Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Na Fazenda Borela Espeschit, em Manhuaçu (MG), tradição e sustentabilidade se encontram na produção do Caffè di Borela. O engenheiro ambiental e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Espeschit, resgatou a cafeicultura iniciada por seu bisavô e interrompida por uma década.
“Depois da formatura, apresentei uma proposta à minha família para produzir café de maneira orgânica e regenerativa”, conta.

A nova lavoura foi iniciada em 2021, com o plantio de 13 hectares. Nesse processo, a família contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar.
“Esse acompanhamento colaborou muito para a concretização do nosso projeto, com qualidade”, destaca Guilherme.

O trabalho já rendeu frutos campeões: o café foi o 2º colocado na Região das Montanhas de Minas no Cupping do programa ATeG Café+Forte. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo, realizada anualmente em Belo Horizonte, e marcou os primeiros contatos de Guilherme com compradores internacionais.
“Foi um passo importante para a atividade e uma conquista para a família”, celebra o jovem produtor, que já realizou sua primeira exportação.

Leia Também:  Assistente social promove encontro de preso com mãe, após 48 anos de separação 

A técnica de campo do ATeG, Jéssica do Carmo, destaca que o sucesso veio com planejamento e abertura para mudanças.
“Construímos um manejo de sistema orgânico, implementamos a coleta seletiva e a mecanização”, explica. Atualmente, a família foca em gestão eficiente, investimento em cultivares e aprimoramento do pós-colheita, com o objetivo de elevar ainda mais o padrão sensorial do café e conquistar novos consumidores.


Homenagem à nonna

A marca de café torrado da família também ganhou impulso com a participação na SIC. Desde 2024, Guilherme passou a torrar o café na própria fazenda e, este ano, lançou um site para vendas diretas.
O nome Caffè di Borela homenageia a avó, Graciema Borela Espeschit, de descendência italiana.
“Ela reunia a família à mesa com comida maravilhosa, queijos feitos por ela e cafés para todos os gostos”, relembra Guilherme, destacando a força e o legado deixado pela avó.


Meu Café no Sistema Faemg

A iniciativa “Meu Café no Sistema Faemg” busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões. A cada mês, um café é destacado e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais espalhados pelo estado e em eventos agropecuários de Minas Gerais.

Leia Também:  TJMG promove mais uma série de palestras sobre Precedentes Qualificados

Os cafés também são promovidos nos canais de comunicação e redes sociais do Sistema e de parceiros comerciais.

Neste mês de maio, o Caffè di Borela é o café destaque, servido na sede e nos escritórios do Sistema Faemg Senar em todo o estado.
“É uma honra e uma forma de agradecimento”, diz Guilherme.
“Espero que todos apreciem o nosso café saudável, orgânico, produzido com amor e dedicação.”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Aeroporto de Uberlândia projeta crescimento

Publicados

em

Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Aeroporto de Uberlândia projeta crescimento
O Aeroporto de Uberlândia iniciou 2026 com uma projeção de crescimento superior a 30% na oferta de assentos ao longo do ano. De acordo com a Aena Brasil, gestora do aeródromo, a ampliação é resultado da criação de novas rotas e do aumento de frequências em voos já existentes, o que vai fortalecer a conectividade da cidade com importantes centros do país. Com as novidades, Uberlândia ampliará sua ligação com os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e passará a contar com uma nova rota para Brasília (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39708/aeroporto-de-uberlandia-projeta-aumento-superior-a-30-na-oferta-assentos-em-2026

Árvores ‘envenenadas’ em Sete Lagoas
Processo que tramita na 1ª Vara Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Sete Lagoas comprova uma rotina de procedimentos irregulares responsáveis pela morte suspeita de duas gameleiras históricas e imunes a corte. As espécies, que chamavam a atenção na Estradas dos Tropeiros esquina com rua Leopoldina, bairro Panorama, não existem mais. Documento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente sugere crime ambiental e caso vira motivo de multas e também de uma forte demanda judicial. (Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/envenenadas-morte-de-gameleiras-historicas-tem-indicios-de-crime-ambiental-e-gera-guerra-judicial/

Entidades mineiras defendem democracia
Entidades empresariais de Minas Gerais divulgaram uma nota conjunta em defesa da liberdade, da democracia e do Estado de Direito. O manifesto, assinado por nove importantes organizações representativas do setor produtivo mineiro, reafirma o compromisso com a Constituição Federal, a estabilidade institucional e a preservação das garantias democráticas no país. As entidades destacam a importância da liberdade de expressão, do direito à manifestação pacífica e do respeito às instituições como pilares essenciais para o fortalecimento da democracia e para a segurança jurídica. (Balcão News)
https://balcaonews.com.br/2026/01/24/entidades-empresariais-de-minas-gerais-divulgam-manifesto-em-defesa-da-liberdade-da-democracia-e-do-estado-de-direito/

Leia Também:  Epamig promove encontro tecnológico sobre produção de grãos no Sul de Minas

Tiradentes tem Mostra de Cinema
Com a temática “Soberania Imaginativa”, a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes teve início neste final de semana. A programação reúne realizadores, críticos, estudantes, profissionais do audiovisual e público em geral em uma agenda intensa e inteiramente gratuita, que articula exibições, debates, encontros formativos e atividades de mercado. A expectativa é receber um público acima de 35 mil pessoas. Neste ano, serão exibidos 137 filmes, sendo 43 longas-metragens e 93 curtas-metragens, todos em pré-estreia de 23 estados. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/soberania-imaginativa-e-o-tema-da-29a-mostra-de-cinema-de-tiradentes/

Jetiquinhonha ganha tratamento de esgoto
A Copasa acaba de entregar um pacote de obras para modernizar e incrementar as estações de tratamento de esgoto dos municípios de Almenara, Joaíma, Mata Verde, Medina e Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha. Foram investidos mais de R$ 6 milhões em melhorias e no aumento da capacidade operacional das unidades, o que beneficiou cerca de 111 mil moradores da região. Os recursos foram destinados à implantação de leitos de secagem de lodo e escuma, valas de aterro de resíduos sólidos, elevatória de recirculação e serviços de urbanização. (Diário Tribuna)
https://diariotribuna.com.br/?p=32496

Leia Também:  2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia anuncia vencedores no dia 05 de dezembro

Fluxo de passageiros tem queda
O fluxo de passageiros no Aeroporto Regional da Zona da Mata (Presidente Itamar Franco), caiu mais de 30% em 2025, na comparação com 2024, declinando de 198 mil viajantes para 136 mil, considerando embarques e desembarques. A concessionária responsável pela administração do espaço atribui a queda, principalmente, à readequação da malha aérea ao longo do período, em decorrência do encerramento das operações da companhia aérea Voepass, após suspensão determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em março do ano passado. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/23-01-2026/fluxo-passageiros-aeroporto-regional.html

Varginha sedia Congresso Ufológico
A cidade de Varginha sedia, neste final de semana, o Congresso Ufológico Internacional, evento que reúne especialistas do Brasil e do exterior para debater a ufologia. O congresso é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal e marca as três décadas de um dos episódios mais famosos da ufologia mundial: a suposta aparição de uma criatura extraterrestre em Varginha em janeiro de 1996. O “Caso Varginha” ganhou repercussão internacional e tornou a cidade um ponto de referência para pesquisadores e curiosos. (O Debate Notícias)
https://www.odebatenoticias.com.br/post/varginha-sedia-i-congresso-ufol%C3%B3gico-internacional-caso-et-de-varginha-30-anos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA