Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Blitz educativa sobre prevenção de acidentes chama atenção do público na Praça da Savassi

Publicados

em

Quem passou pela Praça da Savassi, em Belo Horizonte, na manhã desta quinta-feira, 18/5, pôde conferir mais uma das ações do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais. Uma blitz educativa realizada no local reuniu agentes das forças de segurança pública do Estado e da capital para um trabalho de conscientização da população sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha visa chamar a atenção sobre os impactos dos acidentes e estimular uma mudança de conduta de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Óculos simuladores de embriaguez e efeitos de drogas estavam disponíveis para uso, assim como um aparelho que reproduzia os impactos de um acidente. Houve exibição de vídeos educativos, simulação de resgates de trânsito e brincadeiras lúdicas. Ainda, apresentação de banda de música do Corpo de Bombeiros Militar e distribuição de panfletos com orientações e dicas de segurança.

A ação, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contou com a participação de profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, BHTrans, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), SEST/SENAT, Centec, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Observatório Nacional de Segurança Viária e Faculdade Ciências Médicas.

Leia Também:  Embrapa disponibiliza dados sobre avicultura e suinocultura no Brasil
Ana Cláudia Resende / Sejusp

Para o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Bernardo Naves, as ações do Movimento Maio Amarelo são importantes no processo de conscientização da população sobre a prevenção de acidentes e a conduta no trânsito. “Boa parte das mortes, lesões e acidentes são oriundas da imprudência e do mau comportamento das pessoas no trânsito. Esses fatos poderiam ser evitados com a educação e a conscientização da sociedade para um trânsito mais seguro”.

Vitor Hugo, um dos pedestres que circulava pelo local durante a ação, fez questão de ressaltar que gostou do que viu. “Fiquei impressionado com as motocicletas batidas e o simulador de impacto de acidente. A população precisa se conscientizar que bebida e direção não combinam. Muitas famílias perdem seus entes queridos pela imprudência no trânsito”, disse .

Maio Amarelo

Considerado um movimento mundial, o Maio Amarelo tem como finalidade conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio da Subsecretaria de Inteligência e Atuação Integrada, é responsável pela articulação e coordenação da Política Integrada de Segurança no Trânsito. A Sejusp e as demais forças de segurança atuam rotineiramente para colocar em pauta o tema acidentes de trânsito, além de chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito do Estado.

Leia Também:  Moraes determina oitiva de Anderson Torres sobre blitz nas eleições

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Metrô da Região Metropolitana de BH recebe licença ambiental de operação

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA