Coluna Minas Gerais
Zona da Mata terá nova ZPE
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}
Foto: Divulgação
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
Zona da Mata terá nova ZPE
A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe) confirmou que a nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da Zona da Mata será instalada em Goianá, próximo ao Aeroporto Presidente Itamar Franco. De acordo com o presidente da Abrazpe, Helson Braga, a licitação está em fase inicial. A área de 200 mil metros quadrados pertencia ao Estado e, após articulações, foi doada ao município. A previsão é que as obras tenham início em meados de 2026, com inauguração ainda no mesmo ano. O investimento estimado para a realização do projeto é de quase R$15 milhões, e caberá à Prefeitura de Goianá assumir ou negociar o valor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/20-04-2025/zpe-zona-da-mata.html
Alunos classificados na Olimpíada
Os estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico do IFTM Campus Patrocínio conquistaram um expressivo resultado na Olimpíada Brasileira de Biologia. Onze estudantes conquistaram a classificação para a segunda fase da Olimpíada, que será realizada ainda neste mês. Eles se juntarão a outros 2.134 alunos de outras instituições de ensino do estado de Minas Gerais que irão participar da próxima fase. Organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB (Escola Superior Instituto Butantan), a OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia. (Jornal de Patrocícinio)
Bueno Brandão tem aula de dança
A magia da dança chegou ao Bairro Ponte Nova, em Bueno Brandão, com o início do projeto Ballet Zé Bagunça Rural, realizado na quarta-feira (16) na Escola Municipal Sebastião Santana. A iniciativa, promovida pela escola de dança Meneio Dança, de Belo Horizonte, é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e é realizado no contraturno escolar, com aulas de dança gratuitas. O projeto oferece aulas à distância, transmitidas ao vivo diretamente de Belo Horizonte, utilizando a lousa digital da escola. (Jornal Panorama – Caxambu)
Exposição movimentou Sul de Minas
A 43ª Exposição Agropecuária de Itajubá movimentou o Sul de Minas Gerais entre os dias 10 e 13 de abril, no Parque de Exposições da cidade. O evento, que é um dos mais tradicionais do setor agropecuário da região, foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itajubá e contou com o apoio do Sistema Faemg Senar, da Prefeitura de Itajubá e de diversos parceiros. Exposições de animais, julgamentos, oficinas técnicas, torneios leiteiros, palestras, apresentações culturais e grandes shows fizeram parte da agenda que atraiu milhares de visitantes ao longo dos quatro dias de evento. (Gazeta de Varginha)
Nível do lago está baixo
O volume do Lago de Furnas está em 68,38% da sua capacidade, de acordo com o Operador Nacional do Sistema. É o menor volume desde 2021 para esta época do ano. Comparado com 2024, quando o nível era de 73,72%, a queda é de mais de 5 pontos percentuais. Se o nível baixar, a economia da região, que depende em boa parte da disponibilidade de uso do lago para turismo e pesca, pode ser afetada. (Últimas Notícias – Formiga)
Sete Lagoas debate Instituto Federal
Na noite da última segunda-feira, 14 de abril, a Câmara Municipal de Sete Lagoas foi palco da audiência pública de apresentação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Uma pesquisa feita ao longo de um mês, que recebeu 1.770 respostas da comunidade apurou, segundo a diretora de implantação, Renata Marques, explicou que os dados revelaram grande interesse por cursos técnicos integrados ao ensino médio, especialmente nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, que foram confirmados como os primeiros cursos a serem oferecidos a partir de 2026. Também foram destaques da consulta os cursos de Energias Renováveis, Segurança do Trabalho, Administração e Logística, que poderão ser incorporados posteriormente. (Sete Dias – Sete Lagoas)
Coluna Minas Gerais
6 mil novas empresas criadas em Uberlândia
Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG
COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
6 mil novas empresas em Uberlândia
Uberlândia segue se consolidando como um dos principais centros de empreendedorismo de Minas Gerais. Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais mostram que o município registrou a abertura de 6.096 novas empresas em 2025, sendo 449 apenas em novembro. O quantitativo coloca a cidade entre as líderes no ranking estadual. Na comparação com outros grandes municípios mineiros, Uberlândia aparece logo atrás de Belo Horizonte que ocupa a primeira posição com 29.049 empresas abertas neste ano. Em seguida, estão Contagem (3.627), Juiz de Fora (2.847), Montes Claros (2.293), Uberaba (2.016) e Betim (2.016). (Diário de Uberlândia)
https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/39556/uberlandia-registra-abertura-de-mais-6-mil-novas-empresas-em-2025
Descoberta nova espécie de árvore
Uma nova espécie de árvore foi identificada em áreas de preservação da Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano. O achado científico foi liderado pelo doutorando Otávio Miranda, com apoio do Grupo de Estudo em Economia e Manejo Florestal da Universidade Federal de Viçosa e especialistas da Cenibra. A confirmação da nova espécie ocorreu após análises do professor Marcos Sobral, da Universidade Federal de São João del-Rei, referência no estudo da família Myrtaceae na América Latina. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)
https://drd.com.br/nova-especie-de-arvore-e-descoberta-em-coronel-fabriciano/
Formiga reduz índices de dengue
O município de Formiga viveu, em 2024, o pior cenário de dengue de sua história recente, com indicadores que apontavam alto risco epidemiológico às vésperas do período chuvoso. Já em 2025, os dados mostram uma mudança significativa no quadro, com queda consistente nos índices de infestação do mosquito transmissor da doença. De acordo com os levantamentos do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em outubro de 2024 o Índice de Infestação Predial (IIP) chegou a 4,3, enquanto o Índice de Breteau (IB) alcançou 5,0. (Últimas Notícias – Formiga)
https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/formiga-reduz-indices-de-dengue-em-2025-apos-enfrentar-pior-cenario-da-historia-recente/
Câmara de Lafaiete economiza 4 milhões
A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete encerrou 2025 com um resultado expressivo na gestão dos recursos públicos. Sob a presidência do vereador Erivelton Jayme, o Legislativo registrou uma economia de R$ 3.840.370,56. O desempenho positivo ocorre após um ano marcado por investimentos estruturantes, que incluem a modernização do funcionamento institucional, avanços na política remuneratória dos servidores, o lançamento do aplicativo SPL Câmara, que ampliou o acesso da população às informações sobre as atividades legislativas, e a elaboração do projeto básico de arquitetura da nova sede da Câmara. (Jornal Correio da Cidade)
https://www.jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/45578-camara-de-lafaiete-economiza-quase-rs-4-milhoes-e-garante-continuidade-de-investimentos
Nasa ignora Santos Dumont
Uma publicação do escritório de história da Nasa reacendeu um debate centenário e provocou uma onda de críticas de brasileiros nas redes sociais. Ao apresentar os irmãos Orville e Wilbur Wright como pioneiros da aviação, a Nasa foi confrontada por usuários que reivindicam para o brasileiro Santos Dumont o título de inventor do avião. As reações ironizaram a forma como os norte-americanos teriam conseguido decolar. “Com catapulta até uma vaca voa”, escreveu um perfil nos comentários. Usuários lembraram que os aviões dos Wright dependiam de trilhos e de um mecanismo de pesos, como uma espécie de catapulta, para sair do chão. (Portal 14B – Santos Dumont)
https://portal14b.com.br/Publicacao.aspx?id=639207
Carnaval de Timóteo está de volta
Em um novo formato, mais moderno e alinhado às tendências atuais, mas preservando a harmonia, a alegria e o espírito festivo que sempre marcaram sua história. Tradicional desde a década de 1970, o Carnaval de Timóteo foi, por muitos anos, reconhecido como um dos melhores de Minas Gerais, chegando a superar a própria capital, Belo Horizonte. Hoje, BH figura entre os 10 maiores carnavais do Brasil, resultado de investimentos contínuos que transformaram o evento na potência cultural e turística que é atualmente — um caminho que Timóteo agora retoma. (Mais VIP – Timóteo)
https://maisvip.com.br/noticias/2025/12/apos-14-anos-o-carnaval-de-timoteo-esta-de-volta/
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásPrefeito vai vetar aumento dos vereadores
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásOuro Preto ganha parque tecnológico
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásJornada Pedagógica qualifica instrutores e fortalece a educação no meio rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásSistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásSítio Cascalho: histórias de superação na cafeicultura
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCom apoio do agroBR, produtores mineiros ampliam exportações
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásVestibular Uemg tem recorde de inscritos
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásJF emite 100 mil identidades



