Coluna Minas Gerais
Varejo de MG tem redução de 1,1%
Foto: Adobe Stock/DC/Reprodução
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Varejo de MG tem redução de 1,1%
As vendas do comércio em Minas Gerais registraram uma redução de 1,1% no mês de março, acompanhando o varejo nacional que continuou a apresentar resultado negativo no mesmo intervalo, com uma retração de 1,6%, de acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda em Minas foi de 1,9% enquanto o índice registrado no País foi de 1,8%. De acordo com o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, o mercado de trabalho continua mostrando força, mas já dá sinais de desaceleração, principalmente no setor informal. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
https://diariodocomercio.com.br/economia/varejo-minas-gerais-registra-reducao-vendas-marco
Teófilo Otoni faz feira do peixe
A Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, vai realizar a 30ª Feira do Peixe, de 15 a 19 de abril, na avenida Dr. Luiz Boali Porto Salman, entre a rua Padre Virgulino e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. A Feira do Peixe já se tornou uma tradição na cidade e é realizada na semana que antecede as celebrações da Semana Santa. Os expositores aproveitam a data para comercializar o carro chefe que é o peixe, de várias espécies, além de canjica, ovos de Páscoa, verduras, temperos, e outros produtos em geral. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
https://diariotribuna.com.br/?p=29442
Levantamento viabilizará ferrovia
Para viabilizar a ferrovia Bahia-Minas está sendo feito um levantamento do volume de cargas que poderá ser transportado na região, segundo o consultor do empreendimento, o ex-deputado estadual João Leite, que também é vice-presidente da Associação Brasileira das Ferrovias Autorizadas (Abrafa). Ele explica que várias entidades estão colaborando para a coleta dos dados sobre o volume de cargas, entre elas, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o governo do Estado. (Jornal Em Tempo – Nanuque)
https://jornalemtempo.com/levantamento-do-volume-de-cargas-viabilizara-ferrovia-bahia-minas
Araxá recebe biodigestores
Moradores da comunidade de Boca da Mata começaram a receber, nesta semana, os primeiros biodigestores instalados por meio de um projeto sustentável promovido pela Prefeitura de Araxá. A iniciativa é coordenada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá e contempla, inicialmente, 112 imóveis nos distritos de Boca da Mata e Itaipu. A empresa WM Meio Ambiente e Reflorestamento, vencedora da licitação, iniciou a perfuração dos terrenos nas primeiras residências, marcando o início da fase de execução do programa. O projeto é financiado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Araguari e não gera nenhum custo aos moradores. (Jornal Interação – Araxá)
https://www.jornalinteracao.com.br/moradores-de-araxa-comecam-a-receber-instalacao-de-biodigestores
Baependi recebe rede de proteção
Na segunda-feira, 14 de abril de 2025, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou a primeira reunião para a implantação da Rede de Proteção Preventiva (RPP) na zona rural de Baependi, pertencente à área da 277ª Companhia PM. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a segurança no meio rural por meio de ações integradas entre a comunidade e a Polícia Militar. O encontro contou com a presença de moradores, produtores rurais e autoridades municipais, incluindo o prefeito, o secretário municipal de Agricultura e vereadores, que manifestaram total apoio à proposta e destacaram a relevância de ações preventivas para a proteção da população rural. (Jornal Panorama – Caxambu)
https://jornalpanoramaminas.com.br/site/baependi-implanta-rede-de-protecao-preventiva-na-zona-rural/
Formiga terá festival gastronômico
Um evento inédito já está sendo preparado para a população de Formiga. É o Festival Gastronômico Rural, que terá sua primeira edição realizada no dia 3 de maio, na comunidade rural de Albertos. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o evento promete se tornar um marco na agenda cultural da cidade. Segundo a Prefeitura, ele tem como objetivos: valorizar a cultura rural, promover a culinária típica das comunidades formiguenses e fortalecer o turismo gastronômico no município. (O Pergaminho – Formiga)
https://www.opergaminho.com.br/1o-festival-gastronomico-rural-de-formiga-sera-em-albertos
Coluna Minas Gerais
Uberlândia com bebês abaixo do peso
Foto: Freepik/DU
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Uberlândia com bebês abaixo do peso
Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Uberlândia identificou aumento nos casos de baixo peso ao nascer, entre os anos de 2018 e 2023. O levantamento registrou prevalência de 10,89% maior do que o índice encontrado no estudo anterior, entre 2012 e 2016, quando o valor era de 9,61%. O resultado coloca Uberlândia acima da média nacional e acende um alerta para a saúde pública da cidade. Segundo a equipe responsável pela pesquisa, existem diversos fatores que explicam o aumento desse índice. (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39424/pesquisa-da-ufu-revela-alta-nos-casos-de-bebes-com-baixo-peso-em-uberlandia
MoC terá fundo de segurança
A segurança pública de Montes Claros ganhou um novo instrumento de fortalecimento institucional na quinta-feira, 4, com a aprovação, pela Câmara Municipal, do Projeto de Lei que cria o Fundo Municipal de Segurança Pública. A proposta, enviada pela Prefeitura, estabelece uma estrutura permanente de financiamento destinada a apoiar projetos, ações e programas voltados à redução da violência, à modernização das forças de segurança e ao aprimoramento de políticas de prevenção. A aprovação ocorreu por unanimidade, refletindo consenso entre os vereadores sobre a relevância da medida. (Gazeta Norte – Mineira)
https://gazetanm.com.br/montes-claros-tera-fundo-municipal-para-seguranca-publica-iniciativa-amplia-capacidade-de-investimento-e-fortalece-politicas-de-prevencao-a-violencia/
IF cria laboratório para população
A Prefeitura de Ouro Preto oficializou o convênio com o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. O recurso de R$ 200 mil será destinado à modernização e estruturação do laboratório de informática, garantindo mais qualidade e ampliando o acesso aos serviços oferecidos. O investimento, viabilizado pelo Programa Pró-Comunidade da Secretaria Municipal de Governo e proveniente de emenda parlamentar, fortalece ações de ensino, pesquisa e extensão que beneficiam estudantes e toda a comunidade ouro-pretana. (O Liberal – Ouro Preto)
https://oliberalinconfidentes.com.br/ouro-preto/convenio-entre-prefeitura-de-ouro-preto-e-ifmg-garante-laboratorio-de-informatica-aberto-a-populacao/
Araxá que renegociar com Copasa
A Prefeitura de Araxá recebeu da Copasa um ofício solicitando a prorrogação do contrato de prestação de serviços com a cidade até o ano de 2073. O documento, enviado por e-mail, não apresenta contrapartidas, investimentos e/ou propostas de melhorias para atender à população araxaense, o que gerou cobrança por parte do município. A Administração Municipal reforçou que não aceitará a renovação sem negociação e destaca a necessidade de avanços reais na qualidade dos serviços prestados. (Clarim.net – Araxá)
https://clarim.net.br/copasa-quer-estender-contratos-ate-2073-prefeitura-cobra-investimentos-e-melhorias-no-servico/
UFV cria robô quadrúpede
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) apresentou seu primeiro robô quadrúpede totalmente projetado e construído nos laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica. O equipamento foi desenvolvido pelo estudante Bernardo Seabra e ganhou destaque após ser apresentado no Workshop on Robotics in Education e ter seu trabalho publicado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers. O robô foi inteiramente concebido na UFV, sem a utilização de kits comerciais, o que demandou alto nível de complexidade técnica. Segundo o estudante, o desenvolvimento envolveu desafios relacionados à estabilidade, propriedades físicas e testes em condições reais. (Folha da Mata – Viçosa)
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}
Mercado de elétricos cresce em MG
O mercado de veículos elétricos e híbridos acumula 12,2 mil emplacamentos em Minas Gerais entre janeiro e novembro. O número no Estado é 41% superior ao mesmo período do ano passado, quando atingiu 8,6 mil comercializações. Com resultados expressivos, o setor projeta dobrar a participação no mercado de veículos em 2026, saltando de 11% para aproximadamente 22%. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico. Dentre as capitais, no último mês, a categoria recebeu uma nova líder de mercado. Com 2,4 mil comercializações, Brasília ultrapassou São Paulo (2,3 mil), configurando-se como um dos principais mercados nacionais. A terceira colocação permanece com Belo Horizonte, que registrou 908 emplacamentos no período, acumulando 7,2 mil vendas em 2025. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/veiculos-eletricos-hibridos-venda-2025/
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCaxambu adota carruagens elétricas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásAMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSaúde Itinerante ultrapassa 13 mil atendimentos em 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásBlack Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásAssembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMucuri reforça representação na Assembleia
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásSetor leiteiro conquista avanço em processo antidumping
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásArmazéns da Casemg serão implodidos



