Coluna Minas Gerais
Sistema Faemg Senar promove cafés mineiros
FAEMG SENAR | Divulgação
Na Fazenda Borela Espeschit, em Manhuaçu (MG), tradição e sustentabilidade se encontram na produção do Caffè di Borela. O engenheiro ambiental e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, Guilherme Espeschit, resgatou a cafeicultura iniciada por seu bisavô e interrompida por uma década.
“Depois da formatura, apresentei uma proposta à minha família para produzir café de maneira orgânica e regenerativa”, conta.
A nova lavoura foi iniciada em 2021, com o plantio de 13 hectares. Nesse processo, a família contou com o apoio do programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar.
“Esse acompanhamento colaborou muito para a concretização do nosso projeto, com qualidade”, destaca Guilherme.
O trabalho já rendeu frutos campeões: o café foi o 2º colocado na Região das Montanhas de Minas no Cupping do programa ATeG Café+Forte. A premiação aconteceu durante a Semana Internacional do Café (SIC), uma das maiores feiras do mundo, realizada anualmente em Belo Horizonte, e marcou os primeiros contatos de Guilherme com compradores internacionais.
“Foi um passo importante para a atividade e uma conquista para a família”, celebra o jovem produtor, que já realizou sua primeira exportação.
A técnica de campo do ATeG, Jéssica do Carmo, destaca que o sucesso veio com planejamento e abertura para mudanças.
“Construímos um manejo de sistema orgânico, implementamos a coleta seletiva e a mecanização”, explica. Atualmente, a família foca em gestão eficiente, investimento em cultivares e aprimoramento do pós-colheita, com o objetivo de elevar ainda mais o padrão sensorial do café e conquistar novos consumidores.
Homenagem à nonna
A marca de café torrado da família também ganhou impulso com a participação na SIC. Desde 2024, Guilherme passou a torrar o café na própria fazenda e, este ano, lançou um site para vendas diretas.
O nome Caffè di Borela homenageia a avó, Graciema Borela Espeschit, de descendência italiana.
“Ela reunia a família à mesa com comida maravilhosa, queijos feitos por ela e cafés para todos os gostos”, relembra Guilherme, destacando a força e o legado deixado pela avó.
Meu Café no Sistema Faemg
A iniciativa “Meu Café no Sistema Faemg” busca dar visibilidade e promover o melhor da produção mineira, fomentando novas conexões. A cada mês, um café é destacado e apresentado em degustações e encontros institucionais na sede do Sistema Faemg Senar, nos Escritórios Regionais espalhados pelo estado e em eventos agropecuários de Minas Gerais.
Os cafés também são promovidos nos canais de comunicação e redes sociais do Sistema e de parceiros comerciais.
Neste mês de maio, o Caffè di Borela é o café destaque, servido na sede e nos escritórios do Sistema Faemg Senar em todo o estado.
“É uma honra e uma forma de agradecimento”, diz Guilherme.
“Espero que todos apreciem o nosso café saudável, orgânico, produzido com amor e dedicação.”
Coluna Minas Gerais
Antônio de Salvo assume como 2º vice&presidente da CNA
João Martins foi reeleito para mais um mandato à frente da CNA
FAEMG SENAR | Divulgação
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, tomou posse como 2º vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) nesta terça-feira (9/12) em Brasília. De Salvo integra a nova diretoria executiva da CNA, liderada pelo presidente João Martins, reeleito por unanimidade para mais um mandato à frente da entidade.
│ “Um setor que impulsiona a economia precisa se manter unido para que, cada vez mais, a gente possa trazer riquezas para o Brasil e uma vida melhor para nossos produtores rurais. Vamos continuar trabalhando com firmeza para que o agro seja cada vez mais ouvido, respeitado e para que as demandas dos produtores mineiros estejam no centro das discussões nacionais”.
Em novembro deste ano, De Salvo também reassumiu a presidência do Sistema Faemg Senar para o seu segundo mandato.
Posse na CNA
A cerimônia reuniu representantes de entidades do agro, do setor privado, deputados, senadores, embaixadores, autoridades, familiares, produtores rurais, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores e integrantes do Sistema CNA/Senar.
│ “Temos orgulho de anunciar que atingimos a nossa meta. Alcançamos 400 mil pequenos produtores, em todos os pontos do país, priorizando as regiões menos favorecidas. Levamos a essa nova classe um conjunto de conhecimentos e assistência, que lhes permite alcançar o máximo de sua capacidade”.
Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da CNA (2025-2029)
Diretoria Executiva
Presidente – João Martins da Silva Júnior (BA)
1º vice-presidente – Gedeão Silveira Pereira (RS)
2º vice-presidente – Antônio Pitangui de Salvo (MG)
1º vice-presidente de Finanças – Humberto Miranda (BA)
2º vice-presidente de Finanças – Muni Lourenço Silva Júnior (AM)
1º vice-presidente de Secretaria – Marcelo Bertoni (MS)
2º vice-presidente de Secretaria – José Amílcar de Araújo Silveira (CE)
Conselho Fiscal
Efetivos
Álvaro Arthur Lopes de Almeida (AL)
Paulo Carneiro (TO)
Hélio Dias de Souza (RO)
Suplentes
Raimundo Coelho de Souza (MA)
Luiz Iraçú Guimarães Colares (AP)
José Álvares Vieira (RN)
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásDuplicação da BR 381 tem estudos
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásUberlândia com bebês abaixo do peso
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro brasileiro no centro das discussões globais
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásCooxupé é líder no setor de Agricultura



