Coluna Minas Gerais

Zona da Mata terá nova ZPE

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Foto: Divulgação

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Zona da Mata terá nova ZPE

A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe) confirmou que a nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da Zona da Mata será instalada em Goianá, próximo ao Aeroporto Presidente Itamar Franco.  De acordo com o presidente da Abrazpe, Helson Braga, a licitação está em fase inicial. A área de 200 mil metros quadrados pertencia ao Estado e, após articulações, foi doada ao município. A previsão é que as obras tenham início em meados de 2026, com inauguração ainda no mesmo ano. O investimento estimado para a realização do projeto é de quase R$15 milhões, e caberá à Prefeitura de Goianá assumir ou negociar o valor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/20-04-2025/zpe-zona-da-mata.html

 

Alunos classificados na Olimpíada

Os estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico do IFTM Campus Patrocínio conquistaram um expressivo resultado na Olimpíada Brasileira de Biologia. Onze estudantes conquistaram a classificação para a segunda fase da Olimpíada, que será realizada ainda neste mês. Eles se juntarão a outros 2.134 alunos de outras instituições de ensino do estado de Minas Gerais que irão participar da próxima fase. Organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB (Escola Superior Instituto Butantan), a OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia. (Jornal de Patrocícinio)

Leia Também:  Prazo prorrogado! Inscrições para o Concurso SILEMG de Desenho e Redação 2025 vão até 1º de setembro

https://www.jornaldepatrocinio.com/estudantes-do-iftm-campus-patrocinio-classificam-se-para-a-2a-fase-da-olimpiada-brasileira-de-biologia

 

Bueno Brandão tem aula de dança

A magia da dança chegou ao Bairro Ponte Nova, em Bueno Brandão, com o início do projeto Ballet Zé Bagunça Rural, realizado na quarta-feira (16) na Escola Municipal Sebastião Santana. A iniciativa, promovida pela escola de dança Meneio Dança, de Belo Horizonte, é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e é realizado no contraturno escolar, com aulas de dança gratuitas. O projeto oferece aulas à distância, transmitidas ao vivo diretamente de Belo Horizonte, utilizando a lousa digital da escola. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/site/ballet-ze-bagunca-rural-chega-a-escola-municipal-sebastiao-santana-e-leva-arte-as-criancas-do-bairro-ponte-nova-em-bueno-brandao/

 

Exposição movimentou Sul de Minas

A 43ª Exposição Agropecuária de Itajubá movimentou o Sul de Minas Gerais entre os dias 10 e 13 de abril, no Parque de Exposições da cidade. O evento, que é um dos mais tradicionais do setor agropecuário da região, foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itajubá e contou com o apoio do Sistema Faemg Senar, da Prefeitura de Itajubá e de diversos parceiros. Exposições de animais, julgamentos, oficinas técnicas, torneios leiteiros, palestras, apresentações culturais e grandes shows fizeram parte da agenda que atraiu milhares de visitantes ao longo dos quatro dias de evento. (Gazeta de Varginha)

Leia Também:  Pesquisa aponta favoritos para eleição de 26

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/43%C2%AA-exposi%C3%A7%C3%A3o-agropecu%C3%A1ria-de-itajub%C3%A1-refor%C3%A7a-tradi%C3%A7%C3%A3o-e-movimenta-o-setor-no-sul-de-minas

 

Nível do lago está baixo

O volume do Lago de Furnas está em 68,38% da sua capacidade, de acordo com o Operador Nacional do Sistema. É o menor volume desde 2021 para esta época do ano. Comparado com 2024, quando o nível era de 73,72%, a queda é de mais de 5 pontos percentuais. Se o nível baixar, a economia da região, que depende em boa parte da disponibilidade de uso do lago para turismo e pesca, pode ser afetada. (Últimas Notícias – Formiga)

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/lago-de-furnas-atinge-o-menor-indice-do-periodo-nos-ultimos-quatro-anos-e-preocupa-quem-vive-do-turismo-e-da-pesca/

 

Sete Lagoas debate Instituto Federal

Na noite da última segunda-feira, 14 de abril, a Câmara Municipal de Sete Lagoas foi palco da audiência pública de apresentação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).  Uma pesquisa feita ao longo de um mês, que recebeu 1.770 respostas da comunidade apurou, segundo a diretora de implantação, Renata Marques, explicou que os dados revelaram grande interesse por cursos técnicos integrados ao ensino médio, especialmente nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, que foram confirmados como os primeiros cursos a serem oferecidos a partir de 2026. Também foram destaques da consulta os cursos de Energias Renováveis, Segurança do Trabalho, Administração e Logística, que poderão ser incorporados posteriormente. (Sete Dias – Sete Lagoas)

https://www.setedias.com.br/audiencia-publica-revela-preferencia-por-cursos-para-o-instituto-federal/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

FECOMÉRCIO inicia construção da nova sede em Belo Horizonte

Publicados

em

FECOMÉRCIO | Divulgação

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG) assinou, na manhã desta terça-feira (16/9), o contrato para a construção de sua nova sede em Belo Horizonte. Localizado na Avenida Raja Gabaglia, 1300, no bairro Gutierrez, o empreendimento terá 9 andares e promete ser um marco de modernidade e funcionalidade na região. Com investimento estimado em R$ 90 milhões, a Federação oferecerá uma estrutura completa e integrada com Sesc e Senac, abrigando em um único local todos os serviços do Sistema, facilitando o acesso e a interação para usuários e empresários do comércio de bens, serviços e turismo de Minas Gerais.

O edifício também contará com espaços dedicados ao comércio, gerando oportunidades e movimentando a economia local. Planejada para ser executada em duas etapas, a primeira fase, com previsão de entrega em março de 2027, incluirá os primeiros quatro andares destinados ao comércio. A segunda etapa contemplará os cinco andares restantes, destinados às instalações da Fecomércio, Sesc e Senac.

O contrato foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, Nadim Donato, pelo sócio-administrador da Construtora Castor LTDA, Ítalo Aurélio Gaetani, e pelo sócio-administrador da Privilège Construtora LTDA, Rogério Labriola.

“A construção desta nova sede representa nosso compromisso em evoluir e oferecer uma infraestrutura de ponta. É um investimento importante no futuro dos empresários mineiros e na qualidade dos serviços que oferecemos, consolidando nossa posição como um pilar de apoio e desenvolvimento para os setores que representamos em Minas Gerais”, destacou Nadim Donato.

Sobre a Fecomércio MG

Leia Também:  Prazo prorrogado! Inscrições para o Concurso SILEMG de Desenho e Redação 2025 vão até 1º de setembro

A Fecomércio MG é a principal entidade representativa do setor de comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Federação atua como porta-voz do empresariado, buscando soluções por meio do diálogo com o governo e a sociedade.

Outra atribuição importante é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade, a partir das diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Fecomércio MG tem se destacado na agenda pública, promovendo debates sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Federação atua em colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, defendendo interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. Entre suas atribuições estão a busca por melhores condições tributárias, celebração de convenções coletivas e oferta de benefícios que fortalecem o comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

Leia Também:  Uberaba descarta testes de Covid

O presidente Nadim Donato e o vice-presidente Julio Gomes, do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, com Ítalo Aurélio Gaetani (Construtora Castor LTDA.) e Rogério Labriola (Privilègi Construtora LTDA.), assinam contrato para construção da nova sede.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA