Minas Gerais
Ação inédita mobiliza estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral em São Sebastião do Paraíso

Incentivar adolescentes a dialogarem sobre o que o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) tem de melhor. Este foi o objetivo do 1º Encontro de Estudantes – Gênios do EMTI, que mobilizou cerca de 700 alunos da modalidade em um dia inteiro de atividades.
A programação contou com apresentações culturais de música e dança, campeonato esportivo e ações pedagógicas de sucesso desenvolvidas nas nove escolas que oferecem a modalidade, ligadas à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste mineiro.
“Essa foi uma iniciativa da regional de ensino como forma de promover a integração entre as escolas que oferecem este modelo, além de aumentar o vínculo do estudante com a escola”, pontua a superintendente Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso, Maísa Barreto.
Diversas autoridades locais estiveram presentes, além de representantes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da SRE de São Sebastião do Paraíso. A Universidade Federal de Lavras (Ufla), que tem campus na cidade, também esteve presente e orientou sobre os cursos oferecidos na instituição.
“É importante essa troca de experiências, principalmente pensando nas novas escolas que estarão na expansão que teremos no ano que vem. Trocar conhecimento e expandir os vínculos”, ressaltou Maísa.
Mais investimentos
Como parte da ampliação mencionada pela superintendente estão, por exemplo, ainda para este ano, reformas de grandes proporções na 9ª etapa do Programa Mãos à Obra, com o intuito de melhorar a infraestrutura dos prédios escolares que disponibilizam o EMTI.
A lista vai contemplar planilhas de obras emergenciais e obras de reforma e ampliação com previsão de atender 349 escolas, em 218 municípios, totalizando um investimento de cerca de R$ 220 milhões.
Para 2024, o Governo de Minas, por meio da SEE/MG, prevê ainda uma robusta expansão da oferta de educação profissional nas escolas que oferecem a modalidade, viabilizando aos estudantes a oportunidade de concluir o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo.
A carga horária semanal da jornada escolar dos estudantes do EMTI totaliza 45 horas, e contempla a Formação Geral Básica (Base Nacional Comum Curricular e Currículo Referência de Minas Gerais), os Itinerários Formativos que possibilitam aos estudantes cursarem componentes curriculares de aprofundamentos nas áreas de conhecimento, como a introdução ao mundo do trabalho, construção de seu Projeto de Vida, desenvolvimento do pensamento/método científico, além de atividades integradoras de enriquecimento curricular e/ou componentes curriculares de formação técnica e profissional.
Vale lembrar que, desde 2019, o Governo de Minas também já investiu cerca de R$ 47 milhões em compras de mobiliário e equipamentos, além de material de consumo para as escolas que oferecem esta modalidade de ensino.
Para saber mais sobre o Ensino Médio em Tempo Integral acesse este link.
EMTI em Minas
O Governo do Estado tem se dedicado, nos últimos cinco anos, ao propósito de ampliar a disponibilidade de vagas para o tempo integral e, também, profissional. Esta é uma das iniciativas previstas no Plano Nacional da Educação (Lei 13.005/2014), que visa à melhoria do ensino médio e ampliação do acesso e permanência de adolescentes nesta etapa da educação básica.
Atualmente, das 2.456 escolas da rede estadual mineira com ensino médio, 719 são de tempo integral e oferecem 100 mil vagas em mais de 400 municípios. Destas, 304 escolas oferecem o Ensino Médio Integral Profissional.
“Fizemos uma revisão no modelo de atendimento, nas matrizes curriculares, da proposta pedagógica para os jovens, de maneira a ser mais significativa e garantir a formação integral do estudante. Além de trabalhar ações que facilitem a vida desses jovens para o estudo, para a sua organização e uma reflexão sobre o seu projeto de vida, o que eles pretendem e com maiores possibilidades de formação e inserção ao mercado de trabalho. Esse movimento é muito importante para os estudantes, pensando numa perspectiva de formação integral”, ressalta a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante.

SEE / DIvulgação
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES5 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES5 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásMinas Gerais se destaca no Prêmio ATeG 2025
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásCaravana da AMM chega a Machado nesta terça (25)
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásMais de 4 mil casos de dengue em JF



