Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

BDMG treina técnicos das prefeituras sobre financiamentos a projetos via plataforma digital

Publicados

em

Mais de 250 gestores de convênios das prefeituras mineiras foram treinados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para o uso eficiente da plataforma digital de controle orçamentário das obras do banco. Divididos em três módulos, os encontros foram realizados nos dias 24, 26 e 31/10, e abordaram os principais processos para que os técnicos dos municípios possam pleitear os financiamentos do BDMG.

O presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, ressaltou a importância da assessoria técnica gratuita aos municípios que é realizada pelo banco. “Esse apoio, essa ajuda aos municípios é um diferencial do BDMG e contribui com todo o processo. Do ponto de vista das prefeituras, quando as equipes são treinadas e adquirem conhecimento, aumentam as chances de análise sem pedidos de informações adicionais. Para o BDMG, isso contribui para agilizar o processo de contratação do crédito e alcançarmos a nossa meta, que é atender cada vez mais um número maior de municípios.”

Bomfim explicou que “a expectativa é de incremento no envio de projetos, principalmente, por estarmos no pico de contratação de financiamentos no Edital de Municípios 2022.

Leia Também:  Defensoria Pública de Minas abre inscrições para o primeiro Mutirão das Famílias no estado

Ainda durante as reuniões, os participantes conheceram as linhas permanentes de financiamento aos municípios, processo que pode ser feito durante todo o ano e que contempla pavimentação, eficiência energética, saneamento, reforma e construção de postos de saúde, creches e escolas, reurbanização e aquisição de máquinas. “Além de disponibilizarmos cinco linhas para os municípios, o BDMG retirou o limite máximo de financiamento, que agora dependerá da capacidade de pagamento de cada prefeitura. Com isso, ampliamos as opções dos municípios mineiros para investimento em infraestrutura”, disse o superintendente de Municípios do BDMG, Daniel Lage.

Para Laila Barreto de Assis, assessora de Planejamento de Convênios e Projetos, da cidade de Papagaios, na região Central do estado, o treinamento foi importante para que a equipe do município pudesse conhecer e aprofundar o conhecimento para preenchimento das planilhas e posterior apresentação do projeto a ser financiado, por meio da linha BDMG Cidades Sustentáveis.

“O treinamento é dinâmico para qualquer linha de financiamento. A linguagem dos instrutores é de fácil compreensão e, o mais importante, é que eles apresentam o passo a passo para elaboração das planilhas. Enfim, para os municípios que estão com dificuldade no preenchimento da documentação a ser apresentada para pleitear o recurso financiado, os treinamentos oferecidos pelo BDMG auxiliam muito a equipe do município”, afirma Laila Barreto.

Leia Também:  Em parceria, Estado vai regularizar mais de 500 imóveis localizados no terreno da Casa de Saúde Padre Damião

A opinião é compartilhada por Emerson Pereira, engenheiro eletricista e consultor para elaboração de projetos de efetivação e melhoria de iluminação pública para diversos municípios do Vale do Piranga, como Abre Campo, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, São Miguel do Anta e Dom Silvério, que participa pela segunda vez dos treinamentos.

“Apesar de ser uma ferramenta simples, a demonstração da utilização do sistema e das planilhas contribui para aproximar as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos à solução e a análise do banco. Todo o sistema propicia a organização das informações inerentes ao projeto e ainda possibilita o tratamento e exclusão de possíveis erros na hora do cálculo e preenchimento, contribuindo para organizar e desenvolver os projetos pleiteados pelas prefeituras”, conclui Emerson Pereira.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Defensoria Pública de Minas abre inscrições para o primeiro Mutirão das Famílias no estado

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA