Coluna Minas Gerais

Zona da Mata terá nova ZPE

Publicados

em

Normal
0

21

false
false
false

PT-BR
X-NONE
X-NONE

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:8.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:107%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Aptos”,sans-serif;
mso-ascii-font-family:Aptos;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-hansi-font-family:Aptos;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-font-kerning:1.0pt;
mso-ligatures:standardcontextual;
mso-fareast-language:EN-US;}

Foto: Divulgação

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Zona da Mata terá nova ZPE

A Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe) confirmou que a nova Zona de Processamento de Exportação (ZPE) da Zona da Mata será instalada em Goianá, próximo ao Aeroporto Presidente Itamar Franco.  De acordo com o presidente da Abrazpe, Helson Braga, a licitação está em fase inicial. A área de 200 mil metros quadrados pertencia ao Estado e, após articulações, foi doada ao município. A previsão é que as obras tenham início em meados de 2026, com inauguração ainda no mesmo ano. O investimento estimado para a realização do projeto é de quase R$15 milhões, e caberá à Prefeitura de Goianá assumir ou negociar o valor. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/20-04-2025/zpe-zona-da-mata.html

 

Alunos classificados na Olimpíada

Os estudantes do ensino médio integrado ao ensino técnico do IFTM Campus Patrocínio conquistaram um expressivo resultado na Olimpíada Brasileira de Biologia. Onze estudantes conquistaram a classificação para a segunda fase da Olimpíada, que será realizada ainda neste mês. Eles se juntarão a outros 2.134 alunos de outras instituições de ensino do estado de Minas Gerais que irão participar da próxima fase. Organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB (Escola Superior Instituto Butantan), a OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia. (Jornal de Patrocícinio)

Leia Também:  Festival com 140 atrações em Poços

https://www.jornaldepatrocinio.com/estudantes-do-iftm-campus-patrocinio-classificam-se-para-a-2a-fase-da-olimpiada-brasileira-de-biologia

 

Bueno Brandão tem aula de dança

A magia da dança chegou ao Bairro Ponte Nova, em Bueno Brandão, com o início do projeto Ballet Zé Bagunça Rural, realizado na quarta-feira (16) na Escola Municipal Sebastião Santana. A iniciativa, promovida pela escola de dança Meneio Dança, de Belo Horizonte, é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e é realizado no contraturno escolar, com aulas de dança gratuitas. O projeto oferece aulas à distância, transmitidas ao vivo diretamente de Belo Horizonte, utilizando a lousa digital da escola. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/site/ballet-ze-bagunca-rural-chega-a-escola-municipal-sebastiao-santana-e-leva-arte-as-criancas-do-bairro-ponte-nova-em-bueno-brandao/

 

Exposição movimentou Sul de Minas

A 43ª Exposição Agropecuária de Itajubá movimentou o Sul de Minas Gerais entre os dias 10 e 13 de abril, no Parque de Exposições da cidade. O evento, que é um dos mais tradicionais do setor agropecuário da região, foi realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itajubá e contou com o apoio do Sistema Faemg Senar, da Prefeitura de Itajubá e de diversos parceiros. Exposições de animais, julgamentos, oficinas técnicas, torneios leiteiros, palestras, apresentações culturais e grandes shows fizeram parte da agenda que atraiu milhares de visitantes ao longo dos quatro dias de evento. (Gazeta de Varginha)

Leia Também:  Samu de Minas com déficit de 56,8 mi

https://www.gazetadevarginha.com.br/post/43%C2%AA-exposi%C3%A7%C3%A3o-agropecu%C3%A1ria-de-itajub%C3%A1-refor%C3%A7a-tradi%C3%A7%C3%A3o-e-movimenta-o-setor-no-sul-de-minas

 

Nível do lago está baixo

O volume do Lago de Furnas está em 68,38% da sua capacidade, de acordo com o Operador Nacional do Sistema. É o menor volume desde 2021 para esta época do ano. Comparado com 2024, quando o nível era de 73,72%, a queda é de mais de 5 pontos percentuais. Se o nível baixar, a economia da região, que depende em boa parte da disponibilidade de uso do lago para turismo e pesca, pode ser afetada. (Últimas Notícias – Formiga)

https://ultimasnoticias.inf.br/noticia/lago-de-furnas-atinge-o-menor-indice-do-periodo-nos-ultimos-quatro-anos-e-preocupa-quem-vive-do-turismo-e-da-pesca/

 

Sete Lagoas debate Instituto Federal

Na noite da última segunda-feira, 14 de abril, a Câmara Municipal de Sete Lagoas foi palco da audiência pública de apresentação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).  Uma pesquisa feita ao longo de um mês, que recebeu 1.770 respostas da comunidade apurou, segundo a diretora de implantação, Renata Marques, explicou que os dados revelaram grande interesse por cursos técnicos integrados ao ensino médio, especialmente nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Automação Industrial, que foram confirmados como os primeiros cursos a serem oferecidos a partir de 2026. Também foram destaques da consulta os cursos de Energias Renováveis, Segurança do Trabalho, Administração e Logística, que poderão ser incorporados posteriormente. (Sete Dias – Sete Lagoas)

https://www.setedias.com.br/audiencia-publica-revela-preferencia-por-cursos-para-o-instituto-federal/

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Coluna Minas Gerais

Sistema Faemg Senar impulsiona o desenvolvimento de quem produz no campo

Publicados

em

Crédito: Rodney Costa

FAEMG SENAR | Divulgação

Produtores rurais mineiros que buscam aperfeiçoar a produção, melhorar a gestão da propriedade e se preparar para os desafios do mercado contam com uma ampla rede de apoio em todo o estado. Presente nos municípios por meio dos Sindicatos de Produtores Rurais, o Sistema Faemg Senar reúne entidades que atuam de forma integrada para representar, capacitar e impulsionar o desenvolvimento do agronegócio em Minas Gerais.

Formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar Minas), pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes) e pelos Sindicatos de Produtores Rurais, o Sistema oferece soluções que vão da representação institucional à assistência técnica, passando por capacitação profissional, educação, saúde, inovação e pesquisa.

A Faemg é a entidade responsável pela representação política dos produtores rurais mineiros. Considerada a maior federação da agricultura e pecuária do Brasil, reúne 401 Sindicatos associados e atua na defesa dos interesses econômicos, políticos e sociais da categoria.

Leia Também:  Produtores destaque do ATeG são premiados na Fenamilho

Já o Senar Minas é responsável por levar formação profissional e conhecimento diretamente ao campo. Por meio de cursos e programas gratuitos, a instituição atende produtores e trabalhadores rurais interessados em aumentar a produtividade, melhorar a renda e garantir mais qualidade de vida para suas famílias.

O Senar também oferece cursos técnicos e de graduação e executa o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que acompanha produtores com orientação especializada para aprimorar a gestão e os resultados das propriedades rurais.

O investimento em pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento é reforçado pelo Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes). A instituição desenvolve e executa projetos voltados ao fortalecimento da agropecuária mineira, firma parcerias, capta recursos e investe em pesquisa e tecnologia, além de criar ferramentas que ampliam o acesso à informação no campo.

Na ponta desse trabalho estão os Sindicatos de Produtores Rurais, que funcionam como a principal porta de entrada para os produtores que desejam acessar os serviços do Sistema Faemg Senar. Com atuação próxima à realidade local, os Sindicatos identificam demandas, promovem cursos, programas e ações e oferecem serviços que impactam diretamente a produtividade, a gestão e a qualidade de vida no meio rural.

Leia Também:  Professores da UFJF no ranking

Ao fortalecer os Sindicatos, o Sistema Faemg Senar amplia o alcance das ações e garante mais representatividade e valorização ao produtor rural. Para quem quer se desenvolver, inovar e crescer no campo, o primeiro passo é procurar o Sindicato de Produtores Rurais do seu município.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA