Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Na Fazenda Borela Espeschit, em Manhuaçu (MG), tradição e sustentabilidade se encontram na produção do Caffè di Borela. O engenheiro ambiental e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Espeschit, resgatou a cafeicultura iniciada por seu bisavô e interrompida por uma década.
“Depois da formatura, apresentei uma proposta à minha família para produzir café de maneira orgânica e regenerativa”, conta.

A nova lavoura foi iniciada em 2021, com o plantio de 13 hectares. Nesse processo, a família contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar.
“Esse acompanhamento colaborou muito para a concretização do nosso projeto, com qualidade”, destaca Guilherme.

O trabalho já rendeu frutos campeões: o café foi o 2º colocado na Região das Montanhas de Minas no Cupping do programa ATeG Café+Forte. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo, realizada anualmente em Belo Horizonte, e marcou os primeiros contatos de Guilherme com compradores internacionais.
“Foi um passo importante para a atividade e uma conquista para a família”, celebra o jovem produtor, que já realizou sua primeira exportação.

Leia Também:  Vendas do varejo voltam a cair

A técnica de campo do ATeG, Jéssica do Carmo, destaca que o sucesso veio com planejamento e abertura para mudanças.
“Construímos um manejo de sistema orgânico, implementamos a coleta seletiva e a mecanização”, explica. Atualmente, a família foca em gestão eficiente, investimento em cultivares e aprimoramento do pós-colheita, com o objetivo de elevar ainda mais o padrão sensorial do café e conquistar novos consumidores.


Homenagem à nonna

A marca de café torrado da família também ganhou impulso com a participação na SIC. Desde 2024, Guilherme passou a torrar o café na própria fazenda e, este ano, lançou um site para vendas diretas.
O nome Caffè di Borela homenageia a avó, Graciema Borela Espeschit, de descendência italiana.
“Ela reunia a família à mesa com comida maravilhosa, queijos feitos por ela e cafés para todos os gostos”, relembra Guilherme, destacando a força e o legado deixado pela avó.


Meu Café no Sistema Faemg

A iniciativa “Meu Café no Sistema Faemg” busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões. A cada mês, um café é destacado e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais espalhados pelo estado e em eventos agropecuários de Minas Gerais.

Leia Também:  Pesquisa da AMM sobre falta de vacinas leva Ministério da Saúde a investigar logística em Minas Gerais

Os cafés também são promovidos nos canais de comunicação e redes sociais do Sistema e de parceiros comerciais.

Neste mês de maio, o Caffè di Borela é o café destaque, servido na sede e nos escritórios do Sistema Faemg Senar em todo o estado.
“É uma honra e uma forma de agradecimento”, diz Guilherme.
“Espero que todos apreciem o nosso café saudável, orgânico, produzido com amor e dedicação.”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Prefeito vai vetar aumento dos vereadores

Publicados

em

(Foto: Divulgação CMD)

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 
Prefeito vai vetar aumento dos vereadores
Em um vídeo postado nas suas redes sociais o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, disse que vai vetar o projeto de lei que aumenta o número de vereadores e seus salários na próxima legislatura. O chefe do executivo salientou, no entanto, que o veto pode ser derrubado pelos próprios parlamentares. O aumento aprovado foi de 42,22% dos salários dos parlamentares para a próxima legislatura e o acréscimo de mais duas vagas de vereador na Câmara. As alterações passam a valer a partir da próxima legislatura, ou seja, para os vereadores eleitos para o mandato que inicia em 2029. (Portal MPA – Divinópolis)
https://www.sistemampa.com.br/noticias/politica/prefeito-diz-que-vai-vetar-aumento-dos-vereadores-e-manter-valor-da-passaginha/

UFLA terá 12 novos cursos
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) encerra o ano com um pacote robusto de conquistas institucionais que marca um novo ciclo de crescimento acadêmico, científico e social. Na semana passada, o reitor professor José Roberto Scolforo consolidou, junto ao Ministério da Educação e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, avanços que envolvem novos cursos, concursos públicos, investimentos em infraestrutura, ampliação da educação infantil e a maior reformulação já aprovada para o Hospital Universitário. O principal anúncio é a criação de 12 novos cursos de graduação, sendo que dez deles concentrados nas áreas de Saúde, Tecnologia e Inovação. (Varginha Digital)
https://varginhadigital.com.br/oportunidades/ufla-anuncia-12-novos-cursos-de-graduacao-e-abertura-de-concursos-publicos/

Leia Também:  Caravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)

ACI Sete Lagoas teve 96 eventos
A Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas encerra o ano de 2025 com um balanço expressivo de ações voltadas ao fortalecimento do ambiente empresarial do município. Ao longo do ano, a entidade promoveu 96 eventos, entre palestras, workshops, cursos, rodadas de negócios e encontros setoriais, reunindo mais de 1.700 participantes. O resultado desse trabalho se reflete também no crescimento do quadro associativo: a instituição fecha 2025 com 700 empresas associadas, representando diferentes segmentos da economia local. (Jornal Sete Dias)
https://www.setedias.com.br/aci-encerra-2025-com-700-associados-96-eventos-realizados-e-mais-de-1-700-participantes/

Caeté não terá centro de hemodiálise
A Comissão de Saúde da Câmara reuniu- se com representantes do Executivo e da Santa Casa de Caeté para tratar sobre a destinação de emendas impositivas para serviços de saúde. Chegou-se à conclusão de que, neste momento, é inviável a destinação de emenda parlamentar coletiva para implantação de um Centro de Hemodiálise no município, considerando vários fatores mas, especialmente, a informação fornecida pela Secretária de Saúde de que o município ainda não tem autorização e aprovação do Estado para implantação deste Centro. (Opinião – Caeté)
https://www.opiniaocaete.com.br/no-mom

Leia Também:  Presidente do TJMG recebe relatório anual do GMF sobre o sistema prisional

ento-e-inviavel-a-implantacao-de-um-centro-de-hemodialise-em-caete/

Arcos faz vacinação domiciliar
Lei Municipal de 11 de dezembro instituiu o Programa de Vacinação Domiciliar às Pessoas Idosas, às pessoas com deficiência e com transtorno do espectro autista, no Município de Arcos. Ainda de acordo com a Lei, será considerado o processo de vacinação domiciliar: “conjunto de etapas que compreende a avaliação prévia da necessidade do atendimento, agendamento, aplicação por equipe capacitada e registro da imunização no sistema de saúde”. Caberá aos beneficiários ou aos seus responsáveis legais, decidir pela adesão à vacinação domiciliar, ou seja, é opcional. (Jornal do Centro Oeste)
https://www.jornalcco.com.br/programa-de-vacinacao-domiciliar-para-idosos-pessoas-com-deficiencia-e-autismo-em-arcos

Montes Claros vai anistiar multas
A Prefeitura de Montes Claros encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que propõe a anistia integral das multas aplicadas a pessoas físicas e jurídicas durante o período da pandemia de Covid-19. A iniciativa, assinada pelo prefeito Guilherme Guimarães, busca perdoar penalidades impostas em razão do descumprimento das regras sanitárias estabelecidas para o enfrentamento da emergência em saúde pública. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/prefeitura-propoe-anistia-de-multas-aplicadas-durante-a-pandemia-de-covid-19-em-montes-claros/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA