Minas Gerais
BDMG treina técnicos das prefeituras sobre financiamentos a projetos via plataforma digital

Mais de 250 gestores de convênios das prefeituras mineiras foram treinados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para o uso eficiente da plataforma digital de controle orçamentário das obras do banco. Divididos em três módulos, os encontros foram realizados nos dias 24, 26 e 31/10, e abordaram os principais processos para que os técnicos dos municípios possam pleitear os financiamentos do BDMG.
O presidente do BDMG, Marcelo Bomfim, ressaltou a importância da assessoria técnica gratuita aos municípios que é realizada pelo banco. “Esse apoio, essa ajuda aos municípios é um diferencial do BDMG e contribui com todo o processo. Do ponto de vista das prefeituras, quando as equipes são treinadas e adquirem conhecimento, aumentam as chances de análise sem pedidos de informações adicionais. Para o BDMG, isso contribui para agilizar o processo de contratação do crédito e alcançarmos a nossa meta, que é atender cada vez mais um número maior de municípios.”
Bomfim explicou que “a expectativa é de incremento no envio de projetos, principalmente, por estarmos no pico de contratação de financiamentos no Edital de Municípios 2022.
Ainda durante as reuniões, os participantes conheceram as linhas permanentes de financiamento aos municípios, processo que pode ser feito durante todo o ano e que contempla pavimentação, eficiência energética, saneamento, reforma e construção de postos de saúde, creches e escolas, reurbanização e aquisição de máquinas. “Além de disponibilizarmos cinco linhas para os municípios, o BDMG retirou o limite máximo de financiamento, que agora dependerá da capacidade de pagamento de cada prefeitura. Com isso, ampliamos as opções dos municípios mineiros para investimento em infraestrutura”, disse o superintendente de Municípios do BDMG, Daniel Lage.
Para Laila Barreto de Assis, assessora de Planejamento de Convênios e Projetos, da cidade de Papagaios, na região Central do estado, o treinamento foi importante para que a equipe do município pudesse conhecer e aprofundar o conhecimento para preenchimento das planilhas e posterior apresentação do projeto a ser financiado, por meio da linha BDMG Cidades Sustentáveis.
“O treinamento é dinâmico para qualquer linha de financiamento. A linguagem dos instrutores é de fácil compreensão e, o mais importante, é que eles apresentam o passo a passo para elaboração das planilhas. Enfim, para os municípios que estão com dificuldade no preenchimento da documentação a ser apresentada para pleitear o recurso financiado, os treinamentos oferecidos pelo BDMG auxiliam muito a equipe do município”, afirma Laila Barreto.
A opinião é compartilhada por Emerson Pereira, engenheiro eletricista e consultor para elaboração de projetos de efetivação e melhoria de iluminação pública para diversos municípios do Vale do Piranga, como Abre Campo, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, São Miguel do Anta e Dom Silvério, que participa pela segunda vez dos treinamentos.
“Apesar de ser uma ferramenta simples, a demonstração da utilização do sistema e das planilhas contribui para aproximar as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos à solução e a análise do banco. Todo o sistema propicia a organização das informações inerentes ao projeto e ainda possibilita o tratamento e exclusão de possíveis erros na hora do cálculo e preenchimento, contribuindo para organizar e desenvolver os projetos pleiteados pelas prefeituras”, conclui Emerson Pereira.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS