Minas Gerais
BDMG treina técnicos das prefeituras sobre financiamentos a projetos via plataforma digital
Mais de 250 gestores de convênios das prefeituras mineiras foram treinados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para o uso eficiente da plataforma digital de controle orçamentário das obras do banco. Divididos em três módulos, os encontros foram realizados nos dias 24, 26 e 31/10, e abordaram os principais processos para que os técnicos dos municípios possam pleitear os financiamentos do BDMG.
O presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, ressaltou a importância da assessoria técnica gratuita aos municípios que é realizada pelo banco. “Esse apoio, essa ajuda aos municípios é um diferencial do BDMG e contribui com todo o processo. Do ponto de vista das prefeituras, quando as equipes são treinadas e adquirem conhecimento, aumentam as chances de análise sem pedidos de informações adicionais. Para o BDMG, isso contribui para agilizar o processo de contratação do crédito e alcançarmos a nossa meta, que é atender cada vez mais um número maior de municípios.”
Bomfim explicou que “a expectativa é de incremento no envio de projetos, principalmente, por estarmos no pico de contratação de financiamentos no Edital de Municípios 2022.
Ainda durante as reuniões, os participantes conheceram as linhas permanentes de financiamento aos municípios, processo que pode ser feito durante todo o ano e que contempla pavimentação, eficiência energética, saneamento, reforma e construção de postos de saúde, creches e escolas, reurbanização e aquisição de máquinas. “Além de disponibilizarmos cinco linhas para os municípios, o BDMG retirou o limite máximo de financiamento, que agora dependerá da capacidade de pagamento de cada prefeitura. Com isso, ampliamos as opções dos municípios mineiros para investimento em infraestrutura”, disse o superintendente de Municípios do BDMG, Daniel Lage.
Para Laila Barreto de Assis, assessora de Planejamento de Convênios e Projetos, da cidade de Papagaios, na região Central do estado, o treinamento foi importante para que a equipe do município pudesse conhecer e aprofundar o conhecimento para preenchimento das planilhas e posterior apresentação do projeto a ser financiado, por meio da linha BDMG Cidades Sustentáveis.
“O treinamento é dinâmico para qualquer linha de financiamento. A linguagem dos instrutores é de fácil compreensão e, o mais importante, é que eles apresentam o passo a passo para elaboração das planilhas. Enfim, para os municípios que estão com dificuldade no preenchimento da documentação a ser apresentada para pleitear o recurso financiado, os treinamentos oferecidos pelo BDMG auxiliam muito a equipe do município”, afirma Laila Barreto.
A opinião é compartilhada por Emerson Pereira, engenheiro eletricista e consultor para elaboração de projetos de efetivação e melhoria de iluminação pública para diversos municípios do Vale do Piranga, como Abre Campo, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, São Miguel do Anta e Dom Silvério, que participa pela segunda vez dos treinamentos.
“Apesar de ser uma ferramenta simples, a demonstração da utilização do sistema e das planilhas contribui para aproximar as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos à solução e a análise do banco. Todo o sistema propicia a organização das informações inerentes ao projeto e ainda possibilita o tratamento e exclusão de possíveis erros na hora do cálculo e preenchimento, contribuindo para organizar e desenvolver os projetos pleiteados pelas prefeituras”, conclui Emerson Pereira.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.