Coluna Minas Gerais
Varejo de MG tem redução de 1,1%
Foto: Adobe Stock/DC/Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Varejo de MG tem redução de 1,1%
As vendas do comércio em Minas Gerais registraram uma redução de 1,1% no mês de março, acompanhando o varejo nacional que continuou a apresentar resultado negativo no mesmo intervalo, com uma retração de 1,6%, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda em Minas foi de 1,9% enquanto o índice registrado no País foi de 1,8%. De acordo com o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, o mercado de trabalho continua mostrando força, mas já dá sinais de desaceleração, principalmente no setor informal. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/varejo-minas-gerais-registra-reducao-vendas-marco
Teófilo Otoni faz feira do peixe
A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, vai realizar a 30ª Feira do Peixe, de 15 a 19 de abril, na avenida Dr. Luiz Boali Porto Salman, entre a rua Padre Virgulino e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A Feira do Peixe já se tornou uma tradição na cidade e é realizada na semana que antecede as celebrações da Semana Santa. Os expositores aproveitam a data para comercializar o carro chefe que é o peixe, de várias espécies, além de canjica, ovos de Páscoa, verduras, temperos, e outros produtos em geral. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=29442
Levantamento viabilizará ferrovia
Para viabilizar a ferrovia Bahia-Minas está sendo feito um levantamento do volume de cargas que poderá ser transportado na região, segundo o consultor do empreendimento, o ex-deputado estadual João Leite, que também é vice-presidente da Associação Brasileira das Ferrovias Autorizadas (Abrafa). Ele explica que várias entidades estão colaborando para a coleta dos dados sobre o volume de cargas, entre elas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o governo do Estado. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/levantamento-do-volume-de-cargas-viabilizara-ferrovia-bahia-minas
Araxá recebe biodigestores
Moradores da comunidade de Boca da Mata começaram a receber, nesta semana, os primeiros biodigestores instalados por meio de um projeto sustentável promovido pela Prefeitura de Araxá. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá e contempla, inicialmente, 112 imóveis nos distritos de Boca da Mata e Itaipu. A empresa WM Meio Ambiente e Reflorestamento, vencedora da licitação, iniciou a perfuração dos terrenos nas primeiras residências, marcando o início da fase de execução do programa. O projeto é financiado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Araguari e não gera nenhum custo aos moradores. (Jornal Interação – Araxá)
https://www.jornalinteracao.com.br/moradores-de-araxa-comecam-a-receber-instalacao-de-biodigestores
Baependi recebe rede de proteção
Na segunda-feira, 14 de abril de 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou a primeira reunião para a implantação da Rede de Proteção Preventiva (RPP) na zona rural de Baependi, pertencente à área da 277ª Companhia PM. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a segurança no meio rural por meio de ações integradas entre a comunidade e a Polícia Militar. O encontro contou com a presença de moradores, produtores rurais e autoridades municipais, incluindo o prefeito, o secretário municipal de Agricultura e vereadores, que manifestaram total apoio à proposta e destacaram a relevância de ações preventivas para a proteção da população rural. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/baependi-implanta-rede-de-protecao-preventiva-na-zona-rural/
Formiga terá festival gastronômico
Um evento inédito já está sendo preparado para a população de Formiga. É o Festival Gastronômico Rural, que terá sua primeira edição realizada no dia 3 de maio, na comunidade rural de Albertos. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento promete se tornar um marco na agenda cultural da cidade. Segundo a Prefeitura, ele tem como objetivos: valorizar a cultura rural, promover a culinária típica das comunidades formiguenses e fortalecer o turismo gastronômico no município. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/1o-festival-gastronomico-rural-de-formiga-sera-em-albertos
Coluna Minas Gerais
Igor Eto deixa o Partido Novo para assumir comando do Avante em Minas
O ex-secretário de Estado de Governo de Romeu Zema, Igor Eto, deixará o Partido Novo — legenda à qual é filiado desde 2016 — para assumir a presidência do Avante em Minas Gerais. A posse está marcada para 1º de dezembro.
A mudança atende a dois objetivos principais: Eto ficará responsável pela organização das chapas de deputados federais e estaduais para as eleições de 2026 e trabalhará para aproximar o Avante do grupo político do vice-governador Mateus Simões (PSD), pré-candidato ao governo de Minas. A saída de Eto representa a segunda baixa relevante do Novo em sequência, após a migração do próprio Simões para o PSD.
Simões já conta com apoio de um bloco partidário composto por Novo, Podemos, PP, União Brasil, DC e Solidariedade. A entrada do Avante ampliaria essa base de alianças.
Para assumir o comando do partido, Igor Eto deverá deixar o cargo que ocupa no BDMG, e, segundo apuração, já comunicou o banco sobre sua decisão.
Nos bastidores, a movimentação é interpretada como um reposicionamento estratégico do Avante no cenário político mineiro e como um reforço ao campo de apoio de Simões, que deve assumir o governo estadual em abril, quando Zema se desincompatibilizará para disputar a Presidência da República.
O deslocamento do Avante para uma posição mais à direita, no entanto, tende a gerar tensões internas e pode acelerar a saída do deputado federal André Janones, que negocia filiação ao PDT ou à Rede Sustentabilidade. A deputada Greyce Elias também articula sua saída e deve migrar para o PL.
Atualmente, o Avante possui cinco deputados federais: além de Tibé, Janones e Greyce, integram a bancada Bruno Farias e Delegada Ione Barbosa. A missão de Eto à frente da sigla será preservar o tamanho da bancada em Brasília — objetivo que se alinha às suas próprias perspectivas eleitorais, já que ele pretende disputar uma vaga na Câmara e é considerado um nome competitivo, a depender da formação da chapa.
Na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o partido busca ampliar de três para cinco o número de deputados estaduais eleitos em 2026. Hoje, representam a legenda os parlamentares Carol Caram, Bim da Ambulância e Arlen Santiago.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásEmpresa anuncia investimento em Poços
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásUberlândia terá 2,4 mil casas do “Minha Casa”
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásGasoduto Centro&Oeste é inaugurado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásPeixamento fortalece pesca artesanal no Norte
-
Coluna Minas Gerais22 horas atrásRodovias com radares de velocidade média
-
Coluna Minas Gerais60 minutos atrásIgor Eto deixa o Partido Novo para assumir comando do Avante em Minas



