ESPORTES

Gurias do Internacional quebram o tabu e vencem o Corinthians pelo Brasileirão Feminino

Publicados

em

Apoiadas pela torcida, as Gurias Coloradas conquistaram, nesta noite de segunda-feira (24/04) a sua primeira vitória contra o Corinhtians, algoz na final nacional da temporada passada. Pela oitava rodada do Brasileirão de 2023, o Inter bateu as paulistas por 2 a 0, com gols de Belén Aquino e Priscila, e chegou aos 19 pontos na tabela de classificação.

Maurício Salgado deu um nó tático no Cristo Rei. Sem Eskerdinha, suspensa, e Carol Gil, lesionada, o comandante das Gurias decidiu reforçar o meio de campo, colocando Zóio na vaga de Gauto, e escalar Roberta, lateral-direita de origem, no corredor esquerdo da defesa. Assim, o Inter foi a campo com duas linhas de quatro exemplarmente compactadas e uma dupla de atacantes de velocidade para contragolpear. E como contragolpearam!

Logo aos dois, o lado esquerdo perturbou a zaga paulista. Em velocidade, Priscila lançou Pati, que chegou às cercanias da área e cruzou em direção ao segundo poste. Livre, Belén emendou de primeira, com a perna direita, e estufou a rede, mas pelo lado de fora. Na sequência, Roberta surgiu no campo de ataque e bateu de chapa. Paty encaixou.

A pressão colorada na saída de jogo alvinegra estava impecável. Aos 10, Belén desarmou Mariza na altura do meio de campo, disparou em velocidade rumo à área e, frente a frente com Paty, bateu forte. A goleira operou um milagre para impedir o 1 a 0 do Inter. Atordoada com o ritmo de Aquino, Tarciane agrediu a uruguaia, dentro da área, aos 11, mas a arbitragem não puniu o lance com falta.

A negligência da arbitragem não significou maiores prejuízos para as Gurias graças à própria Belén Aquino. Atendida pelo DM, ela retornou para o campo extremamente ligada, e antecipou recuo feito por Duda Sampaio para Tarciane. Antes da zagueira, a uruguaia tomou a posse e, remediada pela oportunidade recentemente desperdiçada, tratou de driblar a goleira antes de abrir a conta em São Leopoldo

Leia Também:  Cuiabá empata com o Goiás pela 28ª rodada do Brasileirão

O Corinthians tentou pressionar nos momentos seguintes ao gol colorado, mas criou somente uma chance: depois de boa jogada de Luana, Yasmim bateu da pequena área, mas com muita força, e mandou por cima. Na réplica, Priscila deixou duas marcadoras para trás e, já dentro da área, tentou o corte em cima de Mariza. Fintada, a zagueira derrubou a goleadora das Gurias. Pênalti – convertido pelo 19 alvirrubra!

Antes do intervalo, a posse paulista até cresceu, mas só as Gurias conseguiram assustar. Em novo contra-ataque pela esquerda, Pati e Belén tabelaram, mas o chute da uruguaia saiu mascado. Depois, aos 39, Capela percebeu a goleira rival adiantada e arriscou do meio de campo. Por detalhe, a bola saiu por cima.

Técnico visitante, Arthur Elias realizou duas trocas no intervalo. Com Jheniffer e Ju Ferreira em campo, o Corinthians queria descontar o quanto antes, e criou boa chance aos dois minutos. Segura para fechar o ângulo de Luana, Gabi fez defesa providencial. Com espaço para explorar, Tamara exigiu duas boas defesas de Paty na sequência. Primeiro, a lateral-direita tentou o toque por cobertura. Depois, bateu rasteiro, no canto, e ganhou escanteio.

Leia Também:  Atlético Mineiro derrota o Athletico Paranaense no Brasileirão

Incapaz de descontar no recomeço de partida, como planejara no vestiário, o Corinthians logo voltou a mudar – e para ficar ainda mais ofensivo. Tarciane saiu para a entrada da atacante Jaqueline, repassando Yasmim para a zaga e realocando Tamires na lateral. Além dela, Fernanda substituiu Vic Albuquerque. Nada que surtisse efeito.

Recuperada de lesão sofrida na rodada de estreia do Brasileirão, Djeni voltou aos gramados no minuto 22, quando substituiu Roberta, que sentia cãibras. Com isso, Capelinha assumiu a lateral-direita e Tamara passou para a esquerda, onde deu continuidade à excelente atuação que já construía. Analuyza, Marzia, Mileninha e Gauto foram as outras jogadoras chamadas por Maurício Salgado, e ajudaram o time a garantir importantíssima vitória em São Leopoldo.

Maduro, o Inter praticamente não sofreu com o chuveirinho paulista. Com justiça, as Gurias garantiram a quarta vitória consecutiva no Brasileirão. Agora, o foco é o Santos, adversário que visitaremos no próximo domingo (30/04), às 15h, na Vila Belmiro. Pra cima delas!

Fonte: Esportes

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Marcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte

Publicados

em

 

POR ALEX CAVALCANTE GONÇALVES
No dia 20 de novembro de 2025, data marcada nacionalmente pela valorização da cultura afro-brasileira, Alpinópolis e Cássia testemunharam um momento histórico para a capoeira no Sul de Minas: Marcos Roberto Bueno Vilela, filho de Cássia e morador de Alpinópolis desde 2015, foi oficialmente reconhecido como Mestre de Capoeira por seu mestre de origem, Mestre Serginho, e pela comunidade cassiense.

Nascido em 1984, Marcos iniciou sua jornada na capoeira aos 13 anos, em Cássia, sob a orientação de Mestre Serginho. Desde então, trilhou um caminho de disciplina, respeito, resistência cultural e dedicação absoluta à arte que carrega até hoje como missão de vida.

Ao mudar-se para Alpinópolis, em 2015, começou a ministrar aulas na garagem de sua própria casa — um espaço simples, mas que se tornou o berço de dezenas de novos capoeiristas. Com o tempo, seu trabalho cresceu, ganhou apoio da comunidade e evoluiu para aulas em academias da cidade. Atualmente, Marcos mantém um projeto social voluntário na quadra da APE, onde treina diversos alunos de todas as idades, oferecendo inclusão, educação e cultura através da capoeira.

Leia Também:  Palmeiras vence Portuguesa e assume liderança geral do Paulistão

Sua dedicação levou alunos a participarem de batizados, apresentações e campeonatos em toda a região, trazendo para Alpinópolis troféus e medalhas de primeiro lugar, prova do resultado transformador de um trabalho feito com amor e propósito.

A celebração de seu reconhecimento reuniu grandes nomes da capoeira do Sul de Minas e regiões próximas, como Mestre Beto (Franca), Mestre Elias (Patrocínio Paulista), Mestre Kam (Itaú de Minas), Professor Domenico (Carmo do Rio Claro), Contramestre Borracha (Franca), Contramestre Luiz (Itaú de Minas), entre vários outros mestres, professores e contramestres que prestigiaram a homenagem.

Mas a trajetória de Marcos ganha um novo capítulo: no dia 6 de dezembro de 2025, ele será oficialmente apresentado ao Grupo de Capoeira Nosso Senhor do Bonfim, fundado pelo Grão-Mestre Reginaldo Santana, durante evento em Passos. O encontro contará ainda com a presença especial de Mestre Luizinho, filho do lendário Mestre Bimba, criador da capoeira regional — um dos maiores nomes da história da capoeira no Brasil.

Em suas palavras, Marcos resumiu a emoção desta conquista:

Leia Também:  Atlético Mineiro derrota o Athletico Paranaense no Brasileirão

“Só tenho a agradecer a todos que contribuíram de alguma forma para que, depois de 28 anos de dedicação à arte da capoeira, eu concluísse mais uma etapa na minha vida. Obrigado à minha cidade natal, Cássia, e à cidade que me acolheu, Alpinópolis. Essa conquista é de todos vocês também.”

A trajetória de Marcos segue como exemplo vivo de que a capoeira transforma, educa, une e faz florescer talentos. Seu reconhecimento como Mestre coroa quase três décadas de compromisso com a preservação dessa herança cultural brasileira — e abre portas para muitos outros jovens que, através dele, encontram na capoeira um caminho de disciplina, identidade e esperança.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA