Minas Gerais
Arsae-MG expande atuação e destaca resultados

Os números falam por si: o Balanço de Gestão da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) referente aos anos de 2020, 2021 e 2022 traz dados que evidenciam o quanto a agência expandiu a atuação.
“Entre 2020 e 2022, a atual gestão implementou uma série de medidas que trazem resultados hoje”, comemora o chefe de gabinete da Arsae-MG, Gustavo Medeiros.
O balanço detalha, entre medidas e resultados, que a ouvidoria da agência realizou, nos últimos três anos, mais atendimentos que no período de 2009 a 2019. No caso dos repasses de recursos para os Fundos Municipais de Saneamento, a Arsae-MG conseguiu habilitar 298 municípios que passaram a receber quase R$170 milhões para investimentos em saneamento básico.
Após intenso trabalho de fiscalização econômica, a Arsae-MG determinou, de 2020 até 2022, a devolução de mais de R$ 500 milhões para cerca de 1 milhão de usuários em todo o estado.
Outro ponto destacado pelo chefe de gabinete foi a quantidade de fiscalizações operacionais e a abrangência da tarifa social.
“Mais que dobramos o número de fiscalizações operacionais realizadas por ano e garantimos uma conta de água e esgoto condizente com a capacidade de pagamentos dos mais necessitados, por meio da tarifa social”, destaca Medeiros. Isso representa cerca de 1,2 milhão famílias beneficiadas.
O Balanço de Gestão apresenta todos os dados e pode ser conferido no site da agência.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral2 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
Geral6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado