Minas Gerais
Alô, Minas! beneficia mais de 100 mil mineiros com cobertura de telefonia móvel e internet
O programa Alô, Minas!, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), já instalou 140 antenas de telefonia móvel e de sinal 4G em distritos e localidades de Minas Gerais que ainda não contavam com cobertura. Com as instalações, uma população de mais de 100 mil pessoas já foi beneficiada.
As antenas foram instaladas pelo Governo de Minas junto às operadoras de telefonia Algar, Claro, Tim e Vivo. Até junho deste ano, serão mais de 150 antenas ativadas, beneficiando mais de 110 mil mineiros.
“Essas pessoas, que antes tinham um acesso muito difícil à tecnologia, terão oportunidades de desenvolvimento pessoal, aprendizado e, também, de emprego e qualificação de renda, entre outros benefícios”, ressaltou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.
O Povoado São Domingos, localizado no município de Ubá, na Zona da Mata, carrega na memória a história de ex-colônia de pacientes diagnosticados com hanseníase, símbolo de um passado de exclusão social.
“Até agora, não existia acesso a telefonia celular aqui, perpetuando nesta comunidade uma forma de isolamento. Graças ao Alô, Minas!, esse avanço se tornou possível, marcando um passo significativo em direção ao fim da exclusão social”, destacou o diretor da Casa de Saúde Padre Damião, Adelton Barbosa.
Outro morador que comemorou a instalação da antena foi José Nascimento da Silva, que vive há 56 anos no povoado. “Eu agradeço muito o governador de Minas, a equipe do programa Alô, Minas! e todos que contribuíram para a instalação desta antena. Até então não tínhamos nenhum tipo de comunicação por telefonia celular. Isso facilitou muito a nossa colônia e os povoados”.
Alô, Minas!
O Alô, Minas! foi lançado pela Seplag-MG em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. Os municípios contemplados no programa têm responsabilidades, como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.
As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados. Também em 2022, o programa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país, na localidade de Parque das Árvores, em Nova Ponte, no Triângulo Mineiro.
Alô, Minas – Fase II
Em fevereiro deste ano, o Governo de Minas divulgou a lista com 68 novos distritos e localidades de Minas Gerais que serão contemplados na Fase II do programa, que teve o edital de chamamento público para as prefeituras mineiras publicado no dia 19/12/2023. Uma seleção pública junto às operadoras de telefonia móvel será realizada e, após essa etapa, as operadoras irão implantar as antenas nas localidades selecionadas.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.