Pesquisar
Close this search box.

Informação

LUZES ANDANDO NO CÉU DE ALPINÓPOLIS

Published

on

Nas últimas semanas, na cidade de Alpinópolis e região muitas pessoas relataram nas redes sociais terem visto algumas luzes andando no céu, vários se perguntaram o que poderia ser e cogitaram que poderia ser OVNI’s, extraterrestre e alguns religiosos chegaram a pensar que poderia ser até o fim do mundo, mas a verdade é que se trata dos satélites Starlink (podendo ser chamado também de trenzinho espacial), um projeto de telecomunicações do bilionário Elon Musk.

O que seria esses satélites?

O projeto está lançando frequentemente lotes de 60 satélites, totalizando 420 satélites já lançados.
Os satélites quando enviados, ficam alinhados na órbita da terra por um período, depois de algum tempo cada um dos satélites tomam rumos distintos. O principal objetivo é fornecer internet banda larga de alta velocidade e baixa latência para todo o planeta, incluindo áreas que não possui nenhum tipo de conexão.

Contudo, o fato de serem visíveis a olho nu causou bastante discussão no meio cientifico, pois, a empresa está com o plano de lançar 42.000 satélites e isso causará uma “poluição” no céu devido a sua reflexividade que fará com que impossibilite as observações astronômicas. Por isso, a partir de julho a empresa testará novas medidas para resolver o tal problema.

Leia Também:  VOCÊ SABE COMO TRABALHA A CÂMARA MUNICIPAL DOS VERADORES?

É possível observar os satélites quase todas as noites. Diante disso, a Starlink lançou um aplicativo que você pode acompanhar as datas e horários que os satélites estarão visíveis em sua região!

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Informação

Retrospectiva 2021: entenda o que aconteceu neste ano tão imprevisível

Published

on


O ano está acabando, mas ainda há tempo para fazer uma retrospectiva dos maiores acontecimentos de 2021, a começar pelo início da vacinação brasileira contra a covid-19 em Janeiro, possibilitando a volta a atividades que foram interrompidas por conta da pandemia. Neste mesmo mês, ocorreu também a invasão do Capitólio em Washington por apoiadores do ex-presidente americano Donald Trump, para forçar os parlamentares a não declararem a vitória do democrata Joe Biden, episódio que foi reprimido e considerado uma ameaça direta à democracia.
Em fevereiro, ocorreu a crise de oxigênio de Manaus, que resultou em uma sobrecarga de transferências hospitalares para regiões próximas e desencadeou a morte de milhares de pacientes, visto que o estado não possuía oxigênio para tratar os casos graves da doença – situação encaminhada ao Governo Federal com antecedência segundo o governador Wilson Lima . Durante tal situação, vários artistas se solidarizaram para doar os cilindros que os hospitais estavam precisando, além de providenciarem várias outras doações de materiais hospitalares na tentativa de sancionar o problema.
No mês seguinte, a notícia de que um navio cargueiro bloqueou o Canal de Suez, local onde passam os maiores navios cargueiros do mundo, fez com que o comércio mundial fosse bastante afetado ao provocar um engarrafamento de mais de 429 navios. Tal problema foi resolvido, mas deixou um prejuízo de aproximadamente 14 milhões de dólares e vários prejuízos -tanto para empresas quanto para a administração do canal.
Já em Maio, outra grande situação chamou a atenção mundial: os intensos conflitos da Faixa de Gaza pelo lado Israelense durante o mês sagrado muçulmano do Ramadâ e a resposta aos ataques pelo grupo palestino. Houve bombardeio de mísseis de ambos os lados, resultando em mais de 200 mortos e, após 11 dias, um cessar-fogo foi feito com mediação egípcia para que ambos possam manter-se estáveis. Nesse mesmo mês, o Brasil sofreu uma perda irreparável: a morte do humorista Paulo Gustavo, que estava internado por complicações com a covid.
Em Junho, um grande esquema foi montado em Goiás para a captura de um assassino em série, que estava aterrorizando moradores da região. Ele acabou sendo morto pelos policiais após 20 dias de intensas perseguições. Ainda neste mês, ocorreram protestos contra o atual governo em resposta às mais de 500 mil mortes pela covid-19 e pela defesa da vacinação.
No mês seguinte, o mundo parou o seu olhar para Tóquio, local onde estavam ocorrendo as Olimpíadas de 2020 e que encantou o mundo com o talento e brilho dos atletas. O Brasil alcançou seu maior desempenho da história na competição, acumulando 21 medalhas no total e ficando em 12° lugar na competição, tendo um desempenho espetacular também nas paralimpíadas, que aconteceram em Agosto, fazendo o Brasil atingir outra histórica marca: 22 medalhas no total, acabando em 7° lugar no geral e igualando a sua marca de Londres, em 2012. Vale ressaltar que o maior evento esportivo do mundo não aconteceu em 2020 pelo o fato da pandemia, sendo assim, adiado para 2021.
Em Setembro, o grupo extremista Talibã voltou ao poder no Afeganistão após a saída das tropas americanas da região e a Assembleia das Nações Unidas foi iniciada para debater vários assuntos presentes no mundo atual. Uma pauta que chamou bastante atenção foi a retirada das usinas de carvão do exterior por parte da China e a preocupação de vários países com a questão ambiental, assunto debatido com maior impacto na COP 26 em Novembro, sendo esta, a maior conferência climática do mundo. Neste mês, ainda ocorreu uma das maiores perdas para a música brasileira: a morte em uma queda de avião da cantora sertaneja, Marília Mendonça.
Por fim, dezembro chegou trazendo fortes chuvas na região Nordeste, atingindo mais fortemente a região da Bahia, provocando diversas enchentes que causaram a destruição de casas e a morte de mais de 18 pessoas. Outra pauta do mês foi a vacinação de crianças entre 5 a 11 anos, onde após várias discussões, começará em janeiro. 2021 foi um ano diferente, onde ocorreram tragédias e conquistas. Que 2022 venha para trazer paz, esperança e auxílio a quem necessita.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vacinação de idosos em Passos tem início nesta sexta-feira
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA