas PET, itens geralmente descartados de forma irregular junto ao lixo doméstico e que acabam sendo levados pela chuva para o sistema de drenagem. (Acessa.com)
https://www.acessa.com/cidade/2025/12/298843-juiz-de-fora-recolhe-mais-de-35-toneladas-de-lixo-das-bocas-de-lobo-em-novembro.html
Poços pode extinguir charretes
A Câmara Municipal realizará no dia 12 uma sessão para deliberar uma das mudanças mais significativas no turismo local das últimas décadas: a extinção definitiva do serviço de charretes por tração animal no município. O projeto institui o novo serviço público especial de transporte turístico denominado Carruagem Elétrica, autoriza sua concessão e extingue formalmente o tradicional serviço de charretes, que há décadas integra o cenário turístico da cidade. A proposta também estabelece medidas de transição social para os trabalhadores que dependiam da atividade. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/12/05/camara-vota-dia-12-projeto-que-extingue-definitivamente-o-servico-de-charretes-por-tracao-animal-em-pocos/
Hospital vai realizar mutirão
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) promoverá, no próximo sábado, 13, dois grandes mutirões. O mutirão do “Dia E – Ebserh em Ação”, vinculado ao Programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS), e o mutirão Dezembro Laranja, organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com foco na prevenção do câncer de pele. Está prevista a realização de consultas, cirurgias, exames e procedimentos diagnósticos e terapêuticos (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/133900/hc-uftm-realizara-mutiroes-no-dia-13-de-dezembro
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásPassaporte equestre é oficializado em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásValadares terá drenagem urbana
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSetor leiteiro conquista avanço em processo antidumping
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásJF apresenta gargalos na mobilidade
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásProjeto de nióbio está 100% financiado
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásIgor Eto toma posse como presidente do Avante em Minas Gerais



