Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Na Fazenda Borela Espeschit, em Manhuaçu (MG), tradição e sustentabilidade se encontram na produção do Caffè di Borela. O engenheiro ambiental e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Espeschit, resgatou a cafeicultura iniciada por seu bisavô e interrompida por uma década.
“Depois da formatura, apresentei uma proposta à minha família para produzir café de maneira orgânica e regenerativa”, conta.

A nova lavoura foi iniciada em 2021, com o plantio de 13 hectares. Nesse processo, a família contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar.
“Esse acompanhamento colaborou muito para a concretização do nosso projeto, com qualidade”, destaca Guilherme.

O trabalho já rendeu frutos campeões: o café foi o 2º colocado na Região das Montanhas de Minas no Cupping do programa ATeG Café+Forte. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo, realizada anualmente em Belo Horizonte, e marcou os primeiros contatos de Guilherme com compradores internacionais.
“Foi um passo importante para a atividade e uma conquista para a família”, celebra o jovem produtor, que já realizou sua primeira exportação.

Leia Também:  Governo promove encontro de coordenação das Unidades de Atendimento Integrado 

A técnica de campo do ATeG, Jéssica do Carmo, destaca que o sucesso veio com planejamento e abertura para mudanças.
“Construímos um manejo de sistema orgânico, implementamos a coleta seletiva e a mecanização”, explica. Atualmente, a família foca em gestão eficiente, investimento em cultivares e aprimoramento do pós-colheita, com o objetivo de elevar ainda mais o padrão sensorial do café e conquistar novos consumidores.


Homenagem à nonna

A marca de café torrado da família também ganhou impulso com a participação na SIC. Desde 2024, Guilherme passou a torrar o café na própria fazenda e, este ano, lançou um site para vendas diretas.
O nome Caffè di Borela homenageia a avó, Graciema Borela Espeschit, de descendência italiana.
“Ela reunia a família à mesa com comida maravilhosa, queijos feitos por ela e cafés para todos os gostos”, relembra Guilherme, destacando a força e o legado deixado pela avó.


Meu Café no Sistema Faemg

A iniciativa “Meu Café no Sistema Faemg” busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões. A cada mês, um café é destacado e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais espalhados pelo estado e em eventos agropecuários de Minas Gerais.

Leia Também:  Feiraço consolida Ipatinga como referência

Os cafés também são promovidos nos canais de comunicação e redes sociais do Sistema e de parceiros comerciais.

Neste mês de maio, o Caffè di Borela é o café destaque, servido na sede e nos escritórios do Sistema Faemg Senar em todo o estado.
“É uma honra e uma forma de agradecimento”, diz Guilherme.
“Espero que todos apreciem o nosso café saudável, orgânico, produzido com amor e dedicação.”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar

Publicados

em

Foto: Reprodução / Marcos Delamore

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

 

Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar
Os marianenses e ouro-pretanos devem voltar a ouvir os tradicionais sons dos apitos e das buzinas do Trem do Vale a partir de 2027, data prevista para a reativação do trecho entre as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. A informação foi confirmada pelo prefeito de Mariana, Juliano Duarte, nesta segunda-feira (8), durante as celebrações de 280 anos da Arquidiocese de Mariana. Desde 2020, em função da pandemia, as viagens foram suspensas. Nesse hiato, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária e as administrações municipais buscam a salvaguarda do bem patrimonial que remonta ao período imperial. (O Liberal  – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/mariana/trem-entre-ouro-preto-e-mariana-pode-voltar-a-funcionar-em-2027/

Prefeitura vai patrocinar Democrata
O prefeito Coronel Sandro sancionou, nesta quarta-feira (10), a lei que autoriza ao Poder Executivo a patrocinar as equipes masculina, feminina e categorias de base do Esporte Clube Democrata. Segundo a legislação, o patrocínio ocorrerá desde que haja dotação orçamentária disponível. Além disso, o texto dispõe como condição para a concessão do patrocínio a disponibilização pelo Democrata de espaço adequado em suas instalações para a execução de projetos sociais, esportivos, educativos ou comunitários desenvolvidos por entidades. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)
https://jornaldacidadevalesdeminas.com/lei-que-autoriza-prefeitura-patrocinar-democrata-e-sancionada/

Leia Também:  Secretaria de Saúde promove Curso de Formação em Auriculoterapia para profissionais da Atenção Primária do estado

Pouso Alegre terá reconhecimento facial
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, estabeleceu uma Parceria Público-Privada com a Polícia Militar de Minas Gerais e a empresa Energy Sistem do Brasil para a implementação do Sistema Argos, uma tecnologia de reconhecimento facial voltada ao fortalecimento da segurança pública no município. A Polícia Militar de Minas Gerais contribuiu com o banco de dados criminal, enquanto a empresa Energy Sistem foi responsável pela interface tecnológica. Já o Centro Integrado de Defesa Social (CIDS) garantiu a operacionalização do sistema e dos equipamentos instalados. (Pouso Alegre em Foco)
https://pousoalegreemfoco.com.br/noticia/3115/implantacao-do-sistema-de-reconhecimento-facial-em-pouso-alegre

Conecta Samu 5.0 reúne gestores
O Conecta Samu 5.0, 1º Fórum Regional de Urgência e Emergência do Leste de Minas, teve início na quarta-feira (10), no auditório do Colégio Ibituruna, em Governador Valadares, reunindo prefeitos, secretários municipais, gestores públicos e profissionais da saúde de toda a macrorregião. Na sequência, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do Consurge, que definiu os representantes que irão compor a equipe do novo serviço aeromédico. Previsto para iniciar no próximo ano, o serviço ampliará significativamente a capacidade de atendimento. (Portal Silmara Freitas)
https://www.silmaradefreitas.com.br/conecta-samu-5-0-reune-gestores-e-profissionais-para-fortalecer-a-rede-regional-de-urgencia-e-emergencia/

Leia Também:  RT&One vai investir 6 bilhões em Uberlândia

Pesquisa aponta disputa aberta em Minas
A nova pesquisa Real Time Big Data mostra que a gestão do governador Romeu Zema segue bem avaliada pelos mineiros, mas essa popularidade ainda não se converte em força eleitoral para seu possível candidato à sucessão em 2026. O levantamento, realizado entre 11 e 13 de agosto com 1.500 entrevistados em todo o estado, revela que o cenário para o governo de Minas permanece aberto e marcado pela vantagem do senador Cleitinho. Segundo a pesquisa, 64% dos mineiros aprovam o governo Zema, enquanto 32% desaprovam. (Jornal da Manhã – Uberaba) https://www.jmonline.com.br/politica/pesquisa-aponta-disputa-aberta-no-cenario-eleitoral-de-minas-para-2026-1.572931

Alunos do Sesi brilham em feira
Os corredores da 2ª Feira Internacional de Iniciação Científica 2025, realizada na Escola SESI Djalma Pessoa, em Salvador (BA), ganharam um brilho especial nesta quinta-feira (11/12) com a presença dos estudantes da Escola SESI Professora Quita Guimarães, de Montes Claros. Representando o Norte de Minas com protagonismo e criatividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Lara Mariany Silva Ramos foram selecionados entre 150 equipes de todo o país para apresentar o projeto “Avaliação da Eficiência da Moringa oleifera na Remoção de Turbidez e Microrganismos da Água”. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/alunos-do-sesi-montes-claros-apresentam-projeto-inovador-de-tratamento-de-agua-com-semente-de-moringa-oleifera-na-fenic-2025/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA