Minas Gerais

Ambiente empreendedor favorável atrai empresa para Minas Gerais

Publicados

em


A empresa Crown, especializada na fabricação e na importação de canetas executivas, consideradas de luxo, escolheu Minas Gerais para instalação de seu novo centro de distribuição e e-commerce. A unidade será instalada em um condomínio logístico, em Extrema, no Sul do estado, onde irá funcionar com operação terceirizada.

Segundo o CEO da Crown, Luciano Neumann, Minas Gerais oferece um ambiente empreendedor favorável.  “Como a base de clientes da empresa atualmente é composta por empresas e executivos, torna-se importante estar mais próximo dos maiores centros econômicos para oferecer uma operação mais fácil e ágil de distribuição dos produtos. Manteremos a fabricação de parte dos produtos em Manaus, mas centralizaremos a distribuição e o e-commerce a partir de Minas Gerais”, acrescenta Neumann.  

A expectativa é que a transferência, que deve ser finalizada ainda neste semestre, impacte na criação de 15 e 20 empregos diretos na cidade. Requisitos, como competitividade e agilidade no atendimento ao mercado, reforçam a posição de Minas Gerais como o principal centro logístico do país.  

Polo logístico

Para o diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas, Adriano Carvalho, o movimento de chegada das grandes marcas ao município ainda não terminou. “Hoje, há importantes investimentos acontecendo em todo eixo Fernão Dias. Itapeva, Camanducaia, Cambuí e Estiva entraram no radar e estão se tornando destino para as empresas”, afirma.

Leia Também:  Governo do Estado entrega 30 títulos de terras em Bonfinópolis de Minas

De acordo com a analista de Promoção de Investimento da Invest Minas, Larissa Batista, Minas Gerais vem se destacando como um polo logístico e o Governo de Minas, por meio da Invest Minas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), está atraindo centros de distribuição dos mais diversos segmentos, como o caso da Crown.

“A operação completa da empresa em relação à distribuição e ao e-commerce será concentrada em Minas Gerais, isso porque o estado possui modais de transporte terrestre bem desenvolvidos e com grande capilaridade, além de fácil acesso aos principais centros consumidores. Adicionam-se a isso os benefícios fiscais que são um grande atrativo para as empresas desse segmento”, completa Larissa, que trabalhou diretamente no projeto de atração. 

Desburocratização para importação 

Além da posição geográfica estratégica, outro ponto importante para a empresa Crown optar pela instalação em Minas foi a legislação mais favorável à atividade, com menos entraves burocráticos para importação de insumos. Vale destacar que o Governo de Minas Gerais dispõe de incentivos fiscais para importação de produtos, o que incentiva as operações por meio da instalação de portos secos no estado.  

“Temos facilidade em vários pontos de Minas Gerais para o desembaraço de mercadorias vindas diretamente dos portos, o que é muito importante para nós. Além disso, atualmente, existe mais clareza e segurança jurídica para termos acesso a benefícios fiscais e tributários”, reitera o CEO da Crow.   

Leia Também:  Minas amplia e estrutura rede de atenção à saúde dos pacientes queimados

A empresa brasileira possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus, no entanto, o novo momento de vendas no varejo, principalmente com o avanço do comércio pela internet, exigiu que a empresa estivesse mais próxima dos grandes centros, como São Paulo e Belo Horizonte.  

Mercado de trabalho em MG

Além da chegada das grandes marcas em Minas Gerais, destaque também para o crescimento do mercado de trabalho no estado, que ficou na segunda colocação nacional, em 2021, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, O saldo foi positivo de 305.182 postos de trabalho.

Em Minas Gerais, todos os setores registraram desempenho positivo, liderado por serviços (124.079), comércio (68.846), indústria (65.587), construção civil (31.804) e agropecuária (14.866), segundo o Caged. O município de Extrema mais uma vez liderou a geração de empregos no Sul de Minas com 5.096 vagas criadas em 2021, 39% a mais do que o registrado em 2020, quando a cidade criou 3.647 vagas.  

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Governo de Minas lança nova rodada de programa de aceleração de startups

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Pagamento do 13º dos servidores estaduais injetará R$ 3,4 bilhões na economia mineira

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA