Coluna Minas Gerais
Saúde no campo: parceria entre Faemg Senar e Hospital do Amor leva 12.600 exames preventivos a produtores rurais
FAEMG SENAR | Divulgação
Após seis meses de um trabalho conjunto de sucesso, o Sistema Faemg Senar e o Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico, renovaram a parceria para levar exames preventivos a quem vive no campo. Para 2025, a quantidade prevista triplicou. Por meio do Programa Saúde Itinerante, serão realizados 12.600 exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata.
A carreta da saúde vai percorrer 30 municípios mineiros, em todas as regiões do estado, uma extensão maior do que a percorrida em 2024, quando foi realizado o projeto-piloto. No ano passado, foram mais de 4.500 atendimentos em 217 comunidades de 14 municípios.
“Importante destacar a participação dos Sindicatos dos Produtores Rurais, que nos ajudam nesse processo de mobilização nos municípios. É um trabalho de cooperação: todos juntos para atender o homem e a mulher do campo. É uma iniciativa pioneira com o Hospital de Amor, e esse nome fala por si só: amor. É isso que estamos levando ao homem e à mulher do campo”, completou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior.
Para a enfermeira do Hospital de Amor responsável pelos eventos, Iracelia Francelino Lima, a parceria fortalece a ampliação do acesso à saúde da população de Minas Gerais. Ela ainda reforçou que o Hospital está à disposição para os pacientes que necessitarem de continuidade para a elucidação diagnóstica.
Segundo ela, dos exames realizados em 2024, até o momento, foram detectadas alterações em 320 casos, sendo 67 mamografias. Os pacientes serão encaminhados à unidade fixa do Hospital do Amor mais próxima da sua região. Em Minas Gerais, há unidades em Patrocínio e Unaí.
Cronograma
Os atendimentos na carreta da saúde, equipadas para a realização dos exames, começam em 13 de março em Tapira. Estão previstos 6.000 exames de pele, 3.000 mamografias, 1.800 exames de PSA e 1.800 de papanicolau.
Os interessados nos atendimentos devem fazer contato com o Sindicato dos Produtores Rurais do município.
Veja por onde a carreta da saúde vai passar até novembro:
13 e 14/3 – Tapira
17 e 18/3 – Santa Juliana
20 e 21/3 – Pratinha
5 e 6/5 – Botelhos
8 e 9/5 – Campestre
12 e 13/5 – Pains
15 e 16/5 – Bom Despacho
19 e 20/5 – Martinho Campos
22 e 23/5 – Pitangui
9 e 10/6 – Dom Silvério
12 e 13/6 – Manhuaçu / Reduto
16 e 17/6 – Miradouro / Fervedouro
7 e 8/7 – Carmo da Cachoeira
10 e 11/7 – Campo belo
14 e 15/7 – Cláudio
17 e 18/7 – São Tiago
21 e 22/7 – Barroso
24 e 25/7 – Santa Bárbara do Tugúrio
14 e 15/ 8 – Urucuia
18 e 19/8 – Chapada Gaúcha
21 e 22/8 – Arinos
25 e 26/8 – Espinosa
28 e 29/8 – Porteirinha
1º e 2/9 – Janaúba
20 e 21/10 – Pedra Azul
23 e 24/10 – Salinas
27 e 28/10 – Taiobeiras
30 e 31/10 – Machacalis
3 e 4/11 – Ladainha
6 e 7/11 – Nova Módica
Hospital de Amor
A missão do hospital é oferecer tratamento humanizado e de excelência para pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde, atuando na prevenção e tratamento de câncer. É a maior rede de atendimento oncológico da América Latina, acolhendo pacientes de 2.596 municípios de todo o país, gratuitamente. A instituição conta com 27 unidades de prevenção, 52 unidades móveis e oito unidades de tratamento. Só em 2023, foram mais de 1,7 milhão de atendimentos.
Coluna Minas Gerais
Câncer tem alta letalidade no Triângulo
Foto: Alexandre Oliveira/Grupo Luta pela Vida
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Câncer tem alta letalidade no Triângulo
As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas têm seis cidades onde o câncer é a principal causa de morte, superando as doenças cardiovasculares que lideram no país. São elas: Abadia dos Dourados, Canápolis, Conquista, Douradoquara, Gurinhatã e Vazante. O câncer já superou outras doenças como principal causa de morte em 670 municípios brasileiros, o equivalente a 12% das cidades do país. O número considera dados do Ministério da Saúde analisados pelo Observatório de Oncologia. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/cancer-e-a-principal-causa-de-morte-em-seis-cidades-do-triangulo-alto-paranaiba-e-noroeste-de-minas-gerais
Santa Rita ganha fábrica de motor
Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, ganha mais um impulso para sua vocação tecnológica com o início oficial da operação, nesta quinta-feira (27), da primeira fábrica de motores de ar-condicionado do estado. Da Welling Motor, subsidiária industrial do Grupo Midea. O projeto tem investimento de R$ 70 milhões e previsão de criação de 150 empregos diretos até 2026. E consolida a chegada de uma das mais importantes fabricantes de motores elétricos do mundo ao Vale da Eletrônica. (Poços Já)
https://pocosja.com.br/noticia/economia-e-negocios/2025/11/28/sul-de-minas-inaugura-primeira-fabrica-de-motores-de-ar-condicionado-do-estado/
Ferrovia Varginha/Lavras no leilão
O Ministério dos Transportes divulgou nesta terça-feira (25/11) que o chamamento público do chamado Corredor Minas-Rio. O projeto abrange trechos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) que conectam o Centro-Oeste de Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro, atravessando a região do Sul de Minas, ligando Varginha a Lavras. A estimativa da pasta é que o edital seja publicado em janeiro do próximo ano, com a realização do certame marcada para abril de 2026. (Varginha OnLine)
www.varginhaonline.com.br/216347/ferrovia-entre-varginha-e-lavras-integra-pacote-de-leilao-previsto-para-2026.html
Bocaiuva no Norte Empreendedor
O Programa Norte Empreendedor, iniciativa que tem se consolidado como uma das principais ações de fortalecimento empresarial no Norte de Minas, encerrou mais uma edição em Bocaiuva na noite desta quarta-feira, 26 de novembro. O evento, promovido pelo Sicoob Credinor e pelo Sebrae Minas, com apoio da Fundação Credinor, reuniu os 32 empresários que concluíram o ciclo de consultorias para um coquetel comemorativo e a entrega oficial dos certificados, simbolizando mais uma etapa de avanço para os pequenos e médios negócios da região. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)
https://gazetanm.com.br/norte-empreendedor-encerra-edicao-em-bocaiuva-com-entrega-de-certificados-a-32-empresarios/
Refúgios de Minas atraem casamentos
A busca por locais ao ar livre, que unem exuberância natural e a tranquilidade do interior, define a próxima era dos enlaces matrimoniais, como um cenário singular em Minas Gerais: a Vila da Serra, em Diamantina. Situada aos pés da serra e cercada por uma natureza deslumbrante oferece um diferencial único. É essa combinação que posiciona a Vila da Serra como um dos melhores locais para celebrar o amor, proporcionando aos convidados memórias duradouras em um ambiente onde a natureza é o maior presente — aninhada aos pés da Serra dos Cristais, em uma das cidades mais belas do Brasil. (MG Turismo – Belo Horizonte)
https://mgturismo.com.br/refugios-de-minas-gerais-atraem-cada-vez-mais-cerimonias-de-casamentos/
UFV terá novos cursos
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou 24, a proposta de criação de três novos cursos: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, no campus Rio Paranaíba, e Engenharia de Robôs e Ciência de Dados, no campus Viçosa. Segundo a instituição, a criação das novas graduações atende às diretrizes do Programa Universidades Inovadoras e Sustentáveis, do Ministério da Educação (MEC), que busca ampliar a oferta de cursos na área de STEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. (Folha da Mata – Viçosa)
http://folhadamata.web15f105.uni5.net/ufv-aprova-criacao-de-tres-novos-cursos
Manhuaçu reúne cafeicultores
O Sebrae Minas e o Conselho da Região das Matas de Minas realizam, em Manhuaçu, o 10° Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. O evento é voltado para produtores e empreendedores do setor e visa valorizar os cafés de origem, orientar sobre o mercado de café especial, gerar relacionamento e fomentar a cafeicultura regional. Neste ano, o evento traz a 2ª edição do Leilão IG Matas de Minas, que vai conectar produtores a compradores, e valorizar o café com origem e identidade. Ainda serão premiados os melhores cafés que vão participar do cupping durante o encontro. (Diário de Manhuaçu)
https://diariodemanhuacu.com.br/2025/cidade/manhuacu-e-palco-do-10-encontro-de-cafeicultores-da-regiao-das-matas-de-minas/
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásMetade de Uberlândia está endividada
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



