Coluna Minas Gerais

Só 12 municípios aderem ao acordo de Mariana

Publicados

em

Foto: Ricardo Moraes / DC

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

 
Só 12 no acordo de Mariana
No dia 6 de março se encerra o prazo para que os municípios elegíveis assinem o acordo de Mariana. Até o momento, apenas 12 de 49 prefeituras aderiram à repactuação definitiva. A maioria das cidades não deve assinar, porque discordam dos termos do acordo e preferem aguardar o desfecho do processo judicial na Inglaterra. Ao todo, 42 municípios participam da ação em Londres – eram 46. Na próxima terça-feira (18), a Prefeitura de Mariana, juntamente a todas as prefeituras que fazem parte do Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce) vão se reunir para debater a não-adesão à repactuação nos moldes em que se encontra. (Diário do Comércio – BH
https://www.diariodocomercio.com.br/economia/apenas-12-de-49-municipios-aderiram-ao-acordo-de-mariana/

Delegacia rural instalada em Poços
Garantir mais segurança para os mineiros do interior do estado é o objetivo do Governo de Minas ao instalar, nesta quarta-feira (12/2), a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Rurais em Poços de Caldas. A unidade vai disponibilizar atendimento direcionado aos produtores rurais, com foco na apuração rápida e eficiente de crimes relacionados às atividades do campo. Além de Poços de Caldas, a unidade especializada atenderá outras dez cidades: Cabo Verde, Divisa Nova, Andradas, Ibitiura de Minas, Botelhos, Caldas, Campestre, Bandeira do Sul, Santa Rita de Caldas e Ipuiúna. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2025/02/12/governador-romeu-zema-esteve-em-pocos-para-a-instalacao-da-delegacia-especializada-na-repressao-a-crimes-rurais/

Leia Também:  Alerta de leptospirose em Ipatinga

Sabará realiza seminário esportivo
A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realizou nos dias 7 e 8 de fevereiro o 1º Seminário de Desenvolvimento Esportivo, reunindo atletas, gestores, empresários e especialistas para discutir o papel do esporte na educação, inclusão social e desenvolvimento do município. O evento abordou a importância de parcerias estratégicas, a diversificação de modalidades esportivas e a inclusão, com participações de autoridades e atletas. Além disso, foram apresentadas novas possibilidades de financiamento e o planejamento anual da Secretaria de Esportes. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/42047/sabara-realiza-1o-seminario-de-desenvolvimento-esportivo-e-amplia-oportunidades-no-setor

Expoará será em abril
A tradicional Expoaraxá está de volta após um intervalo de seis anos desde a sua última edição em 2018. A maior feira agropecuária da região promovida pela Associação dos Ruralistas do Planalto de Araxá (Arap) retorna em 2025 celebrando 45 edições de história, tradição e inovação entre os dias 7 e 21 de abril próximo, no Parque de Exposição Agenor Lemos. Com 67 anos de tradição, a Expoaraxá reafirma sua relevância como um dos eventos mais importantes para o setor agropecuário mineiro e nacional. (Clarim.net – Araxá)
https://clarim.net.br/45a-expoaraxa-2025-a-tradicional-festa-da-familia-esta-de-volta/

Centro de Interação Turística é inaugurado
A Prefeitura de Nova Lima inaugurou, nesta quarta-feira (12 de fevereiro), o Centro de Interação Turística (CIT-NL), localizado no Centro de Memória da AngloGold Ashanti. O espaço, cedido pelo Sesi, tem como objetivo promover o turismo na cidade, oferecendo informações sobre atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, eventos culturais e serviços relacionados ao turismo. Além de atendimento, o centro coletará dados estatísticos para aprimorar políticas públicas e oferecerá serviços como indicações de roteiros, mapas e sugestões personalizadas. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)
https://www.jornalsaogeraldo.com.br/prefeitura-de-nova-lima-inaugura-centro-de-interacao-turistica

Leia Também:  Pesquisa da Fecomércio MG revela alta adesão das empresas para a Black Friday

Conceição apoia catadores
A Prefeitura de Conceição do Rio Verde, por meio da responsável pelo setor ambiental, Ana Luiza, se reuniu hoje com os catadores Alessandra e Tadeu para discutir melhorias e fortalecer o apoio a essa categoria essencial para o município. Durante o encontro, foram abordados pontos importantes para otimizar o trabalho dos catadores e promover um ambiente mais sustentável na cidade. Entre os principais tópicos discutidos, destacou-se o apoio contínuo da administração municipal aos catadores de recicláveis e a identificação do desperdício de materiais recicláveis, que impacta diretamente no trabalho dos profissionais. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/prefeitura-de-conceicao-do-rio-verde-reforca-apoio-aos-catadores-de-reciclaveis/

“Minha Companhia” chega a Muriaé
A partir de 19 de fevereiro, quarta, Muriaé se torna, pela primeira vez, palco para os espetáculos da Minha Companhia (Belo Horizonte) – formada pelas palhaças Tecla (Maria Tereza Costa) e Brisa (Janaina Morse). De 19 a 21.02, quarta a sexta-feira, alunos e comunidade escolar assistem, em primeira mão, ao poético e divertido “Avoar”, um show das 2 palhaças que traz muita brincadeira e interatividade pra criançada. No dia 22.02, sábado, o espetáculo cênico musical “BOO” – que trata o ” medo” de forma leve e bem-humorada, poderá ser visto por todo público muriaeense no Teatro Zaccaria Marques. A entrada é gratuita. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/15972/palhacas-da-minha-companhia-iniciam-circulacao-de-espetaculos-por-minas-belo-horizonte

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Coluna Minas Gerais

Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina

Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.

“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”

Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.

“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.”João Martins, presidente da CNA

Objetivos e temáticas

Leia Também:  Secretaria de Saúde alerta municípios para término dos prazos para buscar benefícios das Leis Complementares 171 e 172

O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:

  • Tendências de consumo no Brasil e no exterior

  • Qualidade e padrões de carne para produtores

  • Carne do futuro e tecnologias de produção

  • Expectativas sobre o mercado do boi

  • Casos de sucesso na pecuária

  • Apresentação de cortes especiais

Perfis confirmados

Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:

  • João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

  • Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg

  • Governador Romeu Zema (MG), convidado especial

  • Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.

Importância regional e nacional

Leia Também:  Empresa investe R$ 140 milhões em Patos

Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.

O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA