Coluna Minas Gerais

Teófilo Otoni decreta calamidade financeira

Publicados

em

Divulgação PMTO

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Teófilo Otoni decreta calamidade
A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni realizou evento na manhã desta sexta-feira. O prefeito Fábio Marinho dos Santos apresentou relatórios sobre o que recebeu da gestão anterior no período de transição. Após os primeiros 10 dias de Governo, Marinho decretou situação de calamidade financeira, explicando que foi “após tomar conhecimento do estágio preocupante das contas municipais”. “Já nos primeiros dias, o Governo foi surpreendido com fornecedores ameaçando suspender a prestação de serviços. Levantamentos preliminares constataram uma dívida de mais de 80 milhões de reais, estando ainda em apuração outros valores não contabilizados no orçamento anterior”, informou (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=28102

BH lidera ranking de mobilidade
Belo Horizonte lidera o ranking nacional de mobilidade urbana, de acordo com uma pesquisa do Instituto Cidades Responsivas, que avaliou a eficiência do transporte público em conectar residências a oportunidades de emprego em até 45 minutos em oito capitais brasileiras. A capital mineira obteve o melhor índice, 0,36, destacando-se pela eficiência de seu sistema de transporte, quase três vezes superior ao do Rio de Janeiro, que teve o pior desempenho (0,13). O estudo também revelou desafios em outras cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro (Cidade Conecta – Nova Lima)
https://www.itatiaia.com.br/cidade-conecta/2025/01/09/belo-horizonte-lidera-ranking-nacional-de-mobilidade-urbana

Minas registra mortes com as chuvas
Minas Gerais já registrou 12 mortes devido às chuvas desde o início do período chuvoso em setembro de 2024, com destaque para o óbito recente em Carangola, causado pelo desabamento de um talude sobre uma residência em área de risco. Além disso, o estado contabiliza 1.385 pessoas desalojadas e 198 desabrigadas. Apesar de danos em várias cidades, como Unaí e Guarda-Mor, não houve novas vítimas ou remoções significativas. A previsão do tempo indica que as chuvas continuarão nos próximos dias, afetando diversas regiões do estado. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2025/01/minas-alcanca-a-marca-de-12-mortes-em-decorrencia-das-chuvas/

Leia Também:  Enfrentamento da violência financeira de gênero será tema de audiência

Ipiranga Agro Passos celebra super safra
A unidade de Passos da Ipiranga Agroindustrial SA celebra mais uma safra bem-sucedida, marcada pela segurança e excelentes resultados. Encerrada dia 29 de novembro de 2024, a colheita atingiu 1,25 milhão de toneladas de cana-de-açúcar e gerou 140 mil toneladas de açúcar. Comparado a 2021, quando a unidade iniciou suas operações, o crescimento é significativo: naquele ano, a produção era 5,4 vezes menor, com 230 mil toneladas de cana e 22,5 mil toneladas de açúcar. (Portal Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/ipiranga-agro-passos-celebra-super-safra-202425

Diversificação Econômica de Ouro Preto
Em dezembro de 2024, Ouro Preto realizou o Workshop de Revisão do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE), com a participação de representantes locais e instituições como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Durante o evento, foram discutidas alterações no PADE, com a inclusão da Economia Criativa como um novo eixo e a ampliação do eixo de Aproveitamento de Rejeitos para Economia Verde. A proposta visa reduzir a dependência da cidade da mineração, promovendo um desenvolvimento econômico mais sustentável e diversificado. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/destaque/economia-criativa-e-economia-verde-sao-incluidos-no-plano-de-diversificacao-economica-de-ouro-preto/

Leia Também:  Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição

Chuva causa interdições em Minas
As fortes chuvas que atingem Minas Gerais nesta semana causaram interdições em quase 20 pontos de rodovias no estado. As causas variam desde quedas de árvores e deslizamentos de terra até a má estrutura de pontes e erosões. Entre os trechos afetados, estão a MG-430, entre Divinópolis e Pará de Minas, com interdição total devido à queda de uma ponte, e a MG 164, entre Itapecerica e Neolândia, que está parcialmente interditada por erosão. A MG 132, entre Alto Rio Doce e Cipotânea, também foi parcialmente bloqueada devido a deslizamento de terra. (Agora com Você)
https://www.agoracomvoce.com.br/2025/01/10/chuva-causa-interdicao-em-quase-20-pontos-de-minas/

Morre ex-presidente da Alago
Faleceu na manhã de sexta-feira (10), aos 81 anos, em Belo Horizonte, o ex-prefeito de Cristais e ex-presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), professor Djalma Francisco Carvalho. O professor Djalma era natural de Cristais e foi prefeito de sua cidade natal por dois mandatos. Antes de atuar no executivo, foi professor na Escola de Engenharia da UFMG, trabalhou também no CEFET/MG e na PUC Minas. Aposentado do magistério, dedicou-se à vida pública. (Ultimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/morre-o-ex-presidentee-da-alago-prof-djalma-francisco-carvalho/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Belo Horizonte recebe maior congresso da carne bovina do país

Publicados

em

FAEMG SENAR | Divulgação

Evento inédito, Conacarne promove debates sobre sustentabilidade, inovação, qualidade e mercado da carne bovina

Faltando menos de um mês para sua estreia, o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), considerado o maior e mais completo evento voltado à cadeia da carne bovina no país, será realizado nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

Organizado pelo Sistema CNA/Senar e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Conacarne tem como propósito reunir produtores, técnicos, indústria, especialistas e formadores de opinião.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou que o evento vai promover a conexão entre produtores, indústria e varejo, fortalecendo a cadeia da carne bovina brasileira.

“O Brasil tem um dos modelos de produção de carne mais sustentáveis do mundo, e é fundamental que isso seja reconhecido. A partir do Conacarne, queremos acelerar a busca por soluções que garantam ainda mais eficiência, rastreabilidade, qualidade e competitividade à pecuária nacional.”

Os interessados encontram todas as informações através do site oficial do evento: http://www.conacarne.org.br/. As vagas são limitadas, e quem deseja se inscrever deve procurar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado ou, em Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais do município. Os contatos também estão disponíveis no site oficial do congresso.

“O Conacarne é um evento inédito no Brasil, uma oportunidade para discutirmos o momento atual, desafios, inovações, tendências de mercado, uma troca de conhecimento sobre o tipo de carne que queremos produzir no futuro, além de mostrar o protagonismo da pecuária brasileira não apenas em produção e exportação, mas também em qualidade.”João Martins, presidente da CNA

Objetivos e temáticas

Leia Também:  Servidores participam de curso sobre Administração Financeira e Orçamentária

O congresso foi idealizado para debater os principais desafios e inovações do setor, alinhando a cadeia produtiva com as demandas do mercado interno e internacional. Entre os temas centrais estão:

  • Tendências de consumo no Brasil e no exterior

  • Qualidade e padrões de carne para produtores

  • Carne do futuro e tecnologias de produção

  • Expectativas sobre o mercado do boi

  • Casos de sucesso na pecuária

  • Apresentação de cortes especiais

Perfis confirmados

Participam do evento, entre outras autoridades e especialistas:

  • João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)

  • Antônio Pitangui de Salvo, presidente da Faemg

  • Governador Romeu Zema (MG), convidado especial

  • Deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Senadora Tereza Cristina, vice-presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária)

Especialistas de destaque como Alexandre Mendonça de Barros (MB Agro), Álvaro Pereira Ramela (INAC), Ângelo Polizel (UFR), Antonio Ricardo Sechis (Beef Passion), Gustavo Bottino (Festival Churrascada), Julia Carvalho, Marcelo ‘Bolinha’ Conceição, Maury Dorta (Embrapa), entre outros.

Importância regional e nacional

Leia Também:  Municípios sobrecarregados: AMM e TCEMG investigam custos indevidamente repassados às prefeituras

Minas Gerais, palco do evento, destaca-se nacionalmente pela força da pecuária e sua vanguarda na genética bovina, justificando sua escolha como sede. O evento visa oferecer soluções práticas ao produtor rural e promover a conexão direta entre indústria, varejo e campo.

O Conacarne 2025 surge como uma plataforma estratégica para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da carne bovina no Brasil. Ao reunir protagonistas da pecuária, pesquisadores, políticos e especialistas técnicos, o evento promete impulsionar a adoção de práticas sustentáveis, tecnologias de ponta e estratégias inovadoras, consolidando o protagonismo nacional no setor.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA