Coluna Minas Gerais

Zona da Mata terá nova ZPE

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Foto: Divulgação

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Zona da Mata terá nova ZPE

A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe) confirmou que a nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da Zona da Mata será instalada em Goianá, próximo ao Aeroporto Presidente Itamar Franco.  De acordo com o presidente da Abrazpe, Helson Braga, a licitação está em fase inicial. A área de 200 mil metros quadrados pertencia ao Estado e, após articulações, foi doada ao município. A previsão é que as obras tenham início em meados de 2026, com inauguração ainda no mesmo ano. O investimento estimado para a realização do projeto é de quase R$15 milhões, e caberá à Prefeitura de Goianá assumir ou negociar o valor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/20-04-2025/zpe-zona-da-mata.html

 

Alunos classificados na Olimpíada

Os estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico do IFTM Campus Patrocínio conquistaram um expressivo resultado na Olimpíada Brasileira de Biologia. Onze estudantes conquistaram a classificação para a segunda fase da Olimpíada, que será realizada ainda neste mês. Eles se juntarão a outros 2.134 alunos de outras instituições de ensino do estado de Minas Gerais que irão participar da próxima fase. Organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB (Escola Superior Instituto Butantan), a OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia. (Jornal de Patrocícinio)

Leia Também:  Faemg realiza a primeira Assembleia da sua história em Brasília

https://www.jornaldepatrocinio.com/estudantes-do-iftm-campus-patrocinio-classificam-se-para-a-2a-fase-da-olimpiada-brasileira-de-biologia

 

Bueno Brandão tem aula de dança

A magia da dança chegou ao Bairro Ponte Nova, em Bueno Brandão, com o início do projeto Ballet Zé Bagunça Rural, realizado na quarta-feira (16) na Escola Municipal Sebastião Santana. A iniciativa, promovida pela escola de dança Meneio Dança, de Belo Horizonte, é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e é realizado no contraturno escolar, com aulas de dança gratuitas. O projeto oferece aulas à distância, transmitidas ao vivo diretamente de Belo Horizonte, utilizando a lousa digital da escola. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/site/ballet-ze-bagunca-rural-chega-a-escola-municipal-sebastiao-santana-e-leva-arte-as-criancas-do-bairro-ponte-nova-em-bueno-brandao/

 

Exposição movimentou Sul de Minas

A 43ª Exposição Agropecuária de Itajubá movimentou o Sul de Minas Gerais entre os dias 10 e 13 de abril, no Parque de Exposições da cidade. O evento, que é um dos mais tradicionais do setor agropecuário da região, foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itajubá e contou com o apoio do Sistema Faemg Senar, da Prefeitura de Itajubá e de diversos parceiros. Exposições de animais, julgamentos, oficinas técnicas, torneios leiteiros, palestras, apresentações culturais e grandes shows fizeram parte da agenda que atraiu milhares de visitantes ao longo dos quatro dias de evento. (Gazeta de Varginha)

Leia Também:  Pesquisa da Fecomércio MG revela alta adesão das empresas para a Black Friday

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/43%C2%AA-exposi%C3%A7%C3%A3o-agropecu%C3%A1ria-de-itajub%C3%A1-refor%C3%A7a-tradi%C3%A7%C3%A3o-e-movimenta-o-setor-no-sul-de-minas

 

Nível do lago está baixo

O volume do Lago de Furnas está em 68,38% da sua capacidade, de acordo com o Operador Nacional do Sistema. É o menor volume desde 2021 para esta época do ano. Comparado com 2024, quando o nível era de 73,72%, a queda é de mais de 5 pontos percentuais. Se o nível baixar, a economia da região, que depende em boa parte da disponibilidade de uso do lago para turismo e pesca, pode ser afetada. (Últimas Notícias – Formiga)

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/lago-de-furnas-atinge-o-menor-indice-do-periodo-nos-ultimos-quatro-anos-e-preocupa-quem-vive-do-turismo-e-da-pesca/

 

Sete Lagoas debate Instituto Federal

Na noite da última segunda-feira, 14 de abril, a Câmara Municipal de Sete Lagoas foi palco da audiência pública de apresentação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).  Uma pesquisa feita ao longo de um mês, que recebeu 1.770 respostas da comunidade apurou, segundo a diretora de implantação, Renata Marques, explicou que os dados revelaram grande interesse por cursos técnicos integrados ao ensino médio, especialmente nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, que foram confirmados como os primeiros cursos a serem oferecidos a partir de 2026. Também foram destaques da consulta os cursos de Energias Renováveis, Segurança do Trabalho, Administração e Logística, que poderão ser incorporados posteriormente. (Sete Dias – Sete Lagoas)

https://www.setedias.com.br/audiencia-publica-revela-preferencia-por-cursos-para-o-instituto-federal/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Mais de 4 mil casos de dengue em JF

Publicados

em

Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG 
www.sindijorimg.com.br

Mais de 4 mil casos de dengue em JF
Ao longo de 2025, Juiz de Fora já registrou mais de 4.024 casos prováveis de dengue, além de cinco óbitos confirmados e dois em investigação. A classificação leva em conta atualização feita na última semana e se refere a todos os casos notificados, exceto os descartados após investigação. Os dados estão disponíveis no painel de monitoramento de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Os números são os maiores desde 2019 – excluindo 2024, quando houve registro de epidemia da de dengue. Dos casos, 146 foram considerados graves. (Tribuna de Minas  – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/especiais/saude/22-11-2025/dengue-casos-obitos.html

Patos restringe atestados
Desde sexta-feira, 14, a emissão de atestados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas passou a ser exclusiva para pacientes classificados, pelo Protocolo de Manchester, nas categorias amarelo (urgente), laranja (muito urgente) ou vermelho (emergência). A medida, instituída pelo Decreto Municipal 6.108/2025, tem como objetivo reduzir a sobrecarga da UPA provocada por atendimentos de baixa complexidade, que deveriam ser realizados nas Unidades de Saúde da Família. (Folha Patense)
https://www.folhapatense.com.br/emissao-de-atestado-na-upa-de-patos-de-minas-sera-restrita-a-pacientes-de-urgencia-e-emergencia

Maria Fumaça tem passeios natalinos
A Maria Fumaça que liga São João del Rei a Tiradentes, no Campo das Vertentes está iluminada, decorada e ainda conta com um passageiro muito especial: o Papai Noel chegou a estação no dia 15 de novembro. Já ocorreram viagens em 15 e 21 de novembro. Agora, a programação conta com novos passeios em 28 de novembro, e 5, 12, 19 e 26 de dezembro, sempre às sextas-feiras. São 12 km de trajeto, às margens da Serra de São José, onde os passageiros poderão apreciar a paisagens e arquiteturas do século XIX, com luzes e clima natalino. (Estrada Nacional)
https://www.estradanacional.info/post/maria-fuma%C3%A7a-entre-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-del-rei-e-tiradentes-tem-passeios-natalinos-com-papai-noel

Leia Também:  Escola SENAI Audiovisual participa do principal evento do setor na América Latina

Aeroporto regional tem melhorias
As obras de requalificação e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, entraram em uma nova etapa neste último trimestre, consolidando o maior pacote de investimentos da história do sítio aeroportuário. Administrado pela Infraero, o aeroporto vem passando por uma série de intervenções. Já foram concluídos a revitalização do atual terminal de passageiros, a adequação e reforço da pista de pouso e decolagem, a via de acesso ao novo setor de embarque e também a via de acesso rápido da sessão contra incêndio, totalizando um valor de R$ 25 milhões. (Diário do Aço)
https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0129335-obras-do-novo-terminal-de-passageiros-do-aeroporto-regional-devem-comecar-em-2026

Restaurantes da região premiados
Dois restaurantes da região ganharam destaque no Prêmio Cumbucca de Gastronomia, a principal premiação dedicada exclusivamente a reconhecer e valorizar a culinária de Minas Gerais. Ele funciona como uma grande plataforma de mapeamento de bares, restaurantes, profissionais e iniciativas que projetam o estado no cenário gastronômico nacional. O Restaurante do Turvo, em Capitólio, foi considerado o melhor restaurante do interior em 2025 e, na mesma categoria, o segundo lugar ficou também para Capitólio, o Restaurante Salvatore. (Observo – Passos)
https://www.observo.com.br/dois-restaurantes-de-capitolio-no-premio-cumbucca-de-gastronomia-de-2025

Leia Também:  Saúde no campo: parceria entre Faemg Senar e Hospital do Amor leva 12.600 exames preventivos a produtores rurais

Cabo Verde produz o melhor café 
O melhor café especial colhido na safra deste ano, na área de atuação da Cooxupé, é da cidade de Cabo Verde, Sul de Minas Gerais. A produção é do cooperado Virgolino Adriano Muniz, que conquistou o primeiro lugar do Especialíssimo 2025. O lote do produtor alcançou 90,92 pontos na avaliação técnica do programa realizado pela cooperativa cafeeira e pela SMC Specialty Coffees. Neste ano, foram R$ 330 mil distribuídos em premiações, sendo R$ 50 mil destinados ao lote campeão. (Jornal da Região)
https://www.jornaldaregiaoonline.com.br/cabo-verde-produz-o-melhor-cafe-da-cooxupe-e-vence-especialissimo-2025

Mudas para preservar o cerrado
A preservação do Cerrado, bioma símbolo do Norte de Minas e uma das riquezas naturais mais ameaçadas do país, tem ganhado um reforço importante em Montes Claros por meio de uma iniciativa gratuita conduzida pela Secretaria de Ambiente, Bem-Estar Animal e Sustentabilidade. A ação disponibiliza mudas de árvores nativas, ornamentais e frutíferas para a população, com o objetivo de ampliar a arborização urbana, recuperar áreas verdes e fortalecer a conscientização ambiental. (Gazeta Nortee Mineira)
https://gazetanm.com.br/doacao-de-mudas-de-arvores-nativas-do-cerrado-impulsiona-preservacao-ambiental-e-amplia-arborizacao-urbana/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA